quinta-feira, 3 de junho de 2010

CD Fernanda Abreu – Perfil


Série inclui no repertório do álbum sucessos como “Veneno da Lata” e “Rio 40 Graus”



Suingue não falta à garota sangue bom que entrou para a história da música popular brasileira. E, para homenageá-la, a Som Livre lança o CD Fernanda Abreu – Perfil, com as músicas mais marcantes da carreira desta carioca da gema, que começou como backing vocal da Blitz, banda de pop-rock que estourou nos anos 1980. O repertório percorre músicas que ficaram conhecidas na voz de Fernanda, além de trazer participações especiais, como Herbert Vianna, Lenine e Mart’Nália. A série Perfil sempre reúne canções importantes da trajetória dos artistas homenageados, uma forma de contar suas histórias através da música.

Do álbum Da Lata, produzido por Liminha e pelo inglês Will Mowat, entram sucessos como “Garota Sangue Bom”, que Fernanda escreveu em parceria com Fausto Fawcett – o cantor faz participação especial nesta faixa – e “Veneno da Lata” (Fernanda Abreu / Will Mowat), que conta com as vozes de Herbert Vianna e Sofia Stein, filha de Fernanda. Ainda deste terceiro trabalho solo, lançado em 1995 e que projetou a cantora para o mercado internacional consagrando sua mistura samba/funk, o perfil traz “Brasil é o País do Suingue” (Fernanda Abreu / Fausto Fawcett / Carlos Laufer / Hermano Vianna) e a regravação do samba-enredo “É hoje” (Didi/ Mestrinho).

SLA Radical Dance Disco Club (1990), primeiro projeto da carreira solo, é representado pela dançante “A Noite” e pela balada “Você pra mim”. O CD, considerado precursor na utilização de tecnologia (computadores e samples), foi produzido por Herbert Vianna e Fábio Fonseca, além de ter lançado os DJs Memê e Malboro. SLA 2 – Be Sample, de 1992, aparece no perfil com a clássica “Rio 40 Graus” (Fernanda Abreu / Laufer / Fausto Fawcett) e a regravação de “Jorge da Capadócia” (Jorge Ben).).

O ano 2000 está representado com a inclusão de “Baile da Pesada”, parceria de Fernanda com Rodrigo Maranhão, hoje considerado um dos grandes compositores da nova geração, de Entidade Urbana, álbum que traz a mistura característica da cantora carioca: funk, rap e samba. Quatro anos depois, Fernanda lançou Na Paz, que contava com a faixa “Sou Brasileiro” (Thomaz de Aquino/ Jovi Joviniano) – com a participação de Mart’Nália -, outra música escolhida para o Perfil.

Herbert Vianna, vocalista dos Paralamas do Sucesso, participa de mais uma canção: “Um Amor, Um Lugar”, de sua autoria e que fez parte da trilha sonora da novela Anjo Mau, da Rede Globo. Em “Jack Sou Brasileiro” (Lenine) Fernanda divide o microfone com Lenine. Ambas as músicas foram gravadas para o álbum de maior sucesso de cantora: Raio X – Fernanda Revista e Ampliada (1997), com inéditas e regravações centre elas a explosiva “Katia Flavia, a godiva de Irajá” no repertório. O Perfil conta ainda com a participação de Cláudio Zoli na faixa “Babilônia Rock” (Lincoln Olivetti/ Robson Jorge/ Guto Graça Mello/ Naila Skorpio).


Faixas:


1) RIO 40 GRAUS (Fernanda Abreu / Laufer / Fausto Fawcett) Citação: AQUELE ABRAÇO (Gilberto Gil) Citação: NA SUBIDA DO MORRO (Moreira da Silva / Ribeiro Cunha) Citação: PERGUNTE AO JOÃO (Swing / Helena Silvia) Citação: PICAPAU
(D P / Arr. & Adapt.: Clementina de Jesus) Citação: SOY LOCO POR TI AMÉRICA
Gilberto Gil / Capinan) Citação A JOGADA É BOA E O VISUAL É BOM (Waldir Amaral) Participação Especial: Fausto Fawcett

2) KATIA FLAVIA, A GODIVA DO IRAJA (Fausto Fawcett / Carlos Laufer) Música Incidental: GAROTA DE IPANEMA (Tom Jobim / Vinicius de Moraes)

3) VENENO DA LATA (Fernanda Abreu / Will Mowat) Citação: VAMO BATÊ LATA (Herbert Vianna) Citação: A LATA (Fernanda Abreu / Chacal / Marcos Susano) Participação Especial: Sofia Stein e Herbert Vianna

4) GAROTA SANGUE BOM (Fernanda Abreu / Fausto Fawcett) Música Incidental: WE FUNK U2 (George Clinton) Participação Especial: Fausto Fawcett

5) VOCÊ PRA MIM (Fernanda Abreu)

6) JACK SOUL BRASILEIRO (Lenine) Citação: CANTIGA DO SAPO (Buco do Pandeiro / Jackson do Pandeiro) Citação: CHICLETE COM BANANA (Gordurinha / Almira Castilho) Participação Especial: Lenine

7) BAILE DA PESADA (Fernanda Abreu / Rodrigo Maranhão)

8) UM AMOR, UM LUGAR (Herbert Vianna) Participação Especial: Herbert Vianna

9)
JORGE DE CAPADÓCIA (Jorge Ben)

10)
TUDO VALE A PENA (Fernanda Abreu / Pedro Luis)

11) SOU BRASILEIRO (Thomaz de Aquino / Jovi Joviniano) Participação Especial: Mart'nália

12) EU VOU TORCER (Jorge Ben)

13) BRASIL É O PAÍS DO SUINGUE (Fernanda Abreu / Fausto Fawcett / Carlos Laufer / Hermano Vianna) Música Incidental: I DIDN'T COME (George Clinton)

14) A NOITE (Fernanda Abreu / Luiz Stein / Laufer)

15)
BABILÔNIA ROCK (Lincoln Olivetti / Robson Jorge / Guto Graça Mello / Naila
Skorpio) Participação Especial: Claudio Zoli

16) É HOJE (Didi / Mestrinho)


Serviço:

O que: CD Fernanda Abreu – PERFIL
Faixas: 16
Quanto: R$ 24,90

Um comentário: