17 de dezembro de 2010

De Pernas Pro Ar discute com leveza e humor os conflitos das mulheres modernas

Dirigido por Roberto Santucci (Bellini e a Esfinge) e produzido por Mariza Leão (Meu Nome Não é Johhny), a comedia nacional “De Pernas Pro Ar” retrata a busca do equilíbrio no cotidiano feminino, e chega às telinhas dia 31 de dezembro

O longa conta a história de Alice (Ingrid Guimarães), uma egocêntrica workaholic (viciada em trabalho) de trinta e poucos anos que não tem tempo para se dedicar ao filho, casamento, sexo ou vida social. Como nas típicas comédias de erros, no mesmo dia ela é demitida do trabalho, por causa de um mal-entendido com o conteúdo de uma caixa, e o marido (João, interpretado por Bruno Garcia) resolve pedir um tempo no casamento. Com a vida de pernas para o ar, Alice conhece e fica amiga de Marcela (Maria Paula), dona do sex shop “SexDelicia”, que inicialmente seria o título do filme.

O que de início seria apenas uma amizade, vira uma sociedade de sucesso. Alice ajuda Marcela a salvar seu negócio e acaba descobrindo um novo universo, onde aprende que é possível ser uma profissional de sucesso sem deixar os prazeres da vida de lado. Uma das cenas mais engraçadas do filme é quando Alice entra na sessão de vibradores do sex shop ao som de Like a Virgin, da Madonna, e Marcela lhe diz: “não é você que escolhe o vibrador. É o vibrador que escolhe você”. Ela então é escolhida por um coelho erótico, que lhe proporciona seu primeiro orgasmo e transforma a sua vida, pois a mulher que nunca investiu em nenhum tipo de prazer passa a se cuidar mais, muda o visual, arruma o cabelo e até se veste melhor.

Na última segunda-feira, 13 de dezembro, o Jornal Bleh! esteve presente na coletiva de imprensa com o elenco, direção e produção de De Pernar Pro Ar, que declarou que o longa é muito mais que uma comedia romântica, é um filme feel good, ou seja, para assistir e se sentir bem. Ele fala das mulheres contemporâneas, que buscam o equilíbrio para dar conta da vida profissional, amorosa, familiar, social e ainda ter tempo para se cuidar esteticamente. “O filme fala da mulher moderna, e da dificuldade que ela tem para equilibrar a carreira com a família, amor e sexo”, declara a produtora Mariza Leão.

De Pernas Pro Ar foge do clichê americano, onde o homem é a figura que não dá atenção para a família. Aqui o papel se inverte e a workaholic desatenta é a mulher. Mas apesar do filme ser bem feminino, consegue retratar também a figura do homem. Deste novo homem que está se adaptando à essa nova geração de mulheres. O que tem que dividir as contas, as tarefas de casa, o carro, os compromissos, a agenda, e até mesmo as ambições. Tanto que é o marido de Alice que pede um tempo no casamento reclamando da falta de atenção. Ele representa uma minoria de homens que gostam de discutir a relação.

Devemos destacar também os personagens Marion (Denise Weinberg) e Sorriso (Antonio Pedro), os pais de Alice. Um casal de idosos com a cabeça mais aberta que a de muitos jovens. Eles trocam carinhos publicamente e também freqüentam sex shops e feiras eróticas. Algo super diferente, e ao mesmo tempo atual, já que existem muitos casais mais velhos com uma ótima e ativa vida sexual.

Questionado sobre a mudança do título, que inicialmente seria “SexDelícia”, o diretor Roberto Santucci conta que também se preocupou em manter a elegância e a delicadeza do filme, que apesar de falar de sexo, foge da vulgaridade, e “SexDelicia” não traduzia o que ele realmente era. Com classificação de 14 anos, é um filme que uma adolescente pode assistir no cinema junto com os pais.

Uma questão interessante também levantada por Mariza Leão foi a libertação da mulher. Ok, ela ocorreu na década de 60, quando queimaram sutiãs e começaram a tomar a pílula. Mas hoje estamos presas novamente e sobrecarregadas com milhares de outras coisas. Absorvemos muita tensão, acumulamos muitas funções e aumentamos enormemente nossas ambições profissionais, o que nos obriga a buscar esse equilíbrio, de vida profissional, amorosa, afetiva, sexual, familiar e social. E ainda assim, nossos salários são menores que o dos homens. Era melhor antes ou depois? Fica a dúvida! Mas no fundo no fundo, todos nós (inclusive os homens) somos um pouco Alice.

A pré estréia nacional do longa está marcada para 25 de dezembro, e ainda conta com as participações de João Fernandes, Cristina Pereira, Flavia Alessandra, Marcos Pasquim e Charles Paraventi.

Por Gabriela Benício

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ultima Postagem

Conheça um destino exclusivo com opções de pousadas diferenciadas

Fernando de Noronha tem o mais belo conjunto de praias do Brasil Prepare-se para uma viagem de sonho em um destino exclusivo: Fernando de No...