10 de março de 2010

Imagens do livro "Clarice fotobiografia" em exposição na Livraria da Vila


Livraria da Vila realiza durante o mês de março exposição com as imagens do livro “Clarice Fotobiografia”, lançado pela Imprensa Oficial do Estado de São Paulo e Edusp. A exposição ficará aberta ao público até o dia 31. Abertura, nesta quarta-feira (10), terá palestra de Nádia Battella Gotlib, autora da obra.

Doze imagens que integram o livro “Clarice Fotobiografia”, lançado pela Imprensa Oficial do Estado de São Paulo e pela Edusp, estarão expostas durante o mês de março na Livraria da Vila (Rua Fradique Coutinho, 915), como parte da programação dedicada ao Dia Internacional da Mulher. Na abertura da exposição a autora da obra, Nádia Battella Gotlib, fará uma palestra sobre a sensibilidade e perspicácia com que Clarice Lispector soube traduzir a vida 'íntima' da mulher, com seus desejos, projetos e frustrações. O evento acontece nesta quarta-feira, 10 de março, às 19 horas. 

“A palestra propõe discutir aspectos referentes à personalidade artística de Clarice Lispector, mediante projeção e análise de algumas imagens, selecionadas entre as que figuram no livro”, explica a autora. A exposição ficará aberta ao público até o dia 31 de março. As 12 fotos estão impressas no formato 30x40 cm e retratam vários momentos da vida de Clarice. Além das imagens, a mostra exibe reproduções de manuscritos e de sua certidão de nascimento.

Lançada em 2008, a obra refaz a trajetória da escritora por meio de 800 imagens – a maioria inédita – e reúne anotações, trechos manuscritos de obras, documentos pessoais, cartas que Clarice escreveu e recebeu, capas de seus livros, de livros que leu e traduziu, depoimentos de parentes e amigos, reproduções fac similares de entrevistas que fez e concedeu, pinturas de sua autoria, retratos dela feitos por pintores como Giorgio de Chirico, Carlos Scliar e Dimitri Ismailovitch – e até o fac símile de seu primeiro conto publicado, O triunfo, que saiu na revista “Pan”, em 1940.

Nádia Battella Gotlib é professora da Universidade de São Paulo e considerada uma das maiores especialistas em Clarice Lispector. Ela foi responsável pela reunião das mais de 800 fotos – algumas delas inéditas - de Clarice Fotobiografia. Esta vasta documentação, proveniente do Arquivo Clarice Lispector da Fundação Casa de Rui Barbosa, e de outros acervos públicos e particulares, contextualiza cada momento da trajetória da escritora. A relação com as irmãs, Elisa e Tania; com amigos, como Lucio Cardoso, Rubem Braga, Antonio Callado, Manuel Bandeira, Carlos Drummond de Andrade, Raul Bopp, Ribeiro Couto, Érico Veríssimo; com escritores, como Giuseppe Ungaretti; o nascimento dos dois filhos no exterior; a separação do marido; a volta definitiva ao Brasil; a produção jornalística, a oposição à ditadura – tudo isso vai sendo tecido aos poucos, à medida que o leitor vira as páginas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ultima Postagem

Conheça um destino exclusivo com opções de pousadas diferenciadas

Fernando de Noronha tem o mais belo conjunto de praias do Brasil Prepare-se para uma viagem de sonho em um destino exclusivo: Fernando de No...