11 de abril de 2011

Movimento Elefantes ganha palco exclusivo na Virada Cultural

Coreto do Parque da Luz terá 7 horas de música instrumental com 8 Big Bands do coletivo e mais de 140 artistas


A 7ª edição da Virada Cultural, que acontece nos dias 16 e 17 de abril, receberá o Movimento Elefantes – coletivo formado por 10 big bands –, no coreto do Parque da Luz, para 20 horas de música instrumental.


Oito das Big Bands do coletivo – Banda Jazzco, Projeto Coisa Fina, Soundscape Big Band, Projeto Meretrio, Reteté Big Band, Grupo Comboio, Banda Urbana e Orquestra HeartBreakers (HB) - apresentarão ao público diferentes vertentes da música instrumental autorais, de nomes consagrados do jazz, da música latina e da música instrumental brasileira.


Movimento Elefantes

Elefantes é um movimento de bandas de sopro (orquestras ou big bands) integrado por dez grupos paulistas: Banda Urbana, Projeto Coisa Fina, Projeto Meretrio, Big Band da Santa, Reteté Big Band, Grupo Comboio, Soundscape Big Band, Orquestra HB, Banda Savana e Banda Jazzco.


É também uma iniciativa inédita, sendo a primeira vez que um coletivo de big bands se reúne para difundir e formar público para a música instrumental por meio de ações colaborativas.


Todos os grupos trabalham com músicas autorais, além de interpretarem grandes compositores brasileiros, latinos e do jazz. Apesar de contarem com uma formação instrumental parecida (saxofones, trompetes, trombones, baixo, guitarra, piano e bateria), cada grupo tem uma sonoridade e trajetória particular.


O grupo mais novo tem 3 anos (Projeto Meretrio) enquanto o mais velho, 35 (Banda Jazzco).


Todos os grupos já rodaram pelas principais casas do circuito musical da cidade de São Paulo e por muitos festivais, teatros, SESCs e SESIs Brasil afora.

Banda Jazzco

A banda mais antiga do coletivo, a Jazzco, em seus 36 anos sempre buscou a inovação, conseqüência de sua formação, marcada pela diversidade de experiências de seus integrantes.A sonoridade da Jazzco é repleta de ritmos e texturas brasileiras, resultado da heterogeneidade de seus músicos somada à liberdade da improvisação. Em julho de 2010 a banda lançou Fevereiro, o primeiro álbum, que reúne músicas de toda a história da Jazzco.


Projeto Coisa Fina

Fundada em 2005, a banda Projeto Coisa Fina surge com o propósito de difundir a música de grandes compositores, tendo como primeiro homenageado o maestro Moacir Santos - ícone da história da música brasileira. Promovendo a fusão entre canção e música instrumental, Jazz, Baião, Samba e Maracatu, o Projeto Coisa Fina provoca o ouvinte brasileiro a vivenciar suas raízes e resgatar sua diversidade. Seu primeiro CD Homenagem ao Maestro Moacir Santos, em agosto de 2010.


Soundscape Big Band

Criada em 1999, a Soundscape Big Band é um grupo brasileiro formado por músicos influenciados pelos grandes mestres do Jazz, e que têm por afinidade e dedicação às big bands. A banda conta com a experiência de músicos que se apresentaram em grupos de grandes nomes: Lionel Hampton Orchestra, Tom Jobim, Maria Schneider, Lee Konitz, Ivan Lins, Milton Nascimento, João Bosco entre outros. No currículo há 2 CDs gravados: Em 2001 Maybe September e em 2007 Uncle Charles.


Projeto Meretrio

O noneto instrumental nasceu em 2007 da fusão da banda Meretrio (Emiliano Sampaio, Gustavo Boni e Luis André Gigante) e seis músicos instrumentistas de sopro. O repertório exclusivamente autoral é composto por diversos estilos musicais com influências do jazz, música brasileira e música clássica. Moacir Santos, David Holland e Banda Mantiqueira são suas principais referências. O Projeto Meretriolançou, em junho de 2010, o primeiro álbum que leva o mesmo nome do noneto e tem músicas autorais do bandleader Emiliano Sampaio.


Reteté Big Band

Influenciada por lendárias bandas norte-americanas, a Reteté incorpora em seu repertório tendenciosas melodias de hinos tradicionais, standards de jazz e composições próprias. O nome atípico vem de uma alusão ao movimento pentecostal presente nas igrejas evangélicas, já que todos os integrantes tiveram contato inicial com a música em alguma delas. Seus integrantes atuam em importantes formações instrumentais da cidade de São Paulo, como Alexandre Mihanovich Quinteto, Soundscape Big Band, Banda Mantiqueira etc.


Grupo Comboio

Criado em 1998 por sete alunos do curso de Música Popular da Unicamp teve como objetivo inicial a prática da improvisação e arranjo. Após várias investigações e experimentações o grupo encontrou uma identidade sonora própria. O que era para ser apenas um grupo de estudos tornou-se um projeto artístico comum. O Comboio permanece constantemente voltado para a pesquisa, com o objetivo de encontrar novas possibilidades sonoras em uma zona fronteiriça que abrange o jazz, o popular brasileiro e a experimentação formal. O primeiro fruto desse trabalho veio em 2002, com o disco Sarado. Em 2005 lançou o segundo CD, Comboio, com composições próprias de e arranjos para músicas de compositores consagrados da música brasileira.


Banda Urbana

Sediada na capital paulista e criada no início de 2006, a Banda Urbana tem como influências grandes big bands brasileiras e americanas, tais como a Banda Savana, Banda Mantiqueira, Thad Jones e Maria Schneider, a Banda Urbana traz uma sonoridade que cativa por sua refinada beleza e muito swing brasileiro.No repertório estão Chico Buarque, Gilberto Gil, Djavan, Garoto e Luis Bonfá, e estes, entre outros consagrados compositores brasileiros, recebem arranjos muito bem elaborados. Além de arranjos, o grupo também possui composições próprias.


Em outubro de 2010, lançou o álbum Urbana que conta musicalmente a trajetória da Banda Urbana em seus 4 anos de existência.


Orquestra HB

Guga Stroeter e Orquestra HeartBreakers, desde sua estréia no final dos anos 80, investiram na versatilidade de distintas formações para explorar as diversas sonoridades que caracterizam sua investigação e seu repertório.


De tempos em tempos, Guga Stroeter gosta de montar a HeratBreakers Big Band em sua versão completa. No repertório estão clássicos do jazz, samba e salsa.


Programação:

20h Banda Jazzco
22h30 Projeto Coisa Fina
01h10 Soundscape Big Band
03h20 Projeto Meretrio
05h15 Reteté Big Band
08h40 Comboio
12h30 Banda Urbana
16h10 Orquestra HeartBreakers (HB)


Serviço:

Movimento Elefantes na Virada Cultural

Dia 16 e 17 de abril – Das 20h ( 16/04 ) às 16h10 ( 17/04 ), com intervalos entre as apresentações

Duração de cada show – 50 minutos

Coreto do Parque da Luz

Praça da Luz s/nº - Bom Retiro

Gratuito

Duração – 20 horas

Indicação de faixa etária - Livre

Estacionamento não conveniado.

Informações para imprensa:

Adriana Monteiro e Nany Gottardi

3021 9216 e 3021 9297

Ofício das Letras

adriana@oficiodasletras.com.br;

nany@oficiodasletras.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ultima Postagem

Conheça um destino exclusivo com opções de pousadas diferenciadas

Fernando de Noronha tem o mais belo conjunto de praias do Brasil Prepare-se para uma viagem de sonho em um destino exclusivo: Fernando de No...