18 de abril de 2011

Teatro TUCA - PUC-SP - PROGRAMAÇÃO CULTURAL ABRIL- 2011


A SENHORA DE DUBUQUE - ÚLTIMAS SEMANAS
A Senhora de Dubuque", peça inédita no país do premiado dramaturgo norte-americano Edward Albee, marca a volta de Leonardo Medeiros à direção teatral, após dez anos dedicados à carreira de ator. A montagem também é o retorno de Karin Rodrigues que estava distante dos palcos paulistanos desde a morte de seu companheiro Paulo Autran, em 2007.

Em "A Senhora de Dubuque" --¬ escrita entre os anos de 1977 e 1978 -- Edward Albee retoma o questionamento das estruturas sólidas, dos conflitos familiares e entre os indivíduos, levando-nos à reflexão a respeito da consciência da morte e da existência.

"Com sua verve para o sarcasmo e seus conhecidos recursos de espelhamento e crueldade psicológica, Albee, sem que percebamos, vai encaminhando nossa expectativa de entretenimento em direção à angústia reflexiva. Com suprema delicadeza, nossos personagens da cotidiana realidade são transformados em vítimas de uma metáfora fantasiosa. Nossa montagem dessa pérola pouco conhecida da obra de Edward Albee trafegou durante todos os momentos nessa direção", diz o diretor Leonardo Medeiros.

Os anfitriões Jo e Sam reúnem-se no fim de semana com dois casais de amigos em uma casa. Ao final de um jogo de perguntas e adivinhações as relações se desintegram, as amizades são desfeitas e os rancores aparecem.

Na manhã seguinte, procurando juntar no tabuleiro os fragmentos da amizade, são surpreendidos pela chegada de Elizabeth, uma elegante e misteriosa senhora da cidade de Dubuque (interior dos EUA) e de seu acompanhante Oscar.
SERVIÇO

Gênero
Drama

Temporada
de 12 de março a 01 de maio de 2011

Dias
Sextas e sábados, às 21h30 e domingos, às 18h.

Duração
105 minutos

Indicação de faixa etária
14 anos

Local
TUCA - Teatro da PUC-SP (Rua Monte Alegre, 1024 - Perdizes)

PAMONHA & PANACA

O espetáculo "Pamonha e Panaca" causa riso e simpatia já pelo nome, além de muita curiosidade: Cristina Pereira e Ricardo Blat numa dupla de humor? O que podemos esperar de personagens com esses nomes?

Diversão garantida!

Dois grandes atores do teatro, do cinema e da TV num duelo cômico, interpretando um casal inseparável num relacionamento absurdo, cheio de intrigas, onde os problemas são relegados a segundo plano, pela ambição de manipular o outro.

Com texto de Rogério Blat e direção de Ernesto Piccolo, "Pamonha e Panaca" se dirige a um público irrestrito, uma vez que a versatilidade do texto e da direção permite que o espetáculo tenha diferentes leituras: da mais ingênua e irreverente até a mais reflexiva e dramática.

"Pamonha e Panaca" tentam saciar a fome que os assola. Em contínua tentativa de dissimular a sua própria ignorância, ambos tornam-se risíveis pelas suas atitudes, irritam, mostram-se ameaçadores, perversos e até invejosos. Outras vezes revelam-se inofensivos e despertam comoção pela suas infantilidades, pela falta de referências e aspirações que obstruem suas vidas. Um empurra para o outro a missão de conseguir comida. Quando um deles resolve agir, este se torna um pretenso dono da verdade. Alternadamente, um lidera o outro. Tentam pescar, colher frutos e roubar um galinheiro. Jogam na loteria e ganham. Com dinheiro, tornam-se ainda mais ardilosos e chegam a destruir obras de arte e documentos históricos por desconhecer o seu valor. Pamonha e Panaca fazem um grande esforço para alcançar o fracasso, se boicotam, arrumam obstáculos para não atingir seus objetivos. Tal situação nos revela que o saber e o trabalho são os principais instrumentos de evolução do ser humano.
SERVIÇO

Ensaio aberto
17 de março, às 21h.

Preço
R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia)

Estréia
18 de março

Temporada
Até 15 de maio

Dias
6ª e sábado às 21h e domingo às 19h

Onde
TUCARENA - PUC-SP - Rua Monte Alegre, 1024 - Entrada pela Rua Bartira -Perdizes

Duração
60 minutos.

Indicação de faixa etária
Livre

EM BREVES
São Paulo recebe mais uma rodada de risadas e muito humor com a trupe da Cia Barbixas
A Cia. Barbixas de Humor apresenta o espetáculo "Em Breves". Formado por esquetes escritos e encenados pelos 3 integrantes do grupo: Anderson Bizzocchi, Daniel Nascimento e Elídio Sanna, a peça traz quadros que são sucessos na internet como "Santa Ceia" e "O Coiso" e outras situações absurdas e inexplicáveis do cotidiano que ganham a visão nonsense do grupo. O espetáculo que teve temporada de um ano em 2008 no Teatro Jaraguá, reestréia com novos esquetes originais. A companhia, que é amplamente reconhecida por seu espetáculo de improvisação Improvável, traz agora a público, a possibilidade de conhecer outras vertentes do grupo, com esquetes de humor não improvisadas.
Sobre a Cia Barbixas de Humor

Fundada em 2004, a Cia Barbixas de Humor tem influência, entre outros, da série cômica inglesa Monty Python; do ator e comediante britânico Rowan Atkinson, famoso pelo seu personagem Mr. Bean; do grupo português Gato Fedorento; dos espanhóis do El Tricicle e da dupla de australianos do Umbilical Brothers. O trio estreou com o espetáculo 'Onde está o Riso?' e, de lá para cá, fez com que as apresentações multimídias fossem sua marca registrada e parte do sucesso da trupe. Três anos depois, 'Em Breves' foi eleita uma das dez melhores peças de humor pelo Guia Estado de S. Paulo. Em 2010, venceu um dos mais importantes eventos de teatro do mundo: o Campeonato de Catch do Festival Internacional de Teatro de Bogotá. Este ano foi convidada a participar do 16º Festival de Teatro de Improvisação de Amsterdã, um dos mais antigos e tradicionais festivais de teatro da Europa.
SERVIÇO

Gênero
Comédia

Temporada
de 7 de abril a 05 de maio de 2011

Dias
Quintas-feiras às 21h30

Duração
70 minutos

Indicação de faixa etária
14 anos

Local
TUCA - Teatro da PUC-SP (Rua Monte Alegre, 1024 - Perdizes)
"RODA ARTÍSTICA"
DOUTORES DA ALEGRIA

Reunião de cenas extraídas do trabalho diário nos hospitais é levada ao palco bimestralmente para adultos e crianças.

Os Doutores da Alegria iniciam a temporada 2010 de sua tradicional Roda Artística. Reunião de cenas vividas e experimentadas nos hospitais, o espetáculo será apresentado no palco do Teatro Tucarena. A montagem, voltada para adultos e crianças, reúne 15 palhaços do elenco paulistano da ONG que, em duplas e trios, apresentarão esquetes criados a partir das visitas aos leitos pediátricos dos hospitais.

Com um elenco de cerca de 45 palhaços profissionais que atuam em hospitais públicos de São Paulo, Rio de Janeiro, Recife e Belo Horizonte, os Doutores da Alegria são reconhecidos em todo o país por seu profissionalismo e atuação inovadora. A organização recebeu o Prêmio Criança 1997 da Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança, foi incluída três vezes na lista das 100 melhores práticas globais da divisão Habitat da Organização das Nações Unidas e recebeu também o Prêmio Cultura e Saúde, concedido em junho de 2009 pelo Programa Cultura Viva, iniciativa conjunta dos Ministérios da Cultura e Saúde.
Onde
TUCARENA

Dias
01 de maio, 03 de julho, 28 de agosto e 30 de outubro

Horário
Domingos às 11h

Duração
60 min.

Recomendação
Livre

ENCONTROS DE DANÇA 2011
3ª EDIÇÃO - TERCEIRO ENCONTRO - ENTRADA GRATUITA
Intervenção
"O Japão está aqui?" (2008)
Companhia Flutuante
A performance de dança da Companhia Flutuante/Letícia Sekito " O Japão está aqui?" (2008) faz parte da trilogia de solos na qual Letícia Sekito pesquisa a construção da imagem do Japão aqui no Brasil, ao mesmo tempo que aborda a sua relação autobiográfica com o universo cultural japonês. O solo dá a sequência aos espetáculos "Disseram que eu era japonesa" (2004 - CCBB) e "E eu disse:" (2007), Prêmio Rumos Dança Itaú Cultural.
A performance de dança foi criada especialmente para a exposição "Tokyogaqui", a convite da curadora Christine Greiner, no contexto da comemoração ao Centenário da Imigração Japonesa no Brasil, com apoio da Fundação Japão/São Paulo. A artista criou esta performance antes de ir pela primeira vez ao Japão, por isso, trabalhou com "um Japão imaginário, virtual, um tanto ficcional e lúdico".

Lançamentos

"Corpos da Memória, narrativas da guerra na cultura japonesa do pós-guerra, 1945-1970", de Yoshikuni Igarashi é Professor Assistente de História na Universidade Vanderbilt.
E também da coletânea "IMAGENS DO JAPÃO:PESQUISAS, INTERVENÇÕES POÉTICAS, PROVOCAÇÕES", organizada por Christine Greiner e Marco Souza

Palestra

"Corpos da Memória", com Yoshikuni Igarashi (Nashville)
SERVIÇO
DATA
Terça-feira, 26 de abril de 2011.

LOCAL
Sala Ensaio (TUCA), Rua Monte Alegre, 1024
Perdizes - São Paulo - SP - Telefone:(11) 3670-8453

HORÁRIOS
A partir das 15h30

ENTRADA GRATUITA

Indicação de faixa etária
14 anos
Mostra PERFORMATeatro
A mostra que acontecerá entre os meses de maio e junho de 2011 no TUCA, representa uma retrospectiva de alguns dos trabalhos produzidos por esse Núcleo de Pesquisa e Criação Cênica nos últimos dez anos. Esses trabalhos - Silêncio, Descartes e Nativo - alguns deles apresentados no Brasil e no exterior, ainda que diferenciados em suas propostas e materiais de investigação, podem ser vistos como manifestações que emergem de um território híbrido que está em constante transformação, denominado como teatro performativo. Essa Mostra representa o primeiro passo de um projeto de implementação de um espaço destinado a produções experimentais no TUCA.
ESPETÁCULO SILÊNCIO
Esse espetáculo parte de uma situação aparentemente objetiva: o encontro num escritório entre um homem e uma mulher. Porém, através do desenvolvimento das ações e das falas executadas pelas personagens, falas essas que iniciam sempre com a palavra 'eu', percebe-se que estamos diante de um embate que envolve não uma problemática específica, mas diversos âmbitos da existência humana.
Dias de apresentação
21 e 29/05; 5,12,19 e 26/06 e 3 e 10/07

Duração
50 minutos
ESPETÁCULO DESCARTES
Um personagem fictício tenta materializara busca pela transparência de seu ser em seu figurino de plástico. Deslocando-se numa passarela de linóleo amarelo, iluminado pelos espectadores com lanternas e circundado por ovos brancos, ele age como um cego que finge ver, como alguém que parece saber para onde vai mas anda em círculos, como alguém que já não consegue manter o equilíbrio entre o pensar, o falar, o sentir, e o fazer. A luz aqui, operada pelos espectadores, ofusca mais do que revela, confunde mais do que esclarece, engana. O 'lugar' onde tal ser ficcional age é a encruzilhada entre o nascimento, a ilusão, a crença, a experiência, a reflexão e a morte.
Dias de apresentação
22/05; 4 e 18/06; e 02/07

Duração
40 minutos
ESPETÁCULO NATIVO

"O que é ser nativo hoje?" Essa performance, que teve sua estréia no Departamento de Performance Studies da Tisch School of the Arts - NYU (New York University), em 2010, partiu dessa questão. Porém, longe de tentar dar uma resposta a ela, buscou-se explorar na prática processos de materialização de um sentido especifico: o sentido de pertencimento.

Dias de apresentação
28/05; 11 e 25/06; e 10/07

Duração
40 minutos
SERVIÇO

Estréia
21 de maio de 2011

Temporada
Até 10 de julho de 2011

Dias e Horários
Sábados às 19h e Domingos às 17h

Duração
50 minutos

Local
Tuca - Sala Ensaio (Rua Monte alegre, 1024)

Indicação Etária
14 anos

Mais informações
ÓPERA LA SERVA PADRONA - REESTREIA DIA 30/04
A ópera cômica La Serva Padrona, de Pergolese será apresentada pela companhia Ópera Portátil, no Tuca.

O espetáculo em um ato faz sucesso no cinema ( filme de Carla Camurati) e nos palcos, pelo seu grau de comunicação com as peripécias de uma criada que quer se tornar patroa. A novidade é que desta vez a ópera será apresentada toda em português e a encenação está atualizada.

La Serva Padrona paz parte do ciclo de programação de óperas curtas no TUCA, que já apresentou em 2010, além da primeira versão de La Serva Padrona cantada em italiano, as óperas Bastião e Bastiana, de Mozart e Rita, de Donizetti.
O COMPOSITOR

Giovanni Baptista Pergolese (1710-1736)

Este compositor, de origem napolitana, destacou-se tal como muitos da mesma região, pelas suas criações operisticas, que em Nápoles encontravam um gênero especifico, o da "Ópera Buffa" (que significa ópera cômica) embora também tivesse composto obras instrumentais (ainda que poucas), e religiosas. Possuidor de uma grande habilidade melódica e de grande maestria harmônica e de contraponto, as suas criações destacam-se pela sua elegância e beleza extremamente sedutoras, e pela sua aguda expressividade sentimental (principalmente no "Stabat Mater").

No ano de 1731, quando Pergolesi contava somente vinte e um anos, estreou no Teatro São Bartolomeu a sua mais famosa ópera, chamada "La Serva Padrona". Desde então obteve um imenso sucesso, e a 4 de Outubro de 1746 a obra estreava em Paris. Tal sucesso não é nada inesperado: o argumento é simples, divertido e leve, e principalmente a música representa o aperfeiçoamento máximo da ópera napolitana, com recitativos expressivos e ricos, e árias espirituosas de uma qualidade insuperável.

A sua outra obra mais marcante é o "Stabat Mater", obra que segundo uma lenda, mais romântica que outra coisa qualquer, foi a sua última, estreada pouco antes da sua morte. Este trabalho foi aquele que foi reinterpretado durante mais tempo, e aquele que mais se difundiu por toda a Europa, espalhando o nome deste compositor causando admiração por toda Europa.
A vida de Pergolesi, apesar de curta, foi no entanto frutuosa: com duas obras-primas como "La Serva Padrona" e o "Stabat Mater" revolucionou o mundo da música, deixando o seu nome hoje gravado nas páginas da história da música.
SINOPSE

Uberto é um senhor que tem como criada uma jovem órfã, Serpina, que trabalha nos serviços de sua casa. Apesar dele ter criado Serpina desde pequena, ele sente atração por ela. De outra forma, Serpina é uma serva que toma atitudes de muita liberdade dentro da casa, inclusive, não só enfrentando o mordomo Vespone que é mudo, como a Uberto, não fazendo os serviços, como fazer o café da manhã, não completar os serviços de limpeza, almoço, etc. Com o passar da trama os fatos tomam um rumo em que Uberto percebe que Serpina pode se transformar em sua esposa, e assim tornar-se Patroa, o que obviamente ela desejava já há muito tempo. O que o impede de assumir o amor, até então, é a diferença social entre eles. Em uma das árias, por exemplo, ele pensa "ela é uma serva e eu sou o patrão", mas admite que não será o primeiro patrão a casar com uma serva. Uberto, tem personalidade simples e após uma trama arquitetada por Serpina e auxílio de Vespone, acaba caindo e se vê obrigado pelo amor a se casar com ela.
SERVIÇO

Estréia
30 de abril de 2011

Temporada
Até 14 de maio

Dias e Horários
Sábados às 17h

Duração
50 minutos

Local
Tuca - Sala Ensaio (Rua Monte alegre, 1024)

Indicação Etária
12 anos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ultima Postagem

Conheça um destino exclusivo com opções de pousadas diferenciadas

Fernando de Noronha tem o mais belo conjunto de praias do Brasil Prepare-se para uma viagem de sonho em um destino exclusivo: Fernando de No...