19 de junho de 2010

CD Chico Buarque - Perfil Vol.2

Coletânea reúne canções como “Quem Te Viu, Quem Te Vê”, “Morena da Angola”, “Bye, Bye, Brasil”, “Piano na Mangueira” e “O Meu Amor”


Um dos mais importantes artistas brasileiros, Chico Buarque faz sucesso em diferentes formas de arte: na literatura, no teatro, no cinema, nas “peladas” de domingo e, é claro, na música. Ao longo de 44 anos de carreira – contados a partir do seu primeiro disco, Chico Buarque de Hollanda (1966) -, compôs canções que foram além do seu tempo e ainda hoje são admiradas por pessoas de diferentes gerações, inclusive jovens que nem sonhavam em vir ao mundo na época em que essas músicas foram criadas. Após o sucesso do primeiro Perfil (2003) lançado em sua homenagem, a Som Livre dá continuidade à série e apresenta este mês o segundo volume dedicado a Chico Buarque. No repertório, clássicos como “Quem Te Viu, Quem Te Vê”, “Morena da Angola” e “Piano na Mangueira”, com participação de Tom Jobim.

Apresentada ao público pela primeira vez em 1967, no Pra Ver a Banda Passar – musical comandado por Chico e Nara Leão -, “Quem Te Viu, Quem Te Vê” abre o Perfil. Além da canção, presente no LP Chico Buarque de Hollanda – Vol. 2 (1967), a coletânea traz outras representantes da carreira do cantor no fim dos anos 60 e início dos 70, período em que se auto-exilou na Itália. Entre elas, está “Samba e Amor”, composta em 69 e lançada no álbum Chico Buarque de Hollanda – Vol.4, de 70, no retorno ao Brasil. Desse mesmo período, vale destacar “Samba de Orly”. Ainda quando estava no exterior, Chico recebeu a visita do violonista Toquinho, que antes de partir deixou com o amigo uma melodia sem letra. A música logo ganhou versos de Chico, que pediu ainda a colaboração de Vinicius já quando finalizava o LP Construção (1971). Assim nasceu o “Samba de Orly”.

Perfil não podia deixar de incluir uma música de Julinho Adelaide, pseudônimo usado por Chico para driblar a Censura. Das três canções de Julinho, entra na coletânea “Acorda Amor”, composta em parceria com Leonel Paiva – parceiro fictício também criado por Chico – para o LP Sinal Fechado (1974). Do disco Chico Buarque (1978), primeiro lançado pelo cantor já na abertura política, após a anistia, a volta dos exilados e o fim da censura, Perfil inclui “Até o Fim”.

A seleção também reúne trabalhos de Chico Buarque para o cinema e o teatro. Composta para a peça “Ópera do Malandro” e lançada originalmente no álbum duplo da trilha, em 1978, “O Meu Amor” aparece aqui em versão ao vivo do CD Chico Ao Vivo, de 1999. Já “Bye, Bye, Brasil”, com música de Roberto Menescal e letra de Chico, fez parte da trilha do filme homônimo de Cacá Diegues, lançado em 1979, enquanto “Samba do Grande Amor” representa o longa Para Viver um grande amor (1984), de Miguel Faria Jr.

Perfil traz ainda canções como “Deixe a Menina” e “Morena da Angola”, do LP Vida (1980), e as participações mais do que especiais de Carlinhos Vergueiro e do mestre Tom Jobim nas faixas “Amor Barato” (Francis Hime / Chico Buarque) e “Piano na Mangueira” (Tom Jobim / Chico Buarque), respectivamente.

FAIXAS:

1) QUEM TE VIU, QUEM TE VÊ (Chico Buarque)
2) SAMBA DO GRANDE AMOR (Chico Buarque)
3) SEM COMPROMISSO (Geraldo Pereira / Nelson Trigueiro)
4) AMOR BARATO (Francis Hime / Chico Buarque) Participação Especial: Carlinhos Vergueiro
5) PIANO NA MANGUEIRA (Tom Jobim / Chico Buarque) Participação Especial: Tom Jobim
6) SAMBA E AMOR (Chico Buarque)
7) SAMBA DE ORLY (Toquinho / Vinícius de Moraes / Chico Buarque)
8) ACORDA AMOR (Chico Buarque)
9) DEIXA A MENINA (Chico Buarque)
10) MORENA DE ANGOLA (Chico Buarque)
11) ATÉ O FIM (Chico Buarque)
12) BYE, BYE, BRASIL (Chico Buarque / Roberto Menescal)
13) DEUS LHE PAGUE (Chico Buarque)
14) O MEU AMOR (Ao Vivo) (Chico Buarque)

SERVIÇO:
CD CHICO BUARQUE – PERFIL 2
Faixas: 14
Preço: R$ 24,90

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ultima Postagem

Clube Esperia retoma a festa temática “Noite Árabe”

Evento conta com cardápio repleto de deliciosas receitas da cozinha árabe Texto: Redação Fotos: Divulgação O Clube Esperia, inspirado nos en...