31 de janeiro de 2011

Ao Vivo Music apresenta o melhor do blues contemporâneo


No próximo dia 04, às 22h30, Nuno Mindelis, citado recentemente pela revista inglesa Blues Matters como um dos melhores guitarristas de blues da atualidade, mostra a sua nova leitura – mais globalizada, “essencial e inadiável” – do gênero

O show preparado para o Ao Vivo Music será uma mistura de músicas último lançamento de Nuno Mindelis, do final de 2010, Free Blues, e de álbuns anteriores – igualmente maravilhosos! O tipo de música que a gente ouve o dia todo sem perceber que o tempo está passando -, além de clássicos sempre exigidos pelo público, como Jimi Hendrix por exemplo.

Há também um momento mais intimista - “Com a cara do Ao Vivo”, segundo Nuno – no palco, somente ele, mais introspectivo, sentado ao amplificador, com a guitarra: “O blues tem uma linguagem peculiar, uma textura clássica, como o jazz, mas muita gente não sabe. É o que mostro. Um exemplo do Blues do Delta, como é chamado, a verdadeira pungência e dor, a ‘onda’ mais profunda do blues na minha opinião, pode ser visto num vídeo do youtube –http://www.youtube.com/watch?v=J2-yBW8__n4. A qualidade de imagem não está muito boa, mas dá para entender o que quero dizer”, explica o artista.

Recentemente, Nuno Mindelis esteve na Inglaterra e em Portugal, anunciado ao lado de grandes nomes do blues e do rock, como Yardbirds (ex.Jimmy Page, Jeff Beck e Eric Clapton), Steve Cropper (Otis Redding, Booker T. e Blues Brothers), Taste (Rory Gallagher), e outros. Participou do álbum "All Stars", de Peter Barton, baixista do lendário "The Animals", ao lado de Noel Redding (ex baixista de Jimi Hendrix), Rick Wakeman (Yes), Aynsley Dunbar (Whitesnake), Don Henley (Eagles e Phill Collins), Mick Gallagher (Paul McCartney, entre outros.

Em Lisboa, apresentou-se para mais de 60 mil pessoas no tradicional Festival Avante, que existe há 33 anos, por onde já passaram Chico Buarque, Beth Carvalho, Ivan Lins, Otis Grand, Jimmy Johnson, Manfred Mann e Fairport Convention.

Em Free Blues, Nuno escolheu doze temas que mudaram sua vida, como "While my guitar Gently Weeps", de George Harrison, e “Feeling Alright”, de Dave Mason, e decidiu repetir o exemplo de seus ídolos, que nos anos sessenta injetaram eletricidade, psicodelia e rock and roll ao gênero.

“Era preciso chegar a um equilíbrio entre duas realidades, igualmente importantes e bonitas. Faltava o elemento contemporâneo, a eletrônica, novas mídias, novos instrumentos. Faltava decifrar esse universo. Free Blues é uma ruptura e não soa forçado, como costuma acontecer em trabalhos experimentais ou de fusão. É uma atualização na acepção mais ampla. Tenho certeza de que, em ambiente de crítica consistente, Free Blues poderá tornar-se um paradigma”, afirma.

Antes mesmo de lançado, o CD recebeu elogios da tradicional gravadora alemã Taxim Records, que pediu os direitos para lançamento na Europa: “Brilliant - Just brilliant! What a gorgeous idea of giving the old standards a new flame” (Brilhante, simplesmentre brilhante! Que magnífica a idéia de conferir aos antigos clássicos uma nova luz!).

No Ao Vivo Music, Nuno estará acompanhado pelo baixista Marcos Klis, pelo pianista Flavio Naves e pelo baterista Humberto Ziegler.

As músicas do artista podem ser conferidas na galeria de áudios http://www.nunomindelis.com.br/. Ouso destacar Twelve Hours”, de 2003, produzido por ele mesmo e licenciado para a Europa, Canadá e EUA. Recebeu elogios da “Blues Revue Magazine”, considerada a mais importante publicação de blues do mundo; e o Blues on the Outside”, de 1999/2000, quecontou com o auxílio da Double Trouble, além de nomes como Derek O´brien (que trabalhou com Jimmy Vaughan, Jimmi Rodgers, Willie Nelson, Bob Dylan, entre outros). Foi produzido por Nuno e Eddie Stout e chamou a atenção também do Japão, que começou a importá-lo.


Serviço:

Ao Vivo Music
Endereço: R. Inhambu, 229, Moema
Reservas de mesa pelo tel: (11) 5052-0072

Horário: De segunda a sábado, das 19h até o último cliente

Dia 04/02/2011

Preço: Primeiro show, 20h30, Moisés Alves, R$ 20 consumo

Segundo show, 22h30, Nuno Mindelis, R$ 35 entrada

Twitter: @aovivomusic
Facebook: BarAoVivo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ultima Postagem

Organização confirma a nona edição do Encontro Brasileiro de Autos Antigos de Águas de Lindóia

Maior encontro gratuito de carros antigos da América Latina estima um público de 500 mil pessoas de todo o Brasil A nona edição do EBAA – En...