13 de maio de 2014

Fundação Ema Klabin e Museu da Casa Brasileira comemoram a Semana Nacional de Museus


A atividade tem como objetivo discutir questões relativas à imigração na cidade de São Paulo

Para comemorar a Semana Nacional de Museus, evento promovido anualmente pelo Ibram – Instituto Brasileiro de Museus, a Fundação Ema Gordon Klabin e o Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria de Estado da Cultura,  programaram visitas educativas que vão de encontro ao tema desse ano da Semana – “Museus: as coleções criam conexões”. As visitas em parceria acontecem nos dias 15, 17 e 18 de maio às 14h, levando o público para conhecer as duas instituições.

A atividade tem como objetivo discutir questões relativas à imigração na cidade de São Paulo e aspectos históricos do bairro dos Jardins. Na visita, o público poderá conhecer as duas antigas casas paulistanas que se transformaram em instituições culturais. Serão abordados seus acervos, semelhanças e peculiaridades, assim como a trajetória dos proprietários originais dos imóveis que hoje abrigam a fundação e o museu. As vagas são limitadas e as inscrições, gratuitas, devem ser feitas pelo telefone (11) 3062 5245.

A visita começa às 14h na Fundação Ema Klabin, (Av. Europa, 43), depois o público caminha até o Museu da Casa Brasileira (Av. Brig. Faria Lima, 2705). Durante o percurso, mediado pelos educadores das instituições, os participantes conhecerão detalhes da história dos bairros Jardim Europa e Jardim Paulistano. No domingo (18), haverá  uma abordagem lúdica voltada às crianças e às famílias, na qual será oferecida aos visitantes a oportunidade de fazer uma viagem de descobertas entre os dois museus e de se caracterizar com adereços de época - como xales, boinas ou suspensórios -, em referência aos imigrantes que ajudaram a construir a história da cidade de São Paulo.

Sobre a Fundação Ema Gordon Klabin

Oficialmente registrada em 1978, a Fundação Cultural Ema Gordon Klabin é uma instituição sem fins lucrativos, declarada de utilidade pública federal, que tem por objetivos a promoção e divulgação de atividades de caráter cultural, artístico e científico, além da transformação da residência de Ema Gordon Klabin em museu aberto à visitação pública, que ocorreu em março de 2007. A casa abriga um valioso acervo de 1545 obras, entre pinturas do russo Marc Chagall e do holandês Frans Post, dos modernistas brasileiros Tarsila do Amaral, Di Cavalcanti, Portinari e Lasar Segal; talhas do mineiro Mestre Valentim, mobiliário de época, peças arqueológicas e decorativas.

Sobre o Museu da Casa Brasileira

O Museu da Casa Brasileira se dedica às questões da cultura material da casa brasileira. É o único do país especializado em design e arquitetura, tendo se tornado uma referência nacional e internacional nesses temas. Dentre suas inúmeras iniciativas, destaca-se o Prêmio Design Museu da Casa Brasileira, realizado desde 1986, e o projeto Casas do Brasil, que promove um inventário sobre as diferentes tipologias de morar no país.

Serviço

Visitas em Parceria  Fundação Ema Klabin e MCB

15, 17 e 18 de maio às 14h – Gratuito

Inscrições gratuitas – Fundação Ema Klabin: (11) 3062 5245.


Locais:

Fundação Ema Klabin

Rua Portugal, 43 - Jardim Europa - São Paulo

Fone: 11 3062-5245    


Museu da Casa Brasileira

Av. Faria Lima, 2.705 – Jd. Paulistano

Tel.: (11) 3032-3727

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ultima Postagem

Abarth Fastback e o delicioso ronco esportivo do motor

Comemoramos os 75 anos da marca avaliando o modelo que tem motorização turbo com 185 cavalos de potência Texto: Sérgio Dias Fotos: Sérgio Di...