29 de agosto de 2009

FILE 2009 PRORROGADO ATÉ SETEMBRO

Por Fellipe Abdalla

A 10ª. Edição da Feira Internacional de Linguagem Eletrônica, o FILE, é a oportunidade dos amantes de arte, música e tecnologia verem e sentir esses três elementos misturados e interagindo com o espectador.

Prorrogado até o dia 20 de setembro no prédio da FIESP na Avenida Paulista no. 1313, a feira mostra obras de 300 artistas do mundo inteiro, incluindo workshops, performances, jogos de realidade virtual e detalhe: de graça!

Comemorando os dez anos no Brasil, o FILE apresentou no dia 30 de julho a transmissão do primeiro longa-metragem em tecnologia 4K, que se trata de uma projeção com qualidade quatro vezes maior do que a HD, e chega a ser 25 vezes maior do que a televisão convencional. O filme “Enquanto a Noite não Chega”, do diretor Beto Souza, foi exibido simultaneamente para a Universidade da Califórnia em San Diego e para a Universidade de Keio no Japão tornando o nosso país pioneiro nesse tipo de projeção de alta qualidade.

Na semana de abertura do evento, a grande atração foram as diversas apresentações realizadas no FILE Hipersônica, onde os artistas puderam mostrar ao público performances de interação com suas obras eletrônicas. Projeções controladas por um laptop que “interpreta” a vibração do ambiente e até um vídeo game Wii servindo de ferramenta para a concepção de uma nova obra fizeram com que os espectadores pudessem ver a criação de arte através da tecnologia.

Mas para aqueles que não se contentam apenas em assistir e querem participar ativamente da idéia de ver a uma peça de arte interagindo consigo mesmo, o que vale é ir ao salão do FILE Mídia Arte onde é possível brincar, experimentar, tocar e sentir as sensações causadas em cada instalação. Lâmpadas que se acendem conforme a ação daquele que assiste, projeções que “conversam” com quem passa em sua frente e um scanner que tira uma cópia do seu corpo inteiro são algumas das peças expostas no salão térreo da FIESP.

A comemoração dos dez anos de FILE no Brasil mostra que público brasileiro se interessa por essa vertente da arte e atraí cada vez mais jovens e velhos artistas a ingressar nesse universo mágico e irrestrito de fundir realidade com virtualidade. Para aqueles que ainda não puderam ver, não percam a oportunidade! A exposição estará aberta as segundas das 11h às 20h, de terça a sábado, das 10h às 20h e aos domingos, das 10h às 19h. Entrada Franca!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ultima Postagem

Conheça um destino exclusivo com opções de pousadas diferenciadas

Fernando de Noronha tem o mais belo conjunto de praias do Brasil Prepare-se para uma viagem de sonho em um destino exclusivo: Fernando de No...