26 de abril de 2011

SUPERPRODUÇÃO FAZ RELATO EMOCIONANTE DA RELAÇÃO ENTRE O HOMEM E SEU AMBIENTE

Com cenas gravadas no Brasil e narração de Milton Nascimento, série direciona o foco para nós, o mais complexo elemento da biosfera

Nós, homens, somos seres surpreendentes: fisiologia, capacidade cognitiva e adaptabilidade nos definem como a mais bem sucedida espécie que já viveu sobre a Terra. Na quinta-feira, dia 12 de maio, às 22h, os telespectadores do Discovery Channel e do Discovery HD Theater terão acesso a um retrato fascinante de nossa própria condição com a estreia de PLANETA HUMANO, superprodução que documenta o momento evolutivo do homem e as formas que encontramos para a sobrevivência nos mais distintos habitats do planeta.

Dividida em oito episódios com uma hora de duração e exibição simultânea em ambos os canais, PLANETA HUMANO é uma coprodução entre BBC e Discovery Channel, dos mesmos criadores de Planeta Terra e Vida. Os quatro anos de produção, a capitação inteiramente feita em HD e as mais de 70 localidades visitadas pela série inédita resultam em imagens incríveis que registram histórias de sobrevivência.

Cada episódio é narrado ao público brasileiro por Milton Nascimento e documenta a relação entre o homem e o seu ambiente em localidades com características particulares: oceanos, montanhas, florestas, savanas, rios, Ártico, desertos e grandes centros urbanos, respectivamente de acordo com a ordem de exibição. Em cada um desses ambientes, a série destaca indivíduos, comunidades e tradições, de uma maneira sem precedentes, para mostrar como essas pessoas conseguem enfrentar os desafios de seu cotidiano particular: desde vales profundos, penhascos, chuvas torrenciais, aos percalços da selva urbana.

O telespectador conhecerá povos indígenas que vivem na floresta Amazônica, em total harmonia com a natureza, sem nunca ter contato com outra cultura além da sua própria; mulheres e crianças que cruzam o deserto do Saara para colher tâmaras e recolher água de um único poço, usando as estrelas e as dunas como guias; o povo Korowai, da Papua Ocidental, que vive em casas de madeira em árvores gigantescas - e quanto mais alta a casa, maior o prestígio do morador; os inuits, que aproveitam as marés para recolher moluscos, enfrentando os riscos de afogamento e de serem esmagados entre blocos de gelo no Canadá; crianças do Quênia que procuram mel usando pássaros como guias e enfrentando árvores repletas de abelhas africanas, entre outras histórias.

PLANETA HUMANO é uma celebração de nossa capacidade de lutar pela vida; um relato emocionante das diferenças que fazem de nós seres surpreendentes. Brian Leith é o produtor executivo e Dale Templar é produtor pela BBC. Alan Eyres é o produtor executivo para o Discovery Channel.

DESCRIÇÃO DOS EPISÓDIOS

A vida na água

Estreia: quinta-feira, 12 de maio, às 22h

Os animais terrestres não evoluíram para sobreviver na água. Entretanto, impelido pela necessidade de explorar as riquezas dos oceanos para sobreviver, o homem encontrou maneiras de levar uma vida quase aquática. Este episódios faz uma viagem aos mares para apresentar histórias de engenhosidade e coragem humanas.

A vida entre as montanhas
Estreia: quinta-feira, 19 de maio, às 22h
Sabemos a diferença entre os férteis bosques cobertos pela neblina e os cumes de montanhas imponentes onde encontramos dificuldade para respirar: quanto maior a altitude, mais complicada fica a vida. A sobrevivência em grandes altitudes testa os limites fisiológicos e da criatividade humana. Saiba neste episódio como conseguimos desenvolver meios de transporte que circulam nos rincões mais inacessíveis e como somos capazes de prever avalanches.

A vida na floresta
Estreia: quinta-feira, 26 de maio, às 22h
As florestas tropicais são conhecidas pela riqueza em biodiversidade: o solo úmido e as árvores ancestrais abrigam inúmeros ecossistemas e uma variedade de espécies de flora e fauna maior do que em qualquer outro habitat do planeta Entretanto, a sobrevivência do ser humano nessas selvas não é nada fácil. Conheceremos comunidades que, em harmonia com a natureza e com conhecimento de seus segredos, conseguem dominar esse ambiente.

A vida nas savanas
Estreia: quinta-feira, 2 de junho, às 22h
Nas savanas encontramos a origem de nosso mundo em sociedade. Foi neste cenário, e a cargo de milhares de anos, que aprendemos a domar outros animais e a conquistar território. No entanto, a vida no primeiro lar da espécie humana não é tão fácil quanto parece.

A vida nos rios
Estreia: quinta-feira, 9 de junho, às 22h
Rios nos fornecem os elementos essenciais à vida: água potável, alimentos e até mesmo "estradas naturais". Graças a eles podemos viver em quase todos os ambientes da Terra. Entretanto, viver às margens de rios significa lidar com as cheias, inundações, períodos de congelamento ou estiagem.

A vida no gelo
Estreia: quinta-feira, 16 de junho, às 22h
Aos 40 graus abaixo de zero no inverno ártico nada cresce. Gelo e neve dominam a paisagem infértil. Em um dos mais inóspitos habitats da Terra, quatro milhões de pessoas conseguem sobreviver em condições extremas e, para isso, aprenderam a usar a natureza em seu próprio benefício.

A vida no deserto
Estreia: quinta-feira, 23 de junho, às 22h
Sufocante, estéril: essa é a vida humana no deserto. A sobrevivência é regida pela busca incessante de um recurso vital, a água. Surpreendentemente, há pessoas que têm esse ambiente de aridez como lar e que estão acostumadas a caminhar quatro dias para encontrar água. Este episódio mostra como essas pessoas aprenderam a utilizar a natureza como guia para na paisagem desértica, seja usando as estrelas ou dunas como referências.

A vida nas cidades
Estreia: quinta-feira, 30 de junho, às 22h
Neste episódio, encontraremos novos aspectos da vida humana no ambiente criado por nós e para nós: as cidades. Atualmente, mais de metade da população mundial vive em grandes centros urbanos. Embora tenham sido projetados para aproveitar alguns dos elementos da natureza, é muito difícil evitar o desequilíbrio no ecossistema. Desde os carrapatos que infestam animais domésticos aos ratos que percorrem os encanamentos de restaurantes, há muitas espécies que se adaptaram a viver no mundo de concreto e aço, tornando-se pragas urbanas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ultima Postagem

Conheça um destino exclusivo com opções de pousadas diferenciadas

Fernando de Noronha tem o mais belo conjunto de praias do Brasil Prepare-se para uma viagem de sonho em um destino exclusivo: Fernando de No...