19 de agosto de 2010

STOMP retorna ao Brasil


video demonstrativo

STOMP, um dos mais famosos grupos de percussão do mundo, se apresenta em São Paulo entre dos dias 17 e 25 de agosto, no Credicard Hall.

Por Gabriela Benício

O STOMP foi criado na Inglaterra no ano de 1991 pelos ingleses Luke Cresswell e Steve McNicholas. Com quase duas décadas de vida, o grupo contagia e faz sucesso em Londres, na Broadway e em diversas cidades do mundo. É conhecido por usar objetos do dia-a-dia em forma de instrumento, como vassouras, latões de lixo, canetas e caixinhas de fósforo, todos especialmente selecionados devido ao som que cada um produz. E não diferente, o seu cenário é produzido por diversos elementos cotidianos, como baldes, barris e placas de sinalização.

O espetáculo formado por oito percussionistas (duas mulheres e seis homens) conta com um brasileiro no elenco, o baiano Marivaldo dos Santos, há 14 anos no grupo que já recebeu indicações ao Oscar e ao Festival de Cannes, além de premiações no Emmy e Olivier Award.

Em entrevista para o Alpha Lazer, Marivaldo conta que iniciou sua vida na música tocando percussão numa escola de samba em Salvador. Em 1990 foi para Nova Iorque morar com a irmã, onde fez capoeira, show folclórico, percussão e apresentações no Central Park. E em 1996 participou de uma seleção com mais de duas mil pessoas para entrar no STOMP. “É preciso muito talento e sorte. Tem que fazer a coisa certa na hora certa”, declara o percussionista. “No grupo temos muitos músicos, atores, e até quem não é nada. Essa mistura de pessoas, ritmos e nações é que faz o STOMP. Temos integrantes que vêm da Inglaterra, Filipinas, Havaí. Cada um trás o seu swing. Eu trago o swing brasileiro”, afirma.

O STOMP possui quatro formações - uma em Nova Iorque, duas em Londres, e esta que viaja pela América Latina. “Eu sou do elenco de Nova Iorque. Estou aqui hoje, especialmente porque é no Brasil. Mas faço parte do elenco de lá”, complementa o baiano.

Depois de São Paulo a turnê ainda continua no Brasil e passará pelo Rio de Janeiro, Curitiba, Porto Alegre e Brasília.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ultima Postagem

Chevrolet Onix Plus não é líder por acaso

Modelo lidera segmento de sedãs compactos e tem versões com motor aspirado e turbo Texto:  Sérgio Dias Fotos: Sérgio Dias Durante a última s...