8 de maio de 2010

CD NOEL ROSA – 100 ANOS DE CELEBRAÇÃO


Coletânea reúne grandes sucessos do sambista carioca, como “Conversa de Botequim”, “Com Que Roupa” e “As Pastorinhas”

Filósofo do samba, poeta da Vila, Noel Rosa é um dos mais importantes nomes da história da música brasileira. Em cerca de sete anos de uma prolífica carreira musical – que durou dos seus 20 aos 26 anos -, o sambista carioca compôs 259 canções. Suas letras atravessaram gerações e ainda hoje são reconhecidas como obras-primas. Em homenagem ao centenário do compositor de Vila Isabel, que completaria 100 anos em dezembro de 2010, a Som Livre lança o CD Noel Rosa – 100 Anos de Celebração, coletânea que reúne grandes sucessos de Noel interpretados por nomes como Chico Buarque, Martinho da Vila, Caetano Veloso, Baden Powell, Zeca Pagodinho, Clara Nunes, Maria Bethânia, Alcione e Beth Carvalho, entre muitos outros.
         Das célebres parcerias, Noel Rosa – 100 Anos de Celebração traz músicas compostas por Noel ao lado de Francisco Alves, João de Barro (Braguinha), João Mina, André Filho e Vadico. “Onde está a honestidade?” e “Adeus” – ambas de Noel e Alves – aparecem, respectivamente, em gravação de Beth Carvalho para seu disco Pandeiro e Viola (1975), e em versão de Toquinho e Vinicius para o álbum Vinicius/ Toquinho (1975). Resultado de alterações feitas por João de Barro (pseudônimo adotado por Braguinha) na marcha “Linda Pequena”, de autoria dos dois, o clássico “As Pastorinhas” está presente em interpretação do grande violonista brasileiro Baden Powell. Já o samba “De Babado...”, composto por Noel e João Mina, e gravado em 1936 com Marília Batista e acompanhamento de Pixinguinha e sua orquestra, entra para a coletânea nas vozes de Alcione e João Nogueira, enquanto Chico Buarque canta “Filosofia”, criada por Noel e André Filho em 1933 e regravada por Chico para seu LP Sinal Fechado (1974).
         Destaque para as composições de Noel Rosa e Vadico, pianista paulistano e um dos seus mais constantes parceiros. Das 18 faixas da coletânea, quatro são da dupla. Inspirada em uma das namoradas do poeta da Vila, “Feitio de Oração”, de 1933, entra para Noel Rosa – 100 Anos de Celebração em versão gravada por Clara Nunes em 1971. Martinho da Vila marca presença com “Feitiço da Vila”, canção de 1934, fruto da rixa entre Noel e o sambista Wilson Batista. (O desentendimento ainda renderia “Palpite Feliz”, dessa vez composta apenas por Noel, em resposta ao samba criado por Batista para rebater “Feitiço”, e aqui presente na voz da cantora Joyce Moreno.) Crônica da vida no Rio de Janeiro nos anos 20/30, o sucesso “Conversa de Botequim”, de 1935, aparece em interpretação de Moreira da Silva para o LP Conversa de Botequim (1966). Caetano Veloso completa a seleção de parcerias de Noel Rosa e Vadico com “Pra Que Mentir”, música inspirada no grande amor de Noel, a jovem dançarina de cabaré Ceci, e gravada pelo cantor baiano para o álbum Totalmente Demais (1986).
O CD Noel Rosa – 100 Anos de Celebração reserva ainda outras interpretações de clássicos do sambista carioca. Caetano emplaca mais uma música, dividindo com Zeca Pagodinho o primeiro grande sucesso de Noel, “Com Que Roupa”, de 1930. Zeca Pagodinho não fica atrás e também marca presença em mais uma faixa, “Fita Amarela”, de 1933, assim como Ney Matogrosso, que entra para a coletânea com “Três Apitos” e “Último Desejo” – a segunda, ao lado do violonista Rafael Rabello, com quem gravou o CD À Flor da Pele (1990). Uma das obras mais conhecidas de Noel Rosa, “Último Desejo” foi ditada no leito de morte para Vadico, que recebeu a incumbência de entregar a letra à Ceci, junto com a notícia do falecimento de Noel. Tom Jobim, João Nogueira, Maria Bethânia e Roberta Sá completam a homenagem. O maestro soberano contribui com “João Ninguém”, do songbook produzido por Almir Chediak no início dos anos 90, e João Nogueira reforça sua participação com “Gago Apaixonado”, do seu disco E lá vou eu (1974). Por fim, Bethânia contribui com “Meu Barracão”, do LP Maria Bethânia canta Noel Rosa (1965), enquanto Roberta Sá, representando a nova geração de cantoras brasileiras, canta “O X do Problema”.

FAIXAS:
1) FEITIÇO DA VILA (Noel Rosa / Vadico) MARTINHO DA VILA
2) FITA AMARELA (Noel Rosa) ZECA PAGODINHO
3) DE BABADO... (Noel Rosa / João Mina) ALCIONE E JOÃO NOGUEIRA
4) FILOSOFIA (Noel Rosa / André Filho) CHICO BUARQUE
5) JOÃO NINGUÉM (Noel Rosa) TOM JOBIM
6) ÚLTIMO DESEJO (Noel Rosa) NEY MATOGROSSO E RAFAEL RABELLO
7) ONDE ESTÁ A HONESTIDADE? (Noel Rosa / Francisco Alves) BETH CARVALHO
8) MEU BARRACÃO (Noel Rosa) MARIA BETHÂNIA
9) FEITIO DE ORAÇÃO (Vadico / Noel Rosa) CLARA NUNES
10) PALPITE INFELIZ Ao Vivo (Noel Rosa) JOYCE MORENO
11) ADEUS (Noel Rosa / Francisco Alves) TOQUINHO E VINÍCIUS DE MORAES
12) CONVERSA DE BOTEQUIM (Noel Rosa / Vadico) MOREIRA DA SILVA
13) AS PASTORINHAS (João de Barro / Noel Rosa) BADEN POWELL
14) PRA QUE MENTIR Ao Vivo (Vadico / Noel Rosa) CAETANO VELOSO
15) TRÊS APITOS Ao Vivo (Noel Rosa) NEY MATOGROSSO
16) O X DO PROBLEMA Ao Vivo (Noel Rosa) ROBERTA SÁ
17) GAGO APAIXONADO (Noel Rosa) JOÃO NOGUEIRA
18) COM QUE ROUPA Ao Vivo (Noel Rosa) CAETANO VELOSO E ZECA PAGODINHO

SERVIÇO:
CD NOEL ROSA – 100 ANOS DE CELEBRAÇÃO
Faixas: 18
Preço: R$ 24,90

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ultima Postagem

Já é tempo de planejar as férias com o seu pet

Garantir uma experiência segura e livre de preocupações durante os períodos fora de casa é fundamental Texto:  Sérgio Dias Fotos: Pixabay Qu...