11 de junho de 2015

Museu da Casa Brasileira chega de bike para a Virada Cultural 2015


Criada para refletir o espírito tipicamente paulistano de uma cidade que "nunca para", a Virada Cultural é um evento com duração de 24 horas promovido pela Prefeitura de São Paulo, que oferece atrações culturais para pessoas de todas as faixas etárias, classes sociais, gostos e tribos. Desde a sua primeira edição, em 2005, o Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, participa do evento e para 2015 realiza, entre os dias 20 e 21 de junho, além das exposições em cartaz, uma série de atrações especiais para toda a família. O tema da programação do MCB deste ano é a bicicleta como agente transformador da mobilidade urbana e as novas apropriações do espaço público.

No sábado das 10h às 23h e no domingo das 10h às 18h, o público terá acesso gratuito às atividades do Museu. No jardim, novas propostas de uso da bicicleta serão apresentadas com a instalação Praças (Im)possíveis, do Estúdio Bijari - que irá disponibilizar um exemplar das bicicletas adaptadas e articuláveis entre si que oferecem bancos, vegetação e sombra aos visitantes - e BiblioCirco, que além de receber doação de livros infantis durante todo o evento, oferecerá a dramatização  "Palhaços e palavras"para crianças. Haverá ainda uma unidade da Bicicloteca estacionada no museu, projeto de biblioteca sobre rodas que empresta e recebe doações de livros. Durante todo o final de semana da Virada será realizada arrecadação de livros para Bicicloteca/Bibliocirco.

As exposições em cartaz também poderão ser visitadas durante todo o evento. Uma delas, em especial, discute a questão da bicicleta como agente de transformação urbana: Pedalá&Cá, que apresenta a experiência holandesa do uso desse transporte por meio de um painel com textos, fotos e vídeos. Já a mostra Casas - morada das almas revela fórmulas tradicionais de edificação, suas variações e adaptações. No desenvolvimento deste projeto, a fotógrafa Zaida Siqueira percorreu 20 estados brasileiros registrando a sabedoria do homem ao lidar com a natureza para edificar sua casa, manuseando a terra, as pedras e a madeira. O movimento cooperativista no Uruguai é destaque na exposição Cooperativas habitacionais no Uruguai - meio século de experiências, que apresenta vinte obras produzidas na cidade de Montevidéu durante 50 anos. Além destas, estarão acessíveis também as mostras de longa duração Coleção MCB, com móveis e uten sílios representativos da casa brasileira do século 17 ao 21, e A Casa e a Cidade - Coleção Crespi-Prado, que retrata um importante capítulo do desenvolvimento paulistano entre o final do século 19 e meados do século 20 a partir do cotidiano e da trajetória dos moradores originais da casa que hoje abriga o MCB: o casal Fábio Prado e Renata Crespi.

No sábado, o Educativo MCB oferece oficina de música e dança em parceria com o dançarino Pedro Penuela. Às 10h30, acontece uma aula de contato improvisação, uma das principais vertentes da chamada "dança pós-moderna". Já às 14h30, haverá uma JAM Session (improvisação musical) que alimentará os movimentos dos dançarinos e sua interação com o público, com exercícios de integração corpo-mente. A participação é gratuita e dispensa inscrição.

No mesmo dia, às 17h30, haverá o debate São Paulo, espaços públicos possíveis e impossíveis, no qual os especialistas Guil Blanche, Lincoln Paiva e Renata Falzoni discutirão temas como cicloativismo, meio ambiente urbano e apropriações coletivas da cidade. Dialogando com o debate, às 19h será exibido o documentário Bikes vs Cars, do cineasta sueco Fredrik Gertten, que promove uma reflexão sobre os rumos da mobilidade urbana no mundo. A noite será encerrada com o DJ Marcos Felinto.

No domingo, o destaque vai para a apresentação da Orquestra de Câmara Vivace dentro do projeto Música no MCB. Formada por 26 músicos e musicistas de cordas que ingressaram ou se formaram em instituições superiores ou técnicas de ensino de música na cidade de São Paulo, a Orquestra apresenta, a partir das 11h, um repertório composto por músicas eruditas brasileiras que denotam os ritmos, estilos e a cultura do país.

SERVIÇO

Virada Cultural 2015 no MCB
Data: 20 e 21 de junho
Horários: sábado das 10h às 23h e domingo das 10h às 18h 
Entrada Gratuita
Local: Museu da Casa Brasileira - (11) 3032-3727
End: Av. Brigadeiro Faria Lima, 2705 - Jardim Paulistano/ SP.
Site: www.mcb.org.br  

VISITAÇÃO

De terça a domingo, das 10h às 18h
Ingressos: R$ 6 e R$ 3 (meia-entrada) | Crianças até 10 anos e maiores de 60 anos são isentos
Gratuito aos sábados, domingos, feriados e aberturas noturnas
Acesso a pessoas com deficiência | Bicicletário com 40 vagas
Estacionamento pago no local
Visitas orientadas: (11) 3026.3913 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ultima Postagem

Organização confirma a nona edição do Encontro Brasileiro de Autos Antigos de Águas de Lindóia

Maior encontro gratuito de carros antigos da América Latina estima um público de 500 mil pessoas de todo o Brasil A nona edição do EBAA – En...