25 de fevereiro de 2011

Exposições MuBE: retratos feitos com sangue e Graffiti


Exposição One Blood: personalidades doam sangue em nome da arte

Doação de sangue em nome da arte. Esse é o ponto de partida da próxima exposição do MuBE, intitulada “One Blood”. Nela, o artista plástico italiano Lucio Salvatore apresentará 12 retratos de personalidades que foram pintados com o próprio sangue delas. A mostra será realizada de 2 a 20 de março (Vernissage dia 1º de março, às 19 horas, para convidados), na Sala Burle Marx do museu.

Uma ampola com apenas 2ml de sangue foi a quantidade necessária para o artista realizar cada uma das obras. Portanto, a técnica é sangue sobre acrílico, sendo que Salvatore também utilizou resina para selar os quadros.

Foram retratados o designer italiano Pier Paolo Piccioli, o abade de Montecassino Pietro Vittorelli, a atriz Giselle Itié, a modelo Lise Grendene, a DJ/stylist Lara Gerin, o cantor Tulio Dek, a artista plástica Sylvia Martins, o empresário Marcus Braga, entre outras personalidades.

A exposição terá ainda o auto-retrato que representa o pênis do artista, escolhido como símbolo do encontro do infinitamente pessoal com o universal. O título da mostra “One Blood” reflete bem o que o artista quer mostrar: a unicidade de cada indivíduo e a necessidade do “estar junto” das pessoas.


“Somos uma coisa só, embora sejamos todos diferentes e somos feitos dos mesmos elementos... O sangue simboliza o corpo humano, condição necessária para nossa existência: o corpo não é objeto simplesmente material, mas é o caminho através do qual o mundo se abre pra nós”, afirma Salvatore.

A curadoria da mostra é de Daniela Palazzoli.


Serviço:
Exposição One Blood - artista plástico Lucio Salvatore
Curadora: Daniela Palazzoli
Diretora de Relações Internacionais do MuBE: Renata Junqueira de
Azevedo Silva
Local: MuBE – Museu Brasileiro da Escultura – Sala Burle Marx
Endereço: Rua Alemanha, 221, Jd.Europa
Aberto ao público: de 2 a 20 de março (Vernissage no dia 1º de março, às 19 horas, para convidados)
Horário: de terça a domingo, das 10 às 19 horas
Informações: (11) 2594-2601 / www.mube.art.br
Entrada Gratuita

Graffiti volta ao MuBE na mostra “Murais Coletivos”

O Mundo das cores e formas do Graffiti estará de volta ao MuBE em março. A partir do dia 2, a mostra “Murais Coletivos” exibirá os traços e desenhos de vinte artistas nos grandes murais instalados na Sala Pinacoteca do museu.

Distribuídos em grupos, e com tema livre, eles prometem uma total sincronia de estilos e cores. Participam da exposição os seguintes artistas: Tinho, Sinha, Gafi, Magrela, Snek, Derf, Evol, Mauro, Akenni, Sliks, Enivo, Dninja, Feik, Pifo, Dedo, Vespa, Phero, Iconi K. e Chambs. O curador Binho Ribeiro também mostrará sua arte na mostra coletiva.

Com entrada gratuita, “Murais Coletivos” será realizada até o dia 20 de março.

Serviço:
Exposição Murais Coletivos
Curador: Binho Ribeiro
Local: MuBE – Museu Brasileiro da Escultura (Sala Pinacoteca)
Endereço: Rua Alemanha, 221, Jd.Europa
Aberto ao público: de 2 a 20 de março
Horário: de terça a domingo, das 10 às 19 horas
Informações: (11) 2594-2601 / www.mube.art.br
Entrada Gratuita

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ultima Postagem

Cássio Scapin estreia produção teatral em São Paulo

Texto inédito de Cassio Junqueira revela lado humano de personagens pitorescos do nosso imaginário popular Com direção de Cassio Scapin e i ...