quinta-feira, 8 de maio de 2014

Circuito Sesc de Artes chega a São Sebastião neste fim de semana


Estão confirmadas atrações de Dança, Artemídia, Literatura, Circo, Teatro e Música

Neste sábado chega a cidade o Circuito Sesc de Artes. O evento está programado para acontecer das 17h às 22h, no Anfiteatro do Complexo Turístico da Rua da Praia. Toda a programação é gratuita e tem o apoio da Prefeitura de São Sebastião por meio da Secretaria de Cultura e Turismo.

A proposta é intervir positivamente no cotidiano de cidades do interior e democratizar o acesso à cultura por meio de trabalhos de qualidade em diversos segmentos artísticos. A programação ocorre, prioritariamente, em municípios onde o Sesc não está instalado com suas unidades operacionais, ocupando ruas e praças, fato que reforça a ideia do espaço público ser um local de convivência e de encontro.

Estão confirmadas atrações de Dança, Artemídia, Literatura, Circo, Teatro e Música. Os artistas que se apresentam em São Sebastião são dos estados de São Paulo, Minas Gerais e Santa Catarina.

Programação

O espetáculo de Dança “Faça Algum Barulho”, da Rui Moreira Cia de Danças (MG), é uma das atrações confirmadas. Na apresentação dois “andançarinos” - dançarinos andantes – são confrontados por suas diferenças de expressão. De um lado, dança tradicional; de outro, dança urbana contemporânea.


Já representando a Artemídia, o “Fab Trailer”, de Marcio Ambrosio (SP). Uma plataforma móvel de criação artística, coletiva e participativa, o“Fab Trailer”: oficina,ateliê, estúdio, palco e estrutura de projeção tem a proposta de abrir uma nova percepção na criação e difusão do cinema de animação, utilizando novas tecnologias.

No “Fab Trailer”, as pessoas criarão animações pensando no suporte de projeção, valorizando a criatividade do conteúdo. O resultado deste processo, realizado dentro do trailer, será projetado na técnica de mapping (texturização no veículo) e será o palco de apresentação das animações criadas coletivamente pelos participantes.Ao final, o “Fab Trailer” transforma-se em cinema ao ar livre, com a apresentação das animações realizadas pelo próprio público.

Para os apaixonados por Literatura, a Cia Circo de Trapos apresenta o “Refresco de Rimas”. Dois artistas sorveteiros circulam pela praça com suas caixas de isopor, onde se lê “Palavras Refrescantes”.Há de tudo na caixa, em matéria de propostas poéticas:poesias prontas, inacabadas, trágicas ou engraçadas.As palavras que dão origem às poesias criadas junto com o público saem dos palitos de sorvete ou são pescadas em meio aos passantes. Com Marco Ponce e Fabiana Alves.

Já o espetáculo circense “Cabaré de Números Raros”, será apresentado pelos Artistas da Cooperativa Brasileira de Circo (SP). O “Cabaré” apresenta ao público números circenses que já não estão mais no cotidiano dos circos, mas que preservam a tradição.

A peça teatral “Júlia”, do Grupo de Teatro Cirquinho do Revirado (SC) também é uma das atrações. O espetáculo conta a história de Júlia, uma mulher das ruas, e Palheta, seu fiel escudeiro. Cúmplices na amizade, nos números artísticos e na linguagem, o casal arranca risos.

E para encerrar a noite, o show musical fica por conta do Cordão CarnavalescoZiriguidum(SP). Paulistano do bairro do Bom Retiro, Osvaldo Barros, o “Osvaldinho da Cuíca”, nasceu em pleno carnaval de 1940e transformou-se em referência do samba em São Paulo.Em 2000, fundou o Cordão Carnavalesco Ziriguidum, que resgata antigas marchinhas e canções de carnaval.

Neste show, a ideia é brincar o carnaval retomando a tradição dos cordões, que traziam instrumentos de sopro e cordas, além da percussão, baliza, porta-estandarte e a Corte Negra, grupo que percorria o desfile trajando roupas da corte portuguesa.

Osvaldinho da Cuíca é cantor, compositor, sambista, ritmista e passista. Já Tocou com Adoniran Barbosa (1910-1982) e foi intérprete de samba-enredo da Gaviões da Fiel, quando a escola ainda era um bloco.

O evento

A edição 2014 do Circuito Sesc de Artes passará por 102 cidades do interior, litoral e Grande São Paulo, reunindo espetáculos e intervenções artísticas. Voltada para todas as idades, as apresentações, ocorrem em espaços públicos das cidades. São 18 unidades do Sesc mobilizadas no estado de São Paulo para realizar uma programação itinerante que possibilita ao público ter acesso a 591 apresentações, de 66 trabalhos de 370 artistas brasileiros e estrangeiros. No total serão 510 horas de programação.

Nesta edição, a ação do projeto, que tem o intuito de enfatizar o encontro e a troca simbólica entre às pessoas, se intensificou por meio da plataforma online. Além das programações, o Circuito Sesc de Artes também acontecerá na plataforma online com conteúdos exclusivos publicados diariamente que possibilitarão que o público interaja com fotos e comentários.

Serviço

O Circuito Sesc de Artes acontece sábado (10), das 17h às 22h, no Anfiteatro do Complexo Turístico, Av. DR. Altino Arantes, S/N, Rua da praia, Centro. Aberto ao público. Gratuito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário