21 de abril de 2010

Anne Frank é tema de exposição em São Paulo


A exposição "Anne Frank, uma História para Hoje” será inaugurada dia 21 de abril, quarta-feira, no Espaço Cultural do Hotel Feller

A exposição, organizada pela Anne Frank House, já percorreu mais de 50 países desde 1996 (entre os quais Japão, Alemanha, Inglaterra, França, Bélgica, Holanda, Polônia, Itália, Espanha, Portugal, Nova Zelândia, Equador, Panamá e Estados Unidos). Ela é composta por 30 painéis com documentos, textos, cartas e fotografias e tem como fio condutor o suplício da família Frank sob o jugo nazista, refletindo especialmente a vida da menina Anne que, até ser apanhada pela Gestapo, escreveu um diário, publicado em 1947 e que trouxe à tona o horror perpetrado contra os judeus na Segunda Guerra Mundial.

No Brasil, "Anne Frank, uma história para hoje" tem a coordenação da WZM Plataforma Brasil Holanda, representante oficial da Anne Frank House para a América Latina.

A exposição conta também com relatos emocionados, como o de Miep Gies, austríaca que ajudou a família de Anne Frank a se manter no esconderijo secreto em Amsterdã, até ser descoberta pelos alemães em 1944.

“Esta exposição conta a história de Anne, mas leva a uma discussão sobre os dias atuais, em que há tantos episódios de intolerância, violência e desrespeito aos direitos humanos”, diz a holandesa Joelke Offringa, coordenadora do projeto no Brasil. “Nosso intuito é o de contribuir efetivamente com a educação pela paz, a partir da ênfase na importância da atitude individual para que barbárie como esta nunca mais se repita”, completa Offringa.

"Anne Frank, uma história para hoje" destina-se ao público em geral, mas foi especialmente concebida para jovens a partir de 12 anos. Ao caráter histórico da exposição, somam-se a importância para os dias atuais da conscientização e à necessidade do empenho de cada cidadão para a preservação da liberdade e dos direitos humanos -- bases fundamentais para a existência de sociedades pluralistas e democráticas.

A Anne Frank House é uma organização independente, sem fins lucrativos, fundada em 1957, com o objetivo de preservar da demolição o "Anexo Secreto" onde, no decorrer da Segunda Guerra Mundial, Anne Frank escreveu o seu famoso diário durante os dois anos em que permaneceu escondida com sua família e mais 4 pessoas.
 
Serviço
HOTEL FELLER PAULISTA
Espaço Cultural
Rua São Carlos do Pinhal, 200 – esquina com Al. Joaquim Eugênio de Lima
Bela Vista - São Paulo – SP
Exposição “ Anne Frank, uma História para Hoje ”
Abertura – Dia 20 de Abril, terça-feira, às 20h (coquetel para convidados)
Período para visitação - De 21 de abril a 02 de maio
De segunda a domingo, das 9h às 21h
Gratuito
Indicação de faixa etária – 12 anos
Capacidade - 60 lugares
Agendamento para escolas – Das 8 às 17h, com Liliane pelo
Tel. 11 3016 7500
Diariamente, 2 monitores estarão à disposição do público: Manhã - das 9h ao meio-dia e na parte da tarde, das 15h às 18h.
Estacionamento no local – R$ 6,00 por uma hora 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ultima Postagem

Pressão alta tem aumento de incidência entre mais jovens e idosos

Especialista alerta que doença é silenciosa e destaca a importância da medição da pressão regularmente De acordo com dados do Ministério da ...