21 de abril de 2010

Anne Frank é tema de exposição em São Paulo


A exposição "Anne Frank, uma História para Hoje” será inaugurada dia 21 de abril, quarta-feira, no Espaço Cultural do Hotel Feller

A exposição, organizada pela Anne Frank House, já percorreu mais de 50 países desde 1996 (entre os quais Japão, Alemanha, Inglaterra, França, Bélgica, Holanda, Polônia, Itália, Espanha, Portugal, Nova Zelândia, Equador, Panamá e Estados Unidos). Ela é composta por 30 painéis com documentos, textos, cartas e fotografias e tem como fio condutor o suplício da família Frank sob o jugo nazista, refletindo especialmente a vida da menina Anne que, até ser apanhada pela Gestapo, escreveu um diário, publicado em 1947 e que trouxe à tona o horror perpetrado contra os judeus na Segunda Guerra Mundial.

No Brasil, "Anne Frank, uma história para hoje" tem a coordenação da WZM Plataforma Brasil Holanda, representante oficial da Anne Frank House para a América Latina.

A exposição conta também com relatos emocionados, como o de Miep Gies, austríaca que ajudou a família de Anne Frank a se manter no esconderijo secreto em Amsterdã, até ser descoberta pelos alemães em 1944.

“Esta exposição conta a história de Anne, mas leva a uma discussão sobre os dias atuais, em que há tantos episódios de intolerância, violência e desrespeito aos direitos humanos”, diz a holandesa Joelke Offringa, coordenadora do projeto no Brasil. “Nosso intuito é o de contribuir efetivamente com a educação pela paz, a partir da ênfase na importância da atitude individual para que barbárie como esta nunca mais se repita”, completa Offringa.

"Anne Frank, uma história para hoje" destina-se ao público em geral, mas foi especialmente concebida para jovens a partir de 12 anos. Ao caráter histórico da exposição, somam-se a importância para os dias atuais da conscientização e à necessidade do empenho de cada cidadão para a preservação da liberdade e dos direitos humanos -- bases fundamentais para a existência de sociedades pluralistas e democráticas.

A Anne Frank House é uma organização independente, sem fins lucrativos, fundada em 1957, com o objetivo de preservar da demolição o "Anexo Secreto" onde, no decorrer da Segunda Guerra Mundial, Anne Frank escreveu o seu famoso diário durante os dois anos em que permaneceu escondida com sua família e mais 4 pessoas.
 
Serviço
HOTEL FELLER PAULISTA
Espaço Cultural
Rua São Carlos do Pinhal, 200 – esquina com Al. Joaquim Eugênio de Lima
Bela Vista - São Paulo – SP
Exposição “ Anne Frank, uma História para Hoje ”
Abertura – Dia 20 de Abril, terça-feira, às 20h (coquetel para convidados)
Período para visitação - De 21 de abril a 02 de maio
De segunda a domingo, das 9h às 21h
Gratuito
Indicação de faixa etária – 12 anos
Capacidade - 60 lugares
Agendamento para escolas – Das 8 às 17h, com Liliane pelo
Tel. 11 3016 7500
Diariamente, 2 monitores estarão à disposição do público: Manhã - das 9h ao meio-dia e na parte da tarde, das 15h às 18h.
Estacionamento no local – R$ 6,00 por uma hora 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ultima Postagem

FESEC abre inscrições para curso de jurados do Carnaval

Capacitação busca padronizar julgamento dos desfiles em São Paulo No coração da Luz, em São Paulo, um grupo de especialistas do samba se reu...