12 de setembro de 2010

Som Livre lança CD Simonal - Sempre

Simonal Sempre PA coletânea Simonal – Sempre, novo lançamento da Som Livre,chega às lojas com todo o suingue de Wilson Simonal, cantor que levou à Bossa Nova um jeito único de cantar. A coletânea reúne clássicos marcantes de sua carreira, como músicas de autoria de Carlos Imperial – a exemplo de “Nem vem que não tem” e “Mamãe Passou Açúcar em Mim” -, além de “Sá Marina” (Antonio Adolfo / Tibério Gaspar), “Zazueira” (Jorge Ben), entre outras.

Wilson Simonal era cabo do Exército quando começou a cantar nos bailes do 8º Grupo de Artilharia. Seu repertório era constituído basicamente de ritmos afro-caribenhos e canções em inglês. Logo foi chamado para uma participação no programa de Carlos Imperial, Os Brotos Comandam, e depois levado por Miéle e Ronaldo Bôscoli para se apresentar no Beco das Garrafas, reduto da Bossa Nova nos anos 60. Sua voz e seu jeito de cantar chamaram a atenção de músicos, críticos e público. O LP de estreia, Tem Algo Mais, lançado em 1963, trouxe o primeiro sucesso da carreira: “Balanço Zona Sul” (Tito Madi), presente nesta coletânea. A partir daí, Simonal deslanchou e virou um dos cantores mais populares da década.

Em 1964, o disco A Nova Dimensão do Samba deu destaque a duas canções que compõem este álbum: as faixas "Lobo Bobo" (Carlos Lyra e Ronaldo Boscoli) e "Nanã" (Moacir Santos). Em 66 e 67, comandando o programa Show em Si Monal fez sucesso com as músicas “Zazueira” (Jorge Ben) "Mamãe passou açúcar em mim" (Carlos Imperial), "Meu limão, meu limoeiro" (Carlos Imperial / José Carlos Burle) e "Sá Marina" (Antonio Adolfo e Tibério Gaspar), num estilo suingado que marca a coletânea.

Simonal sempre será lembrado como um cantor genial. As interpretações de canções de Carlos Imperial e Nonato Buzar, que foram parceiros em grande parte da sua carreira, não poderiam ficar de fora. Estão no repertório as faixas “Nem Vem Que Não Tem” (Não Vem Que Não Tem) (Carlos Imperial), “Carango” (Carlos Imperial / Nonato Buzar) e “Vesti Azul” (Nonato Buzar).

A compilação ainda traz outras canções marcantes na voz do cantor, como “Ela Vai, Ela Vem” (Roberto Menescal / Ronaldo Bôscoli), “A Tonga da Mironga do Kabuletê” (Toquinho / Vinicius de Moraes), “Mustang Cor de Sangue” (Marcos Valle / Paulo Sérgio Valle), “Na Galha do Cajueiro” (Tião Motorista), “Fica Mal Com Deus” (Geraldo Vandré) e uma de suas composições mais famosas, “Tributo a Martin Luther King” (Wilson Simonal / Ronaldo Bôscoli).

Um comentário:

  1. Meus queridos, parabéns pelo blog criado, amei ter encontrado vcs, estavamos precisando de algo deste tipo...parabéns!!!

    Estou a seguir vcs
    Grande bj

    Andréa

    ResponderExcluir

Ultima Postagem

Ram Rampage causa tumulto entre os concorrentes

Picape compacta-média com preço a partir de R$ 252 mil já é a segunda mais vendida do Brasil Texto: Sérgio Dias Fotos: Divulgação e Sérgio D...