6 de maio de 2014

Canal Discovery estreia “Construindo os Estádios”


 Corrida contra o tempo, protestos populares e desafios de engenharia fazem parte dos registros exclusivos

A poucas semanas do início da Copa do Mundo, o Discovery exibe uma produção com imagens e depoimentos exclusivos sobre a construção de três das arenas que protagonizam o mundial na minissérie CONSTRUINDO OS ESTÁDIOS (BUILDING THE WORLD CUP).

Dividida em três episódios, a produção estreia no domingo, 18 de maio, às 19h e a cada semana coloca o telespectador dentro de uma obra emblemática: a reforma do Maracanã, no Rio de Janeiro; a construção da Arena Corinthians, em São Paulo; e o projeto ambicioso de erguer a Arena Amazônia em meio à selva brasileira.

Ao compilar relatos de engenheiros, arquitetos e funcionários envolvidos nos projetos, CONSTRUINDO OS ESTÁDIOS revela a perspectiva interna dos desafios e progressos ocorridos durante a corrida contra o relógio para entregar os gigantes a tempo.

"Temos orgulho de apresentar a nossos telespectadores uma visão detalhada sobre os audaciosos projetos assumidos pelo Brasil, entre eles a transformação de um estádio datado da década de 1950, o icônico Maracanã, e a construção de uma infraestrutura completa para a Arena Amazônia onde parecia impossível. O Discovery chegou às obras antes, esteve nelas desde o início, o que nos permitiu acompanhar de perto o desenvolvimento desses projetos desafiadores e fez da série um registro  cativante" afirma Michela Giorelli, vice-presidente de Produção e Desenvolvimento para Discovery Networks Latin America/ US Hispanic.

"A construção de estádios e infraestrutura para a próxima Copa do Mundo é um grande desafio. Tanto para o Discovery quanto para a Blink foi um privilégio ter acesso sem precedente às obras para captar a história de cada uma delas", afirma Dan Chambers, produtor executivo da Blink.

No Brasil, a inovação é parte da tradição arquitetônica e a paixão pelo futebol chega a pessoas de todas as idades e classes sociais. O país de Oscar Niemeyer é também o único cuja seleção de futebol participou de todos os mundiais e traz cinco estrelas no uniforme – receber o maior e mais importante evento do esporte tem um significado especial que diferencia os brasileiros dos outros anfitriões da Copa da Mundo. Entretanto, a menos de quarenta dias para o início dos jogos, permanece a dúvida:  o Brasil consegue superar os imprevistos que resultam do calendário apertado das obras, dos altos orçamentos, das condições meteorológicas e os protestos populares que eclodiram nas cidades-sede, para fazer desta a sua Copa do Mundo?

Abaixo, a descrição dos três episódios de CONSTRUINDO OS ESTÁDIOS.

EPISÓDIO 1: MARACANÃ
Estreia: domingo, 18 de maio, às 19h
O icônico estádio do Maracanã será a casa da final da Copa do Mundo de 2014. Na primeira oportunidade em que o Brasil foi sede do mundial, a seleção de 1950 foi derrotada pelo Uruguai nesse mesmo gramado. Desta vez, a pressão é para que o Brasil não só mantenha a taça em casa, mas que a vitória aconteça em um estádio de qualidade internacional, com arquitetura e tecnologia do século XXI que respeitem o legado de uma construção lendária. Seis décadas após a inauguração, o Maracanã estava deteriorado. Arquibancadas , cobertura, saídas de emergência e o próprio campo estavam obsoletos e não atendiam aos requisitos necessários para sediar o maior evento de futebol do mundo. A reforma começou em 2010, mas o cronograma e orçamento de 300 milhões de dólares foram pelos ares quando os engenheiros descobriram que a estrutura de aço que suporta o peso do teto do estádio estava totalmente oxidada e oferecia risco de desabamento. À medida que os dias passam o prazo para apresentação do estádio se aproxima e cresce o clamor dos protestos populares. Neste clima desfavorável persiste o desafio de salvar um dos mais famosos estádios do mundo.

EPISÓDIO 2: CORINTHIANS
Estreia: domingo, 25 de maio, às 19h
São Paulo, a maior cidade do hemisfério sul, é o centro de uma megalópole que abriga mais de 20 milhões de habitantes. Nela nasceu o futebol brasileiro e por isso foi a escolhida para a cerimônia de abertura e o primeiro jogo da Copa do Mundo 2014, em junho. Quando modernizar os estádios existentes mostrou-se uma alternativa inviável, surgiu a ideia de construir em parceria com o clube Corinthians uma nova arena com capacidade para receber 65 mil torcedores. Para realizar esta façanha colossal de engenharia orçada em 850 milhões de dólares e prometida como o  estádio mais tecnológico da próxima Copa do Mundo, a equipe envolvida na obra precisará lidar com desafios tão grandiosos quanto as cifras investidas.

EPISÓDIO 3: MANAUS
Estreia: domingo, 1o de junho, às 19h
Manaus é uma metrópole incomum: ela está no coração da floresta amazônica. Uma das doze cidades que sediarão a Copa do Mundo de 2014, Manaus não tinha um estádio adequado para um evento internacional deste porte. Este episódio revela o processo de construção da Arena Amazônia, um estádio com capacidade para quarenta e quatro mil torcedores e orçado em 210 milhões de dólares.

CONSTRUINDO OS ESTÁDIOS é um projeto de Michela Giorelli para Discovery Networks International executado pela produtora Blink. Sara Edelson, Rafael Rodriguez e Adriano Schmitt são os produtores executivos para Discovery Networks International.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ultima Postagem

Atendimento do médico-veterinário pode acontecer na conveniência do lar

Nova tendência faz com que o pet não sofra com o estresse de sair do seu lar Texto:  Sérgio Dias Fotos:  Pixabay Os pets vêm ganhando cada v...