21 de maio de 2014

Adventure Sports Fair reúne 50 mil pessoas no Ibirapuera


Feira de esportes de aventura encerra 16ª edição com sucesso

A 16ª edição da Adventure Sports Fair reuniu cerca de 50 mil pessoas na Bienal do Ibirapuera, em São Paulo, neste final de semana. Entre quinta-feira (15/5) e domingo (18/5), 140 expositores mostraram ao público destinos preparados para a aventura, atividades, produtos e lançamentos em vestuário e equipamentos, carros customizados e muitas novidades. Além disso, inúmeros seminários e palestras sobre temas como sustentabilidade foram realizados.

“Nosso conteúdo foi o maior destaque”, conta Sérgio Bernardi, organizador da feira. Clínicas que ensinam os primeiros passos de qualquer aventura e até mesmo palestras de grandes aventureiros fizeram parte da programação. Alguns deles são Karina Oliani, a brasileira mais jovem a chegar no cume do Everest, Pedro Oliva, conhecido por desbravar o mundo de caiaque, e Max Fercondini, ator e apresentador de TV que está com um projeto de aventura para sobrevoar o Brasil inteiro, entre outros.

Além disso, a presença de associações em defesa do meio ambiente como ICMBio e SOS Mata Atlântica e de autoridades enriqueceram as discussões durante o FITS (Fórum Mundial de Ecoturismo e Turismo Sustentável). “Muitas dessas discussões nasceram dentro da Adventure Fair e são importantes para desenvolver nosso segmento”, comenta Bernardi. A Abeta (Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura) também organizou um debate com o tema “Parques pedem socorro”, pela preservação e boa gestão das unidades de conservação nacionais.

“Viemos pela primeira vez ao evento este ano. Aqui meus filhos praticaram muitas atividades e até já nos preparamos para ir a um destino”, contou Ana Paula Arbache, professora universitária e mãe de Fernando (14), Isabela (12) e Ana Maria (7). “Incrível o evento”, completou.

Opções para a prática de aventura o ano todo também foram  destaques. Países como Barbados, Bonaire, Seychelles e Noruega estavam entre os expositores. A Argentina foi o maior parceiro e aproveitou para divulgar a região de Cuyo. “Será o próximo destino de aventura de destaque no mundo”, apontou Jaime Rios, Diretor do Instituto de Promoção Turística da Argentina. “A Adventure Fair é um evento que temos que estar para promover nosso destino para o público”, completou Cristian Castex, Diretor da ATAP (Associação de Turismo de Aventura da Patagônia).

Destinos nacionais também marcaram presença. Estados como São Paulo e Maranhão e cidades como Fernando de Noronha e Foz do Iguaçu também aproveitaram o espaço para se promover. “Para nós é muito importante destacar Socorro como destino de turismo de aventura. Principalmente porque trabalhamos muito para mostrar que esse tipo de turismo é acessível a qualquer pessoa, idade e condição física”, apontou o prefeito André Bozola.

Até mesmo os expositores de modalidades ficaram satisfeitos com a feira, que registrou 30% de aumento no setor de esportes de prancha como skate, surfe e Stand Up Paddle, entre outros. “Organizamos clínicas de skate, convidamos profissionais do esporte e recebemos 700 crianças em mini aulas”, contou Cristiano Fernandes, empresário e dono da Brasil Skate Camp, primeiro acampamento de skate do país. “Esperamos que o nosso negócio cresça bastante depois desta nossa primeira participação na feira”, completou. “Recebemos muita gente e novas parcerias comerciais devem surgir”, concordou Allan Ribeiro, gerente de marketing da Gibbon Slacklines Brasil, que trouxe ao evento o campeão mundial do esporte, Carlos Neto.

Feita por e para aventureiros, a Adventure Sports Fair comemorou 16 edições em 2014. Mais informações no site www.adventurefair.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ultima Postagem

Abarth Fastback e o delicioso ronco esportivo do motor

Comemoramos os 75 anos da marca avaliando o modelo que tem motorização turbo com 185 cavalos de potência Texto: Sérgio Dias Fotos: Sérgio Di...