4 de outubro de 2010

Fernando Meirelles lança hoje seu primeiro livro na Livraria da Vila

O cineasta brasileiro Fernando Meirelles lança hoje, 4 de outubro, seu primeiro livro: "Cegueira, um Ensaio" pela Editora Master Books, com 144 páginas. Na obra, Meirelles detalha o processo de produção do filme "Ensaio sobre a Cegueira" ("Blindness", Brasil-Japão-Canadá/2008), baseado na obra homônima do Nobel de Literatura José Saramago (1922-2010). O escritor português escreveu, inclusive, um texto especialmente para o livro, que contou com edição e organização de Silvinha Meirelles, irmã de Fernando. Hoje, a partir das 18h30, Fernando e Silvinha realizam o lançamento de "Cegueira, um Ensaio" na Livraria da Vila, no Shopping Cidade Jardim, na cidade de São Paulo.

Não foi à toa que "Cegueira, Um Ensaio" recebeu este nome. O diretor destrincha o set de filmagem, revela suas inquietudes, a metodologia, os improvisos e seu ponto de vista durante todo o processo de contar a comovente história sobre a humanidade em meio à epidemia de uma misteriosa cegueira. O livro também reúne 285 imagens inéditas de locações, elenco, bastidores e renders (imagens do filme).

"Cegueira, Um Ensaio" foi idealizado por Silvinha Meirelles, autora de livros infantis e irmã do cineasta. Ela reuniu e editou os textos publicados no blog de Meirelles sobre as filmagens de "Ensaio sobre a Cegueira".

O projeto do livro foi iniciado após a finalização do filme, em 2008. "Há momentos em que penso que o Fernando fez o blog para ele mesmo, para refletir. É muito confessional. Embora seja tão respeitado e vencedor de vários prêmios, ele demonstrou dúvidas em relação a decisões durante as filmagens", observa Silvinha.

Silvinha também coletou as impressões de atores, produtores e outras pessoas da equipe, como César Charlone (diretor de fotografia), Christian Duurvoort (preparador de atores), Don Mckellar (roteirista/ ator que interpreta o "Ladrão"), Niv Fichman (produtor) e Yusuke Iseya (ator que interpreta o "Primeiro homem cego").

A íntegra do roteiro do filme "Ensaio sobre a Cegueira" está anexada na contracapa do livro da forma como scripts costumam ser: papel comum grampeado. O texto revela detalhes do filme e até mesmo cenas cortadas ou revistas. "O livro é muito prazeroso de manusear e ler; ele ensina, aproxima o público do filme e também gera uma mudança no olhar sobre a realização de uma produção cinematográfica", diz Silvinha.

Serviço

Livro: "Cegueira, um ensaio"
Autor: Fernando Meirelles
Idealização, organização e edição: Silvinha Meirelles
Editora Master Books
Formato: 380 cm x 224 cm - Acabamento de luxo, inclusive com relevo seco e aplicações de verniz
144 páginas + roteiro original de "Ensaio sobre a Cegueira"
R$ 190,00

Lançamento do livro: "Cegueira, um ensaio", do cineasta Fernando Meirelles
Editora Master Books
Dia 4 de outubro, segunda-feira, a partir das 18h30
Local: Livraria da Vila do Shopping Cidade Jardim - Avenida Magalhães de Castro, 12.000 - Butantã
Tel.: (11) 3755-5811
Horário: das 18h30 às 21h30.
www.livrariadavila.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ultima Postagem

Aproveite as altas temperaturas do verão no hemisfério Norte

Hotel EAST Miami criou o pacote que apresenta inúmeros benefícios para os visitantes As novidades no EAST Miami não param de chegar e nos su...