12 de julho de 2025

O legado das quatro argolas avança com o novo Audi A5 Sedan




Modelo chega por R$ 379.990,00 com visual renovado, cockpit digital e itens de série voltados à condução


Texto: Sérgio Dias
Fotos: Sérgio Dias

O Audi A5 Sedan Performance S edition quattro foi oficialmente revelado ao mercado brasileiro e chega equipado com propulsor 2.0 turbo FSI, 272 cavalos de potência, tração integral quattro com tecnologia Ultra e transmissão S tronic de sete velocidades, sendo vendido em versão única por R$ 379.990,00. O modelo está disponível em pré-venda e a expectativa é de que as primeiras unidades sejam entregues a partir de setembro desse ano.


A terceira geração do modelo substitui o Audi A4 no país, marcando o início da Plataforma Premium a Combustão (PPC) no Brasil. De acordo com a Audi, essa nova estrutura foi projetada para proporcionar uma condução mais precisa, com características dinâmicas que atendem aos parâmetros globais da marca. A suspensão esportiva S e o kit exterior S line reforçam esse conjunto técnico, com itens como os Audi Rings em preto brilhante e ponteiras de escapamento cromadas escuras.

O sedã médio tem aceleração de 0 a 100 km/h em 5,9 segundos e velocidade máxima limitada eletronicamente a 210 km/h. Com medidas externas ampliadas, o modelo apresenta 4.829 mm de comprimento, 2.892 mm de entre-eixos, 1.860 mm de largura (sem retrovisores), 2.099 mm (com retrovisores) e altura de 1.410 mm. O porta-malas tem capacidade de 417 litros, enquanto o tanque comporta até 56 litros de combustível.


Visualmente, o A5 segue a nova estética da marca: superfícies limpas, vincos suaves e perfil escultural. A dianteira possui faróis redesenhados e grade singleframe com padrão favo de mel tridimensional. As rodas Audi Sport de 20 polegadas acompanham pneus 245/35, com cinco braços Falx e acabamento em cinza acetinado fosco.

Segundo a Audi, o foco do projeto interior é centrado no ocupante. O painel digital é dividido entre o Audi Virtual Cockpit de 11,9 polegadas e o display panorâmico curvo com tecnologia OLED de 14,5 polegadas. Os comandos são integrados ao novo conceito operacional da marca, enquanto o sistema de luz ambiente oferece 30 opções de cores configuráveis.

“A Audi sempre se destacou por seu design exclusivo e desempenho incomparável. No Brasil, os grandes eventos de lançamento sempre foram momentos marcantes para nossos clientes e admiradores. Ao resgatar esse legado e apresentar um vislumbre do nosso futuro, conseguimos reviver a essência das quatro argolas em uma noite memorável”, afirma Gerold Pillekamp, head de Marketing e Comunicação da Audi do Brasil.


Na lista de equipamentos de série estão o sistema de infoentretenimento com Audi Phone Box light com carregamento sem fio, Audi Smartphone Interface, rádio MMI plus com navegação e sistema de som com dez alto-falantes e 180W de potência. Além disso, o ar-condicionado automático é de três zonas e os bancos dianteiros contam com ajustes elétricos e memória para o motorista.

Entre os itens de segurança, o modelo dispõe de airbags laterais, central e para cabeça; assistente de conversão, assistente de estacionamento plus; controle de cruzeiro adaptativo; alerta de saída de faixa; detector de atenção; assistente de tráfego transversal dianteiro; sistema de frenagem de emergência; faróis full-LED plus com assistente de luz alta e lanternas LED Pro com indicador dinâmico nas setas.

O Audi A5 Sedan Performance S edition quattro será comercializado em tonalidade interna preta e oito opções de cores externas, incluindo Branco Arkona, Azul Ascari, Azul Firmamento, Azul Horizonte, Branco Geleira, Preto Mito, Vermelho Granadina e Cinza Daytona.

Notas Rápidas, por Sérgio Dias


Stellantis abre unidade de testes de colisão para híbridos e elétricos


O Polo Automotivo de Betim (MG) passou a sediar a nova estrutura do Safety Center da Stellantis, dedicada a testes de colisão em veículos híbridos e elétricos. A inauguração, realizada em julho de 2025, amplia a atuação da companhia no desenvolvimento de soluções voltadas à segurança veicular na América do Sul.

A iniciativa foi anunciada por Emanuele Cappellano, presidente da Stellantis para a América do Sul, como parte da estratégia regional da montadora. “O Safety Center marca mais um passo na consolidação da América do Sul como uma região estratégica para a produção de veículos híbridos e elétricos”, declarou. A estrutura está integrada às instalações existentes do complexo industrial de Betim, reforçando o compromisso da marca com mobilidade, sustentabilidade e inovação.

Ferrari lança edição exclusiva do Daytona SP3 para leilão beneficente


A Ferrari anunciou a criação de uma versão exclusiva do modelo Daytona SP3, batizada de Tailor Made, que será leiloada pela RM Sotheby’s durante a Monterey Car Week, evento previsto para agosto de 2025, na Califórnia. A ação tem como objetivo arrecadar fundos para projetos educacionais desenvolvidos pela Ferrari Foundation, entidade reconhecida pela Receita Federal dos Estados Unidos.

O exemplar será identificado como “599+1”, indicando sua posição fora da produção regular e esgotada de 599 unidades do Daytona SP3. O modelo foi desenvolvido por meio do programa de personalização da marca e traz inovações estéticas e técnicas: pintura em dois tons de fibra de carbono, logotipo da Ferrari em Giallo Modena aplicado de forma inédita sobre toda a parte superior da carroceria, além de componentes utilizados em carros da Fórmula 1 no interior, como o painel e a coluna de direção.

Revolução nas estradas: motorhomes inéditos desafiam o mercado europeu


A indústria de motorhomes ganha um novo capítulo com o anúncio da produção em série da nova linha de veículos da Ahorn Camp, construída integralmente sobre a quarta geração do Renault Master. A iniciativa é resultado de uma parceria entre três agentes do setor automotivo europeu: a fabricante francesa Renault, a especialista alemã em motorhomes Ahorn Camp e o grupo Erwin Hymer, responsável pela fabricação. O início da produção está previsto para o verão europeu de 2025.

O anúncio foi feito simultaneamente pelas empresas envolvidas, destacando que a distribuição será realizada por meio das filiais da Ahorn Camp e pela rede europeia de concessionárias Renault Pro+. A apresentação oficial dos modelos está agendada para ocorrer entre 29 de agosto e 7 de setembro de 2025, durante o Caravan Salon, em Düsseldorf, feira internacional dedicada ao turismo móvel.

Vibra lança diesel para enfrentar até –10°C


Enquanto a estação mais fria do ano impõe desafios operacionais aos veículos e maquinários, a Vibra Energia anuncia o lançamento do Diesel Inverno na região Sul do Brasil. O produto foi desenvolvido para atender às necessidades específicas de operação em temperaturas baixas e estará disponível entre os meses de abril a setembro, nos modelos S10 e S500.

Com sede em Barueri desde 1994, a empresa consolidou sua presença no Brasil ao adaptar tecnologias de conectividade às demandas da indústria local. A unidade brasileira atua no desenvolvimento e customização de soluções voltadas para conectores industriais, com foco em desempenho, manutenção e escalabilidade. A atuação se estende por toda a América do Sul.

Joice Biermayr assume a gerência de desenvolvimento de concessionárias Volvo


A Volvo Caminhões nomeou Joice Biermayr como nova gerente de desenvolvimento de concessionárias no Brasil. Com início imediato, a executiva se reporta diretamente ao diretor-executivo da marca, Alcides Cavalcanti, e assume a posição anteriormente ocupada por Alexandre Hartl, que agora responde pela área comercial de pós-venda.

Após um período na sede global da Volvo, na Suécia, liderando operações de garantia e coordenando um projeto de inteligência artificial, Joice retorna ao Brasil com a responsabilidade de definir e implementar a estratégia da marca para a rede de concessionárias de caminhões e ônibus. “Agora, retorno ao Brasil para um novo desafio profissional, com entusiasmo para aplicar toda a minha experiência no desenvolvimento da rede de concessionárias”, afirma a executiva.

Bajaj divulga resultados do primeiro semestre de 2025


O setor de duas rodas no Brasil ganhou novo impulso com os resultados divulgados pela Bajaj do Brasil, que alcançou crescimento de 222% no primeiro semestre de 2025 em comparação ao mesmo período do ano anterior. O desempenho foi marcado pelo emplacamento de 11.639 motocicletas em todo o País, consolidando a estratégia gradual de expansão iniciada em dezembro de 2022.

Com operações industriais na fábrica de Manaus (AM) desde o segundo semestre de 2024, a Bajaj produziu 13.905 unidades nos primeiros seis meses deste ano. O aumento de 54% em relação ao semestre anterior é atribuído à consolidação da estrutura fabril e à ampliação da rede de vendas. “Estamos focados em realizar um trabalho sólido, criando uma estrutura de produção e vendas que suporte o nosso crescimento gradativo em todo o País”, afirma Waldyr Ferreira, Managing Director da Bajaj do Brasil.

MINI mais rápido da história agora é elétrico


Em junho de 2025, o Brasil presenciou o lançamento oficial do MINI John Cooper Works E, durante o Festival Interlagos. Com preço sugerido de R$ 330.990,00 o modelo marca a entrada da linha JCW no segmento dos elétricos e passa a ser o mais veloz da gama MINI, com aceleração de 0 a 100 km/h em 5,8 segundos.

O modelo de três portas é equipado com motor elétrico de 258 cavalos, torque de 340 Nm e baterias de alta tensão de 54,2 kWh, que permitem autonomia de até 306 quilômetros pelo ciclo Inmetro/PBEV. O MINI John Cooper Works E foi desenvolvido para manter o DNA da marca com foco em agilidade, mantendo o conceito de “Go-Kart Feeling” característico da linha.

“Consórcio Nacional Librelato” entrega primeiro implemento da campanha “Estrada de Prêmios”


Na cidade de Iguatu, no Ceará, um caminhoneiro foi contemplado com um implemento graneleiro Série 55 como parte da campanha “Estrada de Prêmios”, promovida pelo “Consórcio Nacional Librelato”. A entrega ocorreu por meio da representante Castro Implementos, marcando o início das ações de valorização aos consorciados ativos em todo o país.

Lançada oficialmente em maio de 2025, a campanha tem validade até abril de 2026 e prevê mais quatro sorteios: um implemento Carga Seca em setembro de 2025, um Furgão Alumínio em dezembro de 2025, além de um Porta Contêiner e um Furgão Lonado, ambos programados para abril de 2026. Para participar, basta adquirir cotas do consórcio entre 13 de maio de 2025 e 14 de abril de 2026.

Iveco e SEST SENAT ampliam programa de inclusão feminina no transporte de cargas


O programa “Caminhos para Elas”, fruto da parceria entre Iveco e SEST SENAT, amplia sua atuação com uma nova fase de palestras presenciais em quatro capitais brasileiras. A iniciativa tem como finalidade promover a inclusão feminina e estimular políticas de diversidade no setor de transporte de cargas.

Com metas definidas para 2025, o programa pretende capacitar 40 mulheres através de um curso híbrido nas unidades do SEST SENAT. Os encontros presenciais ocorrem em Porto Alegre (RS), Goiânia (GO), São Luís (MA) e Campo Grande (MS), entre julho e agosto. O foco dos painéis será “Desafios e Oportunidades na Equidade de Gênero no Setor de Transportes”, reunindo especialistas, lideranças femininas e representantes da indústria.

A gerente de Sustentabilidade do Iveco Group, Lucilene Carvalho, destaca o caráter prático dos eventos: “O foco é discutir caminhos concretos para ampliar a participação das mulheres, compartilhar experiências e incentivar a adoção de políticas inclusivas nas empresas”.

Calibradores digitais mudam prática de manutenção de pneus no Brasil


Nas últimas décadas, uma revolução silenciosa alterou permanentemente a forma como condutores e empresas cuidam dos pneus de seus veículos. O que antes era um procedimento exclusivamente mecânico passou a ser digital — com impacto direto na segurança viária e na eficiência operacional. No centro dessa transformação está a Excel, empresa brasileira responsável pelo lançamento do primeiro calibrador digital de pneus do mundo.

“A introdução da tecnologia digital na calibração de pneus mudou completamente a forma como se cuida da manutenção básica de veículos, impactando diretamente na segurança, no consumo de combustível e na vida útil dos pneus. Fomos pioneiros ao trazer esse avanço para o mundo, antecipando uma demanda que o mercado ainda nem sabia que tinha”, afirma Carlos Eduardo Silva, diretor da Excel.



























Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ultima Postagem

Premiação nacional destaca as melhores cachaças do ano

Confraria revela destaques da produção nacional em cerimônia na capital paulista No cenário da cachaça nacional, o mês de julho foi marcado ...