21 de fevereiro de 2011

Editora LeYa Brasil lança “O jogo dos opostos”


Romance ambientado no pós-guerra levanta questões éticas sobre vingança e perdão

Em momentos dramáticos da História, a humanidade assiste à extremos tanto de crueldade quanto de doação e solidariedade. Passada a crise, retomar a vida normal pode ser desafiador. “O jogo dos opostos”, do inglês Norman Lebrecht, trata dessas questões, a partir dos dilemas do protagonista, o ex-prisioneiro Paul Miller.

Em um país não identificado na Europa, após a Segunda Guerra Mundial, Miller reconstrói a vida depois de fugir de um campo de concentração. Com o passar do tempo, casa-se, tem um filho, torna-se proprietário de uma pousada e prefeito da pequena cidade. No entanto, as feridas do passado ainda estão abertas, atormentando seu sono e momentos diversos de seu cotidiano. Passa a frequentar um psicólogo, mas não parece suficiente para reduzir suas angústias que não divide nem com a esposa.

Este cenário, de tranquilidade precária, fica abalado com a chegada ao vilarejo do comandante do campo de concentração em que Paul Miller esteve preso. O responsável pelos horrores que ele viveu e presenciou, cujas lembranças permanecem frescas e as sequelas, incômodas, impõe sua presença ao ex-detento. Paul Miller precisa decidir se acerta as contas com o passado, cedendo à vingança ou se segue em frente, optando pelo difícil exercício do perdão.

Autor de diversos livros sobre música, Lebrecht foi premiado por seu primeiro romance, “The song of the name”, ambientado na segunda Grande Guerra. Retornando ao período, Lebrecht elabora uma narrativa original e pungente sobre sobrevivência, provocando reflexões sobre sentimentos universais como ódio, culpa, amor, descrença. Sem maniqueísmo ou julgamentos morais, mas conduzindo o leitor por um terreno complexo das relações humanas.

“-Em uma aldeia onde nenhuma folha cai sem ser notada, toda maldade feita é uma maldade conhecida. A ignorância se torna impossível, a inocência, uma defesa insustentável. A aldeia não estivera cega ao assassinato, como a cidade; tinha visto tudo sem dizer nada. Ela teria que pagar por sua impassibilidade. Era uma retribuição merecida”.

Ficha Técnica
Título: O jogo dos opostos
Autor: Norman Lebrecht
Formato: 16 x 23 cm
Brochura
Nº de páginas: 368
Preço: 39,90

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ultima Postagem

Ford oferece espaço, conforto e preço com o Territory Titanium 2024

SUV global chega ao Brasil com versão única e motor turbo a partir de R$ 209.990,00 Texto:  Sérgio Dias Fotos: Sérgio Dias Desde que deixou ...