30 de março de 2010

Espetáculo com 250 figurantes marca encenação da Paixão e Morte de Cristo em Congonhas


Teatro, procissão, tapetes e uma grande estrutura de palco é montada para encantar turistas e moradores da cidade durante a Semana Santa. Programação é de 28/3 a 4/4

Nas comemorações da Semana Santa em Congonhas, o encontro da beleza, do encanto, religiosidade e cultura é potencializado. Neste período, o município, que é Patrimônio Cultural Mundial e fica a 75 km de Belo Horizonte, reúne 250 artistas em palcos montados especialmente para a representação das principais cenas da vida de Jesus. Realizada há 40 anos, esta encenação encanta os cerca de 30 mil espectadores desta comemoração religiosa e cultural. E, claro, na Cidade dos Profetas, as esculturas de Aleijadinho dão ao evento beleza única e charme especial para compor um dos principais cenários da encenação. A programação (veja abaixo) começa neste Domingo de Ramos, dia 28, e prossegue até a Páscoa, no dia 4 de abril.

Uma grande estrutura, que ocupa cerca de 200 metros, é montada todos os anos na  praça do Santuário Bom Jesus do Matosinhos, em frente ao Adro dos Profetas. São quatro grandes palcos interligados por passarelas. Essa estrutura permite um envolvimento maior e a aproximação do público com o espetáculo. Em frente ao Adro dos Profetas é encenada a crucificação de Cristo, seguida do Sermão do Descendimento da Cruz e procissão do Senhor Morto.

Há ainda outros três palcos, que conjugados com a frente e a escadaria da Matriz Nossa Senhora da Conceição, formam o cenário para a encenação da Santa Ceia e Lava Pés.

Toda a produção e figurino são baseados no Barroco e no acervo artístico da cidade. As capelas dos Passos da Paixão de Cristo, com obras de Aleijadinho e pinturas de artistas barrocos, servem de referência. No figurino, por exemplo, são reproduzidas as cores usadas nas esculturas e pinturas das capelas.

Tapetes – Como manda a tradição mineira, os famosos tapetes de serragem também são confeccionados.  Moradores e entidades passam a noite confeccionando os tapetes para o domingo de Páscoa. Eles são feitos a partir de desenhos elaborados por artistas plásticos da cidade. A cada ano, um tema diferente. A Associação dos Amigos do Movimento Artechão (Amarte) coordena esta tradicional tarefa.

Durante toda a semana, é realizada a exposição com os tapetes no salão da Basílica do Bom Jesus para que os turistas possam apreciar.

Concerto abre as comemorações – Uma semana antes da encenação, sempre é realizado o Concerto da Paixão, com músicas e temas do período colonial barroco. Figurantes participam desta apresentação. Esse evento também ajuda a criar uma atmosfera e reforça a identidade da Semana Santa de Congonhas.

Participam do concerto três corais, sendo dois de Congonhas e um de Entre Rios, município vizinho. Todos são regidos pelo maestro José Herculano Amâncio.

Congonhas possui sete hotéis, três pousadas e uma área de camping para receber os turistas.

PROGRAMAÇÃO – SEMANA SANTA EM CONGONHAS - MG
DE 28 DE MARÇO A 4 DE ABRIL DE 2010

28 DE MARÇO - DOMINGO DE RAMOS

7h - Na Basílica do Senhor Bom Jesus, bênção e distribuição de Ramos. Procissão com os Ramos bentos e cânticos de Hosana ao Filho de Davi, encerrando-se com a celebração da Santa Missa nas escadarias da Matriz de Nossa Senhora da Conceição.
7h30 - Celebração – Comunidade Vila Cardoso.
8h - Bênção de Ramos na comunidade do Alto Maranhão.
9h30 - Procissão de Ramos e Missa – Matriz Mãe da Igreja.
10h - Santa Missa na Basílica do Senhor Bom Jesus.
15h - Celebração – Comunidade Vila Cardoso.
18h - Santa Missa na Matriz de Nossa da Conceição.
19h - Santa Missa na Matriz de São José e na Basílica do Senhor Bom Jesus.
19h30 - Procissão de Ramos e Missa – Comunidade Vila Cardoso.
20h - Encenação bíblica na Praça da Basílica do Senhor Bom Jesus.

29 DE MARÇO - SEGUNDA-FEIRA SANTA

6h30 - Santa Missa na Basílica do Senhor Bom Jesus.
7h - Santa Missa na Matriz de São José.
19h - Celebração – Comunidade Lobo Leite.
19h - Santa Missa na Matriz de Nossa Senhora da Conceição. Em seguida, procissão com a imagem do Cristo
Flagelado até a Praça da Basílica do Senhor Bom Jesus, com o Sermão do Pretório proferido pelo Diácono Marcelo Batista Andrade Lima.

30 DE MARÇO - TERÇA-FEIRA SANTA

6h30 - Santa Missa na Basílica do Senhor Bom Jesus.
7h - Santa Missa na Matriz de São José.
18h30 - Santa Missa na Basílica do Senhor Bom Jesus. Em seguida, procissão com a imagem do Senhor dos Passos até a Matriz de Nossa Senhora da Conceição. Apresentação das figuras bíblicas e o Sermão do Encontro.
19h - Celebração na Igreja do Rosário e procissão com a imagem de Nossa Senhora das Dores até a Matriz de Nossa Senhora da Conceição.
19h - Celebração – Comunidade Vila Marques.

31 DE MARÇO - QUARTA-FEIRA

6h30 - Santa Missa na Matriz de Nossa Senhora da Conceição e na Basílica do Senhor Bom Jesus.
7h - Santa Missa na Matriz de São José.
15h - Santa Missa na Basílica do Senhor Bom Jesus.
19h - Celebração - Comunidade Ipiranga
19h - Santa Missa na Matriz de Nossa Senhora da Conceição. Em seguida, procissão com a imagem de Nossa Senhora das Dores e sermão das Sete Dores de Maria.
21h - Encenação bíblica na Praça da Basílica do Senhor Bom Jesus.

01 DE ABRIL - QUINTA-FEIRA SANTA

16h - Santa Missa na Basílica do Senhor Bom Jesus.
19h30 – Celebração da Santa Missa e Lava-pés na escadaria da Matriz de Nossa Senhora da Conceição. Em seguida, adoração do Santíssimo Sacramento no interior da igreja até as 24 horas.
20h30 – Celebração - Instituição da Eucaristia, Adoração do Santíssimo até as 24h – Matriz Mãe da Igreja
20h30 - Encenação bíblica na Praça da Matriz de Nossa Senhora da Conceição

02 DE ABRIL - SEXTA-FEIRA SANTA

7h - Caminhada da Via Sacra, saindo da Matriz de Nossa Senhora da Conceição em direção à Matriz de São José.
15h - Ação Litúrgica, nas Matrizes, e na comunidade do Pires. Celebração da Paixão do Senhor Jesus Cristo, com as leituras da Palavra de Deus, Oração Universal, Adoração de Jesus Crucificado e Comunhão Eucarística.
19h - Na Basílica do Senhor Bom Jesus, encenação da Condenação, Paixão e Morte de Cristo. Sermão do Descendimento da Cruz proferido pelo Pe. José Geraldo de Oliveira. Em seguida, Procissão do Enterro até a Matriz de Nossa Senhora da Conceição.

03 DE ABRIL - SÁBADO SANTO

20h - Vigília Pascal nas Matrizes e na comunidade do Pires, com a Bênção do Fogo, do Círio Pascal, Leituras Bíblicas, Canto do Aleluia, Bênção da Água Batismal, Celebração do Batismo, Renovação das Promessas Batismais e
Celebração da Páscoa.

04 DE ABRIL - DOMINGO DA RESSURREIÇÃO

5h30 - Na escadaria da Matriz de Nossa Senhora da Conceição, Missa da Ressurreição e solene procissão da Páscoa, com o Cristo Ressuscitado presente na Eucaristia até à Basílica do Senhor Bom Jesus.
07h30 - Celebração – Comunidade Santa Rita.
09h30 - Celebração – Matriz Mãe da Igreja.
9h30 - Santa Missa na Matriz de São José e na comunidade do Pires, com a procissão do Santíssimo Sacramento.
10h - Santa Missa na Basílica do Senhor Bom Jesus. Em seguida, encenação bíblica da Ressurreição de Cristo.
16h - Celebração - Comunidade Santa Mônica
18h - Procissão do Triunfo de Nossa Senhora, saindo da Basílica do Senhor Bom Jesus e Santa Missa da Páscoa na
Praça da Matriz de Nossa Senhora da Conceição. Em seguida, encenação bíblica da Ressurreição de Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ultima Postagem

Pressão alta tem aumento de incidência entre mais jovens e idosos

Especialista alerta que doença é silenciosa e destaca a importância da medição da pressão regularmente De acordo com dados do Ministério da ...