27 de fevereiro de 2010

CONSERVATÓRIO MUSICAL BEETHOVEN INICIA CURSO TÉCNICO DE MÚSICA POPULAR EM MARÇO


      Com aulas duas vezes por semana, que duram quatro horas e meia no total, o Conservatório Musical Beethoven iniciará, em março, mais um Curso Técnico de Música Popular para quem pretende se profissionalizar em música.
            “A duração desse curso é de três anos e, no decorrer dele, os alunos conhecem vários instrumentos como piano, baixo, bateria, guitarra, sopros e metais, além de descobrirem e terem contato com o canto e a percussão através de aulas complementares”, diz Alexandre Oliveira, coordenador pedagógico do curso técnico popular.
            Para entrar nesse curso, é necessário ter feito um curso livre de música e tocar um instrumento – além de aulas básicas de teoria que o próprio Conservatório Musical Beethoven fornece. “Quem quer fazer o curso deve estar preparado para uma série de descobertas, que vão desde como trabalhar em conjunto até a certeza de que para se tornar músico são necessárias disciplina e dedicação. O músico é um profissional que precisa estar atento a tudo, por isto a importância de aulas como História da Música, por exemplo. Saber ler bem partituras aumentará suas chances de enfrentar o mercado de trabalho”, continua ele.
            Durante o Curso Técnico de Música Popular, o aluno assistirá aulas de nove matérias que serão ministradas no decorrer dos três anos de aprendizado. São elas: Harmonia, Percepção, História, Técnica Vocal, Arranjo, Prática de Banda, Percussão, Rítmica e Contra Ponto. “O aluno que faz guitarra ou piano, por exemplo, necessita das aulas de percussão para desenvolver outras habilidades. A percussão melhora a noção de ritmo e, com isso, a leitura rítmica da partitura também melhora”, diz Alexandre.
            As aulas são divididas em teóricas e práticas. As primeiras são ministradas em um dia da semana e habilitam o aluno a ler, interpretar e analisar peças musicais. As segundas, dadas em outro dia da semana, levam o aluno a se especializar em seu instrumento, além de descobrir outros. “A finalidade é desenvolver a habilidade e o potencial de cada um. O aluno não deve imaginar que o Curso Técnico de Música Popular é o final para se ter uma carreira, mas sim um ótimo meio. Tudo na vida é aprendizado e com o curso, o aluno terá condições de iniciar uma carreira, se desenvolver nela e, até, quem sabe, ingressar em uma faculdade. Tivemos alunos aqui, até jovens, que saíram já com CD gravado, ou partindo para excursões em bandas nas quais eles conseguiram contato através do Conservatório. Isso é muito importante para quem quer viver de música”, afirma o coordenador pedagógico.
            Segundo ele, o aluno vai aprender muito com o contato com os professores. “Além de bons profissionais, os professores transmitem a necessidade da disciplina no dia a dia, insistem no estudo diário do que ensinam nas aulas e demonstram, com a vida profissional que possuem que, para ser músico, é necessário muita persistência e estudo porque treino é tudo nessa área”, comenta Alexandre.
            Os professores que ministram as aulas são profissionais experientes, atuantes no mercado e especializados em suas matérias, e o mais importante do curso, segundo o Alexandre, não está só na capacitação de profissionais e, sim, em formar público que aprecie boa música. “Já tivemos alunos que desconhecia vários dos compositores da nossa MPB. Com o passar do tempo, aprenderam a apreciar Djavan, Caetano, Chico Buarque, Tom Jobim, entre outros, criando identidade musical com o país que nasceram”, continua.
            Outra boa possibilidade que o Curso Técnico de Música Popular proporciona está no contato com profissionais de qualidade do mercado. “Se o aluno estiver atento, ele sai pronto para ser um produtor musical, gravar em estúdio, tocar em bancas, shows, eventos, casamentos, fazer arranjos entre outros. Se ele tem problemas em se interagir com outros profissionais, o próprio curso leva a isso, formando bandas no próprio Conservatório Musical Beethoven para que a desinibição e o sentido de equipe apareçam naturalmente”, finaliza Alexandre.
            O próximo Curso Técnico de Música Popular se iniciará em março – as inscrições já estão abertas e há exame seletivo e entrevista. O Conservatório Musical Beethoven fica na Rua Bento Frias, nº. 135, Pinheiros, e maiores informações podem ser obtidas pelos telefones 3815.7960 e 3031.9057. Site www.beethoven.art.br

Um comentário:

  1. parabens pelo blog...
    Na musica country VIRGINIA DE MAURO a LULLY de BETO CARRERO vem fazendo o maior sucesso com seu CD MUNDO ENCANTADO em homenagem ao Parque Temático em PENHA/SC. Asssistam no YOUTUBE sessão TRAPINHASTUBE, musicas como: CAVALEIRO DA VITÓRIA, MEU PADRINHO BETO CARRERO, ENTRE OUTRAS...
    é o sonho eterno de BETO CARRERO e a mão de DEUS.

    ResponderExcluir

Ultima Postagem

Daniel realiza show especial “Daniel 40 Anos Celebra João Paulo & Daniel” na Vibra São Paulo

Apresentação contará com participação de Jéssica Reis, filha de João Paulo Texto: Redação Foto: Will Aleixo O cantor Daniel segue na estrada...