15 de setembro de 2010

Núcleo Passo Livre inicia segunda fase do projeto Selvagem Poeta Dançarino



Com o apoio do Programa de Fomento à Dança para a Cidade de São Paulo, o Núcleo Passo Livre inicia em 17 de setembro de 2010, no Espaço Cariris, em São Paulo, a segunda parte do projeto Selvagem Poeta Dançarino, composto pela remontagem e circulação de três espetáculos do seu repertório que trabalham na interface dança/literatura.

São eles: Agosto (17 a 26 de setembro), A Pulga (19 de setembro e 6 de outubro) e Ancas da Tradição (15 a 24 de outubro) - e pela primeira edição do FestiVaia (1 a 10 de outubro), em homenagem dupla: ao Viva Vaia de Augusto de Campos e a Jean Cocteau, poeta francês, grande colaborador das companhias de vanguarda da dança do começo do século XX. Paralelamente a esses eventos, o grupo realiza uma pesquisa para o próximo trabalho, em 2011, livremente impulsionado pelo O Inferno de Wall Street do poema O Guesa, de Sousândrade.

O trabalho do Núcleo Passo Livre, sob a direção artística de Eliana e Sofia Cavalcante, tem se caracterizado pela exploração da dança em interação com outras linguagens, principalmente a poesia e o vídeo. Essa prática assumiu uma feição muito própria a partir do Ancas da Tradição, espetáculo multimídia cujo tema é a relação do corpo humano com as imagens sem corpo que nos circunda: fotos, outdoors, imagens de TV e cinema, sons de rádio, roteirizado por canções de Tom Zé.

Essa linha de abordagem continuou em Agosto, que ganhou, em 1999, o prêmio de Estímulo à Dança da Secretaria de Estado da Cultura. O trabalho é o resultado de um tecido das diferentes linguagens que contribuíram para a sua realização (dança, música e projeção) e refletem a trama do romance homônimo de Rubem Fonseca. Os princípios subjacentes a práticas distintas de dança (butô, moderno, clássico, improvisação) nortearam o trabalho na medida em que se abria o leque de possibilidades expressivas.

A partir daí, o Passo Livre começou a pesquisar as possibilidades da dança em conjunto com a instalação, o que deu origem ao espetáculo A Pulga, de 2005, sobre o poema homônimo do poeta inglês John Donne.

Essa será a primeira edição do FestiVaia, projeto do Núcleo Passo Livre que se inspirou no elogio da Vaia proferido pelo poeta Jean Cocteau com a célebre frase: "Aquilo que o público vaia, cultive-o, porque é você". Cocteau foi poeta, designer, dramaturgo, ator, diretor de teatro, cineasta, e um importante colaborador dos balés russos de Serge Diaghilev, companhia estreitamente ligada à vanguarda Parisiense do início do século XX, onde foi parceiro e colaborador de Eric Satie, Leonid Massine, Bronislava Nijinska, Picasso e Stravinski entre outros.
Serviço

Espetáculo Agosto
Dias 17 e 18 setembro e 24, 25 e 26 setembro de 2010
Sextas 21h, sábados 18h e 21h e domingos, 19h

Espetáculo A Pulga
Galeria Olido - 19 de outubro de 2010 – horário: 19h
Av. São João, 473 – sala Paissandu – Centro - São Paulo – Fone: 011 3331 8399 Duração: 50 minutos Entrada franca

Espetáculo Ancas da Tradição
15 a 24 de outubro de 2010
Sextas 21h, sábados 18h e 21h e domingos, 19h Duração: 45 minutos Recomendação: 10 anos

FestiVaia
1 a 10 de outubro de 2010
Quintas, Sextas e Sábados, 21h e domingos, 19h

Dia 1/10 – Sexta-feira
Dan (Devir Ancestral), da Taanteatro Companhia, de Maura Baiocchi

Dia 2/10 – Sábado
Dia dos Mortos - Dias de Arte, palestra e abertura da exposição de Felipe Ehrenberg

Dia 3/10 – Domingo
Radiodanças, de José Maria Carvalho

Dia 7/10 – Quinta-feira
Onde os Começos, de Wellington Duarte e Eliana Santana

Dia 9/10 – Sábado
Romance de Dona Mariana, de Celia Gouvêa e Preparativos de Viagem, de Ricardo Fornara

Dia 10/10 – Domingo
A Pulga, do Núcleo Passo Livre

Espaço Cariris

Preço: R$ 10,00 e R$ 5,00 (meia-entrada) Recomendação: maiores de 10 anos
Rua Cariris, 48 CEP 05422-020 Pinheiros São Paulo SP
Fone/fax (11) 3811.9681
www.ecariris.art.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ultima Postagem

Já é tempo de planejar as férias com o seu pet

Garantir uma experiência segura e livre de preocupações durante os períodos fora de casa é fundamental Texto:  Sérgio Dias Fotos: Pixabay Qu...