20 de agosto de 2010

“Os diários secretos de Agatha Christie” chega às livrarias neste mês

O aguardado “Os diários secretos de Agatha Christie”, de John Curran, é o lançamento do mês da editora LeYa. Resultado de uma pesquisa meticulosa nos manuscritos da autora, o livro revela anotações de trabalho de uma das mais famosas escritoras de todos os tempos e ainda brinda os fãs com duas histórias inéditas de um de seus personagens mais carismático: o detetive belga Hercule Poirot.

Grande admirador da obra de Agatha – a ponto de viajar ao Canadá para assistir a estreia de uma peça da autora –, o irlandês John Curran conheceu por lá Mathew Prichard, neto da escritora. A partir de então desenvolveu a amizade que resultou no acesso ao material: 73 cadernos de anotação com desenhos, fotos, ilustrações, rascunhos de mapas, trechos e capítulos excluídos de outros livros que não chegaram a ser publicados. Uma viagem exploratória pelo método de trabalho da escritora, cuja produção intensa gerou 66 novelas policiais, 20 peças teatrais, seis romances e mais de 150 contos, e contabilizando cerca de dois bilhões de exemplares vendidos em todo o mundo. O autor resume assim a produtividade de Agatha: “É possível ler um livro diferente a cada mês durante quase sete anos.”

Curran mostra em “Os diários secretos de Agatha Christie” algumas peculiaridades da vasta obra da autora. O envenenamento é o método mais usado nos assassinatos, enquanto os médicos estão em maior número entre os assassinos. Há revelações especialmente saborosas para leitores familiarizados com os livros, como o que inspirou a autora criar a reviravolta final em “O assassinato de Roger Ackroyd”. Ou a descoberta de qual das histórias de Poirot foi inicialmente elaborada como uma aventura de Miss Marple.

Entretanto, o livro de John Curran pode agradar também àqueles que estreiam nas aventuras de Agatha Christie: grande parte dos capítulos é temática, como o que trata de crimes que aconteceram em meios de transporte, como trens e navios (‘Crimes a bordo’), crimes inspirados em trovas infantis ou mortes no exterior. Assim, o novato conhece as histórias da escritora a partir das recorrências em suas tramas, e pode estreiar lendo os inéditos “A captura do cérebro” e “O incidente da bola de cachorro”.

A editora LeYa apresenta assim, com “Os diários secretos de Agatha Christie”, uma leitura versátil, de alcance amplo: útil para pesquisadores, interessante e divertida para os fãs e um instigante ponto de partida para o universo daquela que mereceu o título de “rainha do crime”.



Ficha Técnica

Título: Os diários secretos de Agatha Christie

Autor: John Curran

Formato: 16 x 23cm

Brochura

Nº de páginas: 480

Preço: R$ 49,90

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ultima Postagem

A difícil decisão pela eutanásia de um pet

Procedimento representa um modo humanitário de matar o animal sem dor e com mínimo estresse Texto: Sérgio Dias Fotos: Pixabay Na coluna dess...