22 de fevereiro de 2011

"Bloco do Guri" ganha as ruas de Jundiaí



Formado por guris e funcionários, o primeiro bloco de carnaval do Projeto Guri agita a cidade de Jundiaí no dia 26 de fevereiro (sábado).

O Projeto Guri, programa sociocultural do Governo de São Paulo, prepara uma grande novidade para o Carnaval de 2011. No dia 26 de fevereiro, um sábado antes do feriado de carnaval, guris e profissionais da Associação Amigos do Projeto Guri (AAPG), gestora do programa, saem por uma das principais avenidas de Jundiaí com a primeira edição do Bloco do Guri.

O ponto de partida do bloco é o Polo Regional de Jundiaí – R. Barão de Jundiaí, 148, às 11h. A chegada está prevista para 12h30, na Praça Governador Pedro de Toledo e toda a população da cidade é convidada para a festa. A iniciativa tem o apoio da Prefeitura Municipal de Jundiaí e da empresa CCR AutoBAn, patrocinadora regional do Projeto Guri.

A diretora executiva da AAPG, Alessandra Costa, explica que o Bloco do Guri nasceu da necessidade de trabalhar a temática do Carnaval e suas influências populares e culturais de uma forma mais ativa dentro do Projeto Guri. “Através do samba e outros ritmos característicos dessa festa, contaremos a história do Carnaval em sala de aula e depois colocaremos em prática todo o aprendizado durante a saída do bloco”.

Segundo ela, a escolha de Jundiaí como cidade para experimentação do bloco “piloto” se deu pela estrutura do Polo Regional, um dos mais completos da organização. “Esta será nossa primeira experiência com o objetivo de trabalhar a diversidade musical e a história da maior festa popular brasileira. Esperamos que no próximo Carnaval possamos levá-lo para muitas outras cidades onde temos polos do Guri”.


Produção em grande estilo

O Bloco do Guri é composto por uma bateria com cerca de 25 pessoas, entre eles educadores, funcionários e alunos. Os integrantes usarão uma fantasia especial que destacará a ala do restante do bloco.


Os 500 alunos do Polo Regional de Jundiaí também participam do bloco uniformizados com a camiseta do Guri e adereços confeccionados por eles durante a primeira semana de aula, quando o tema será trabalhado em sala.


O bloco tem dois puxadores que animam o público cantando o samba enredo e um mestre de bateria. Além disto, conta com um estandarte e com um carro de som, devidamente sinalizado, que faz o acompanhamento durante todo o trajeto.


Entre os foliões, haverá a distribuição de 200 adesivos e 200 ventarolas com a marca e a letra do samba-enredo criado para o bloco.


Samba-enredo

Composto pelos educadores Zé Virgínio, Chico Santana e Eduardo Andreatta, o samba-enredo do bloco aborda o cotidiano dos guris, seus sonhos, fantasias e sua evolução pessoal atrelada aos seus momentos com a música. Confira abaixo a letra:


Samba do Guri – Carnaval 2011*

Sou Guri quero cantar

Trago pra rua toda minha alegria

Brincando nesse carnaval

A felicidade irradia (2X)

Eu sonhei

Em tocar um instrumento e cantar

Através da arte poder me expressar

E mostrar o meu valor

Mas sabendo da dificuldade

Faltou-me a oportunidade

Do meu sonho acontecer

Norte, sul, leste, oeste

Litoral e interior

Por todo canto a música ecoa

E o Guri descobre gente boa (2X)

Agora chegou a minha vez

Quem disse que eu não poderia

Alguém acreditou em mim

Aqui na minha cidade

Hoje é realidade

A música me transformou (2X)

*Composição: Zé Virgínio, Chico Santana e Eduardo Andreatta

Percurso

O Bloco do Guri percorre a Rua Barão de Jundiaí por aproximadamente 800 metros em direção a Praça Governador Pedro de Toledo. Confira o trajeto no mapa abaixo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ultima Postagem

Daniel realiza show especial “Daniel 40 Anos Celebra João Paulo & Daniel” na Vibra São Paulo

Apresentação contará com participação de Jéssica Reis, filha de João Paulo Texto: Redação Foto: Will Aleixo O cantor Daniel segue na estrada...