7 de maio de 2014

Casa das Rosas promove mais uma Virada da Poesia


Shows, teatro, hip hop e dança flamenca além da Viradinha da Poesia

A Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura, instituição da Secretaria de Estado da Cultura, administrada pela POIESIS Instituto de Apoio à Cultura, à Língua e à Literatura com apoio do Shopping Pátio Paulista e do grupo SketchJams convidam para a Virada da Poesia 2014 que acontece nos dias 17 e 18 de maio, das 17h do sábado às 18h do domingo.

A Casa das Rosas participa da Virada Cultural com a Virada da Poesia. A programação que começará uma hora mais cedo contará com a participação de artistas como Ademir Assunção, Antonio Cicero, Carlos Careqa e Fausto Fawcett, além de uma programação infantil especialmente desenhada para o domingo.

Durante a Virada Cultural o Núcleo Educativo realizará mediações artísticas por meio de intervenções. O jardim, a poesia, a performance, objetos e instalações serão as ferramentas para um encontro entre o público e o espaço.

Confira a programação completa da Virada da Poesia:

Dia 17 de maio

17h – PALAVRÃO, MÚSICA INFANTIL PARA ADULTOS
com Carlos Careqa

O ator, cantor e compositor Carlos Careqa lança “um disco infantil para adultos que vai revirar as estruturas vigentes sobre fazer música para crianças adultas. Palavras, palavrinhas e palavrões!” que segundo Careqa, “temos que viver conforme o nosso tempo. Estamos no século XXI e ainda tratamos nossas crianças adultas como se estivéssemos no século XIX. As crianças adultas cresceram. Elas gostam de falar bobagem sem culpa, sem medo. A criança e o adulto na verdade são e serão sempre a mesma pessoa: um ser humano em eterna mudança!”

A PARTIR DAS 17H – INTERVENÇÕES COM SKETCHJAMS

O grupo SketchJams promoverá seções de desenho de observação realizados durante shows ao vivo. Nos eventos, os participantes retratam em seus sketchbooks suas visões pessoais dos músicos e do ambiente, com a técnica e os materiais de sua preferência. Muitas coisas bacanas surgem desses encontros, como desenvolvimento de linguagens pessoais (traço), troca de informações e formação de amizades. Tudo sob a inspiração do ambiente e do convívio com outros artistas. Para participar não é preciso "saber desenhar", basta vir com o material que quiser. 

19h – SHOW “VIRALATAS DE CÓRDOBA”
com Ademir Assunção, banda Fracasso da Raça e participação especial de Mário Bortolotto

Ademir Assunção apresenta o show “Viralatas de Córdoba”, com o repertório do seu segundo CD, agora com a banda Fracasso da Raça, formada por Marcelo Watanabe (vocais e guitarra), Caio Góes (baixo elétrico) e Caio Dohogne (bateria). 

21h – FAVELOST
com banda Leela e Fausto Fawcett

A trama de Favelost se passa num futuro em que São Paulo e Rio são uma única cidade, uma gigantesca “mancha urbana” em torno da Via Dutra. Fausto Fawcett (foto) trata de temas como o poder das grandes corporações, a sustentabilidade, o terrorismo e a religião. Neste espetáculo, conduzido musicalmente pelo casal Bianca Jhordão e Rodrigo Brandão, do Leela, os textos de Favelost são costurados por bases eletrônicas com interferências das guitarras e sintetizadores em 40 minutos. 

Depois da apresentação de Favelost, o Leela segue com o show de seu terceiro álbum, Música Todo Dia, que também incluiawcett volta ao palco para apresentar parcerias como “Último Jantar” e “Cidade Sitiada”, gravadas pelo Leela, e os mega-hits “Kátia Flávia” e “Rio 40 graus”.

Fausto Fawcett é escritor e compositor formado em Jornalismo pela PUC do Rio de Janeiro. Escreveu quatro livros: Santa Clara Poltergeist (Editora Eco, 1990), Básico Instinto (Relume Dumará, 1992), Copacabana Lua Cheia (Dantes, 2001) e Favelost (Martins Fontes, 2012).

O Leela, formado pelo casal Bianca Jhordão e Rodrigo Brandão, vem desde o ano 2000 percorrendo a cena rock brasileira com seu estilo indie-rock irreverente e sexy, que lhe rendeu prêmios no VMB da MTV, indicações ao Grammy Latino e ao Prêmio Multishow e turnês pelo Brasil. Lançou três álbuns: Leela (EMI, 2004), Pequenas Caixas (Universal, 2007) e Música Todo Dia (Pisces, 2012).

Dia 18 de maio

0h – PALAVRAS ALADAS
com Arthur Nogueira e Antonio Cicero

De um lado, um dos maiores autores brasileiros. Do outro, um jovem cantor e compositor. Parceiros em várias canções, Antonio Cicero e Arthur Nogueira apresentam o espetáculo lítero-musical Palavras Aladas. Textos de Cicero surgem “relidos” segundo a abordagem musical de Arthur Nogueira. O cantor atravessa o sentido dos poemas com a leitura sonora particular que o tornou importante parceiro do poeta. Cicero, por sua vez, cria novos respiros no som de Nogueira a partir de leituras que ultrapassam o campo da poesia.

Arthur Nogueira é cantor, compositor e instrumentista. Em 2013 organizou o livro Encontros (Azougue Editorial), que reúne entrevistas concedidas pelo poeta e filósofo carioca Antonio Cicero a importantes jornalistas e intelectuais brasileiros.

Antonio Cicero é formado em Filosofia pelo University College da Universidade de Londres. Poeta e ensaísta tem influência sobre a produção cultural brasileira há mais de três décadas, nos campos da poesia, da filosofia e da canção popular.

2h – SARAU A PLENOS PULMÕES NA VIRADA
com Marco Pezão e companhia

Todo primeiro sábado do mês, Marco Pezão comanda o Sarau A Plenos Pulmões na Casa das Rosas. Ícone do movimento de saraus em São Paulo, Pezão é misto de poeta e agitador cultural. Dedicado aos amantes da poesia escrita e falada, o microfone estará aberto a todos na Virada da Poesia. Lembrando que as inscrições começam à meia-noite

4h – PEÇA A LUCIDEZ ALUCINA – POEMAS DE ORIDES FONTELA
Realização Cia. da Palavra, com a atriz Gisela Millás

Em cena, o encontro de duas artistas – a atriz e a poeta. Encontro que, com a palavra poética, traz para a cena ideias e emoções, com intensidade e potência, na atuação da atriz Gisela Millás. A peça trata da alma humana com intimidade, mas também com a aridez própria dos versos de Orides Fontela. Desse encontro nasce um espetáculo poético em que a atriz, solitária no caos das cenas e dos versos, traz a personalidade instigante da poeta – pouco lembrada e tão especial – Orides Fontela (1940-1998).
Atriz: Gisela Millás
Roteiro Poético e Dramaturgia: Gisela Millás e Helder Mariani
Trilha Sonora: Dagoberto Feliz
Encenação: Helder Mariani

Viradinha da Poesia

11h – CRIANÇAS NO HIP HOP
com Hip Hop Kids

O grupo Hip Hop Kids, de quatro jovens artistas da periferia de São Paulo vai cantar seus refrãos em conjunto, e cada um vai fazer seu próprio freestyle de improviso. Tudo isso enquanto dançam e fazem suas performances individuais.

Hip Hop Kids é MC Soffia, MC Ogizinho, MC Tumtum e MC Jamal. Eles começaram a mandar suas rimas depois de participarem da oficina de MCs no projeto Futuro do Hip Hop.

14h – INVENTAÇÃO
com Grupo Passarinho

Uma história construída de forma conjunta entre o público e os artistas. O improviso sendo levado ao pé da letra enquanto apenas um relógio marca a duração da história. O resto é brincadeira e inventação.

Grupo Passarinho é um projeto criado pelos artistas Fabio Freire, Ademir Emboava e João Gabriel Manetti com o desejo de levar o público a um caminho de descobertas onde o tema principal é a palavra, a poesia e todos os seus desdobramentos.

15h – CAVACO E SUA PULGA ADESTRADA
com Caravana Tapioca

Depois de cair de paraquedas no picadeiro, a pulga se prepara para realizar mais uma grande façanha: saltar de um canhão em direção à estratosfera! Ela conta com a ajuda do excêntrico Cavaco, e juntos demonstram uma série de habilidades musicais, mágicas e malabarísticas. Tudo temperado com muito humor e improviso, incentivando assim a participação ativa do público na construção do espetáculo.

Caravana Tapioca surgiu da união dos artistas Anderson Machado e Giulia Cooper. Já se apresentou em palcos e picadeiros de todo o Brasil, pesquisando o circo-teatro na rua como forma de democratização da arte.

16h – ESPETÁCULO DE FLAMENCO “LA LEYENDA DEL TEMPO”
com Cia. de Dança Ale Kalaf 

O poema “La Leyenda del tiempo”, de García Lorca, é o fio condutor deste espetáculo. Em formato de canção, ele levará o espectador por uma viagem intensa e cheia de sonhos através dos bailes marcantes e da música flamenca com o grupo Flamenco Ale Kalaf e as bailarinas convidadas Carol Zanforlin e Milene Muñoz. O cante será realizado por Elza Maya, na guitarra Davi Caldeira, na percussão Luciano Khatib e no clarinete Alexandre Ribeiro. Participação especial de Irene Atienza.

Serviço

Virada da Poesia – Virada Cultural
Dias 17 e 18 de maio das 17h do sábado às 18h do domingo

Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura
Avenida Paulista, 37 – próximo à Estação Brigadeiro do Metrô.
Horário de funcionamento: de terça-feira a sábado, das 10h às 22h;
Domingos e feriados, das 10h às 18h.
Convênio com o estacionamento Patropi: Alameda Santos, 74 (exceto domingos e feriados).
Tel.: (11) 3285-6986 / (11) 3288-9447.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ultima Postagem

Daniel realiza show especial “Daniel 40 Anos Celebra João Paulo & Daniel” na Vibra São Paulo

Apresentação contará com participação de Jéssica Reis, filha de João Paulo Texto: Redação Foto: Will Aleixo O cantor Daniel segue na estrada...