5 de maio de 2014

Cumuruxatiba se prepara para temporada das baleias em julho


Nas férias de inverno, a presença das jubarte completa o destino que por si só já encanta

Uma vila ao sul da Bahia, repleta de praias quase desertas, paisagens exuberantes e baleias como ilustres visitantes. Essa é Cumuruxatiba. Bem na temporada de férias de inverno, onde os turistas migram para o nordeste em busca do sol, ocorre o chamado Festival das Baleias possibilitando o avistamento das jubarte em terras brasileiras.

Essa é a época em que as baleias jubarte vão para as águas quentes do Sul da Bahia para reproduzir, procriar e amamentar. O avistamento torna-se passeio obrigatório para quem escolhe o destino e é feito de barco. Durante o trajeto, elas nadam rente à superfície e os machos costumam saltar de dentro do mar, dando piruetas e batendo as nadadeiras. Um verdadeiro espetáculo! O passeio possibilita aos turistas verem as gigantes nadadoras bem de pertinho e tirar belas fotos para guardar como recordação. É feito, geralmente, no período da manhã e as embarcações partem da praia da Vila.


Além disso, Cumuru é bastante indicada para quem está de férias e foge da agitação das grandes capitais – principalmente pela Copa. Diferente de quase todo o litoral do Brasil, as águas do distrito são ideais para o descanso com a família e amigos. Com tantas belezas naturais, há escolha para todos os gostos e tipos de turistas.

Cumuruxatiba tem ainda seu lado histórico, que guarda relação com todos os brasileiros. Foi na foz do Rio Cahy que, na tarde de 22 de abril de 1500, a esquadra portuguesa ancorou; na manhã do dia seguinte, o navegador Nicolau Coelho foi até a praia e fez o primeiro contato com os aborígenes nativos.

Quem visita o destino pode fazer um roteiro por entre as diversas praias ao redor da vila e conhecer as peculiaridades que cada uma apresenta. Uma das mais bonitas da região, a Barra do Cahy, fica a 18 km ao norte da vila e é uma enseada deserta, com ondas fracas e areia fina e escura, associando a água mais fria do rio com as mornas do mar.

Como chegar a Cumuru

Partindo de Salvador, os turistas podem pegar um voo até Porto Seguro e percorrer o caminho até Prado, de ônibus e depois pegar outro transporte até Cumuruxatiba, ou alugar um carro para chegar ao destino diretamente, pois a distância de Porto Seguro a Cumuruxatiba é de apenas 240 km. Outra opção é pegar voos da GOL, TAM e Azul, partindo de qualquer capital do Brasil até Porto Seguro, percorrendo o mesmo roteiro até Cumuruxatiba. De Vitória, São Paulo, Belo Horizonte e Salvador existem opções de ônibus direto para Prado, que fica a 35 quilômetros de do lugar.

O distrito oferece uma variada seleção de bons restaurantes que apresentam a culinária regional, alguns com influências internacionais que por lá se instalaram.

Serviço

Onde ficar:




Onde comer:


Restaurante Cores e Sabores

Batataria Pizzaria e Eventos Cumuruxatiba – (73)3573-1421

Onde ir:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ultima Postagem

Atendimento do médico-veterinário pode acontecer na conveniência do lar

Nova tendência faz com que o pet não sofra com o estresse de sair do seu lar Texto:  Sérgio Dias Fotos:  Pixabay Os pets vêm ganhando cada v...