19 de março de 2010

Show celebra “Dia Internacional da Luta pela Eliminação da Discriminação Racial


O Centro de Referência de Combate ao Racismo faz um ano no dia 21 de março. Nesta data comemora-se também o “Dia Internacional da Luta pela Eliminação da Discriminação Racial”. Para celebrar estes dois acontecimentos, a Secretaria Municipal de Partocipação e Parceria, através da CONE - Coordenadoria dos Assuntos da População Negra, realiza o evento “Pela paz, São Paulo é show”.
Imagem do post
O Centro de Referência de Combate ao Racismo faz um ano no dia 21 de março. Nesta data comemora-se também o “Dia Internacional da Luta pela Eliminação da Discriminação Racial”. Para celebrar estes dois acontecimentos, a Secretaria Municipal de Partocipação e Parceria, através da CONE - Coordenadoria dos Assuntos da População Negra, realiza o evento “Pela paz, São Paulo é show”.

Vários artistas nacionais, com destaque para Ed Motta, Sandra de Sá, Vanessa Jackson e Banda Black Rio, se revezarão no palco armado na praça da Sé. O evento, que será no dia 21 de março a partir das 15 horas, é também em solidariedade às vítimas das catástrofes no Haiti e das enchentes em São Paulo.

A entrada para os shows, uma parceria da SMPP e da ABBM – Associação Brasileira de Black Music, é gratuita e livre para todas as idades. Serão arrecadados alimentos não perecíveis (exceto sal e açúcar), roupas, medicamentos e kits de primeiros socorros para a Cruz Vermelha e doações em dinheiro para as vítimas do terremoto no Haiti.
 
Ainda em comemoração ao aniversário do Centro de Referência, a Cone lança uma cartilha, “Como reconhecer e como lidar com o racismo em suas diversas formas”, e promove uma palestra sobre os entraves jurídicos que permeiam a denúncia de racismo ou injúria racial, que será ministrada pelos advogados Hédio Silva Jr. e Christiano Jorge Santos, no dia 19 a partir das 14 horas no auditório da Secretaria de Participação e Parceria (mais informações no link http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/participacao_parceria/coordenadorias/cone/noticias/?p=16370). 
 
O “Dia Internacional da Luta pela Eliminação da Discriminação Racial”
Em 1960, a África do Sul vigorava o Apartheid, onde a população branca detinha o poder e determinava que os negros vivessem em separado. Estes não podiam fazer qualquer tipo de negócio ou pratica profissional nas áreas designadas aos brancos. Essa prática era formalizada através de lei oficial do país. Os negros eram excluídos do direito de voto, portanto ficavam fora do Governo. 
 
A maioria dos bairros negros não tinha saneamento básico, eletricidade e recursos necessários para a sobrevivência. Foi então que surgiu a mobilização de mais de 70% dessa população contra o regime de segregação racial. Na cidade de Shaperille, policiais sul - africanos entraram em confronto com a população manifestante, o que resultou em um massacre. Foram 69 negros mortos e amis de uma centena de feridos. 
 
Mas a luta contra as regras do governo não tinha acabado. As represálias contra a população e os Congressos Anti-Apartheid, liderados por figuras importantes na história mundial como Nelson Mandela, se tornava cada vez mais violenta. Todos os países que tinham ligação com a ONU - Organizações das Nações Unidas foram orientados a não contribuir com a África do Sul, por conta do regime de político.
 
Em 1966 a ONU estabeleceu que o dia 21 de março fosse o “Dia Internacional da Luta pela Eliminação da Discriminação Racial”, por ser a mesma data do massacre. Desde então esta data é celebrada no mundo todo como um símbolo de luta contra este tipo de violência.
 
O que é discriminação racial?
Discriminação racial é todo e qualquer tipo de exclusão, distinção, restrição ou preferência baseada na cor, raça, ascendência e origem, também qualquer fato que tenha a finalidade de impedir o direito à liberdade de conhecimento dos direitos humanos como acesso à educação, cultura, lazer, e todos os outros.
 
No Brasil, onde negros representam quase a metade da população, chegando a 80 milhões de pessoas, o racismo ainda é um fator divisor e em evidência. Existe também a chamada “Democracia Racial”, o qual afirma a existência de relações amistosas entre os diferentes grupos étnicos e raciais na Sociedade Brasileira.
 
Serviço:“Pela Paz, São Paulo é show”
Quando: 21 de março, a partir das 15 horas
Onde: Praça da Sé
 
Programação Completa:
14:30 - DJ VILA
15:00 - ABERTURA – APRESENTADOR SEBASTIAN
15:10 - STREET DANCE
15:30 - TRILHA SONORA DO GUETO
16:10 - BANDA BLACK RIO
16:50 - VANESSA JACKSON
17:30 - THAIDE
18:30 - SANDRA DE SÁ
19:10 - ED MOTTA
19:40 - TODOS OS ARTISTAS JUNTOS
19:50 - ENCERRAMENTO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ultima Postagem

Conheça um destino exclusivo com opções de pousadas diferenciadas

Fernando de Noronha tem o mais belo conjunto de praias do Brasil Prepare-se para uma viagem de sonho em um destino exclusivo: Fernando de No...