28 de março de 2010

Som Livre lança CD e DVD Jon Secada - Stage Rio


Gravado no Rio, trabalho traz hits como “Angel”, “Just Another Day (Without You)” e “If You Go”

 O cantor cubano radicado nos Estados Unidos fará turnê pelo Brasil em abril

Só com sua estréia solo em disco, em 1992, ele vendeu seis milhões de cópias. Espalhou hits pelo mundo e consagrou-se como um dos maiores astros latinos da história do pop. Agora, Jon Secada está de volta, com um presente para os brasileiros. Gravado na noite de 5 de junho, no palco do Vivo Rio, o DVD Jon Secada – Stage Rio promove o reencontro do cantor e compositor cubano com o público que tanto carinho lhe dedicou ao longo da carreira – e que fez dele um dos artistas mais tocados nas rádios e TVs. É só ele abrir a boca pela primeira vez, numa interpretação do sucesso “Stop”, que a casa vai abaixo: parece que o tempo não passou, pois lá está o cantor, completamente em forma, pronto para iniciar uma viagem de volta ao melhor da música dos anos 90. Senhoras e senhores: eis aí então, ao vivo e em cores, Jon Secada!
Nascido em Havana, em 1962, Juan Francisco Secada Martinez chegou com a família a Miami aos nove anos de idade. Com a música no sangue, esse fã de Stevie Wonder, Elton John, Barry Manilow e Marvin Gaye foi estudar jazz na universidade local, onde se formou com louvor. Não demorou muito, caiu nas graças da musa do pop latino, Gloria Estefan, que o chamou para cantar e compor algumas canções para o seu disco de 1991, Into The Light. Uma delas bateu no número um das paradas: “Coming Out of The Dark”, que Juan (ou melhor, Jon, que é como ele assina desde 1990) recria só no piano-e-voz. Mais tarde, em seus shows, Gloria abriria espaço para que o rapaz saísse do cantinho que ocupava como backing vocal e cantasse sozinho uma de suas músicas. Era “Always Something”, que ele gravou na fase solo e que também comparece aqui no DVD, com suingue latin-funk.
Mas o ano de Jon Secada seria mesmo 1992, quando lançou seu primeiro disco solo, Jon Secada. Quem estava lá lembra bem do estrago que “Just Another Day” – um fino R&B com o mais latino dos sabores – fez nas paradas (do Brasil, inclusive, onde foi a sétima música mais tocada daquele ano). É lógico que ela não poderia ficar de fora do DVD, junto com outros grandes sucessos daquele disco, como “Do You Believe in Us”, “Angel”, “I’m Free” e “Always Something”. De seu CD seguinte, Heart, Soul & a Voice, de 1994, Jon relembra os hits “Mental Picture” e “If You Go” – no qual o público se esbalda de dançar.
Já de Secada, disco de 1997, está lá o sucesso “Too Late, Too Soon”, com participação do coletivo percussivo carioca Monobloco. E do CD Better Part of Me, de 2000, vêm “Stop” e “Lost Inside your Heart”, que Jon canta num dueto de arrepiar os cabelos do braço com a brasileira Marina Elali, estrela revelada no reality show Fama. A música, por sinal, já está na trilha da novela da TV Globo, Viver a Vida, de Manoel Carlos. É um dos grandes números de Secada como cantor – e o cara, diga-se de passagem, já dividiu vocais com sumidades do bel canto como Luciano Pavarotti e Frank Sinatra.
Marina Elali volta à cena, junto com o Monobloco, em um número muito especial do DVD: a canção “Só Te Ver Sorrindo”, versão em português (feita pela cantora) de “Dejame Quererte”, do próprio Jon Secada. É um dos bons momentos do compositor, que ainda bate um bolão interpretando, sozinho ao piano, “She’s All I Ever Had” – pouca gente sabe, mas a balada, um grande sucesso do ex-Menudo Ricky Martin, foi feita por Secada em parceria com George Noriega e o também ex-Menudo Robi Rosa. A apaixonada “Window To My Heart” e “Free” completam o repertório do álbum – um DVD que mata as saudades que o público sentia de Jon Secada e que abre o caminho para uma turnê brasileira do cantor. Prova de que o talento resiste à passagem dos modismos, Jon Secada volta cheio de amor e balanço para dar, em um dos momentos mais inspirados de sua carreira.

Um comentário:

  1. Ele é muito bonito e talentoso tambem! tao bonito qto a suas musicas !!!!!!!!!!

    ResponderExcluir

Ultima Postagem

Abarth Fastback e o delicioso ronco esportivo do motor

Comemoramos os 75 anos da marca avaliando o modelo que tem motorização turbo com 185 cavalos de potência Texto: Sérgio Dias Fotos: Sérgio Di...