3 de dezembro de 2010

5° Palhaçaria Paulistana

De 8 a 12 de dezembro mais de 250 artistas de diversas companhias de circo fazem apresentações gratuitas no Vale do Anhangabaú

10 de dezembro – Dia do Palhaço

Pelo quinto ano consecutivo, a Palhaçaria Paulistana reunirá mais de 250 artistas de circo em uma semana de espetáculos gratuitos no Vale do Anhangabaú, entre 8 e 12 de dezembro. O evento é promovido pela Secretária Municipal de Cultura em parceria com a Cooperativa Brasileira de Circo.

Esse ano, a Palhaçaria Paulistana está inserida na segunda edição da Revirada, que Secretaria Municipal de Cultura promove, desta vez, com o tema Circo, recebendo artistas brasileiros e latino-americanos na lona especialmente montada em frente ao prédio dos Correios, no Vale do Anhangabaú, além de diversas atividades de rua que avançam pelo Bulevar São João.

A Revirada Circo reúne outras ações com foco circense desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Cultura em anos anteriores: além da 5ª. Palhaçaria Paulistana, em parceria com a Cooperativa Brasileira de Circo, acontece também o 2º Festival Municipal de Circo.

5ª. PALHAÇARIA PAULISTANA

Nesta edição, o tema central é a diversidade cultural. O público poderá assistir as dezenas de apresentações em vários horários de diversas companhias na lona com capacidade para 400 pessoas por espetáculo montada no Vale do Anhangabaú.

Números tradicionais e contemporâneos de todos os segmentos e linhagens circenses, além de músicos, grafiteiros e artistas de diversas especialidades completarão a programação do evento.

Além disso, em 10 de dezembro se comemora o Dia do Palhaço, que desde 1984 é festejado em diversas capitais brasileiras. A Cooperativa junto com o Centro de Memória do Circo irá trocar a placa da rua Abelardo Pinto - o nome verdadeiro do palhaço Piolin -, para uma comemorativa. Para tal comemoração terá uma invasão de palhaços de todas as modalidades pelo centro da cidade, junto com monociclos, entre outros.

O Palhaçaria Paulistana terá com convidado uma referência nessa arte, o palhaço Picoly, com 86 anos de idade e 80 de atuação em circos pelo Brasil.

A Palhaçaria Paulistana faz parte do calendário cultural da cidade. Nas quatro edições anteriores reuniu uma média de 12 mil espectadores por ano.

A atividade circense no Brasil é imensa: movimenta cerca de duas mil companhias de circo, com uma média de 35 profissionais cada uma, itinerando pelo país, fazendo em média sete espetáculos por semana. Isso representa, semanalmente, 70 mil artistas e técnicos apresentando 14 mil espetáculos circenses para um público de quase quatro milhões de espectadores.

PROGRAMAÇÃO DO EVENTO

Lona de circo – Vale do Anhangabaú

08 de dezembro (Quarta-feira)
Espetáculo de abertura: às 18h
Banda Circense
Palhaço Picoly
Artistas grafiteiros
M.C Max B.O
Números clássicos com contorcionistas, malabaristas, palhaços e acrobatas das companhias Circo Spacial, Circo dos Sonhos, Circo Stankowich e Circo Zanni

09 de dezembro (Quinta-feira)
Apresentação dos vencedores da Mostra Competitiva realizada pela Cooperativa Brasileira de Circo
Mostra competitiva: 10h, 12h, 15h e 18h

10 de dezembro (Sexta-feira) – Dia do Palhaço
Espetáculos: 10h, 12h, 14h e 18h

11 de dezembro (Sábado)
Os amantes dos malabares terão uma programação especial no sábado, 11 de dezembro.
Fanfarra (Cesário Lange) às 12h
Encontro de Malabares: das 12 às 15h e das 16 às 17h
Espetáculos: 15h e 17h

12 de dezembro (Domingo)
Espetáculos: 15h e 17h

Obs.: 30 minutos antes de cada espetáculo haverá um cortejo com “Perna de Pau” e “Banda Circense”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ultima Postagem

Daniel realiza show especial “Daniel 40 Anos Celebra João Paulo & Daniel” na Vibra São Paulo

Apresentação contará com participação de Jéssica Reis, filha de João Paulo Texto: Redação Foto: Will Aleixo O cantor Daniel segue na estrada...