8 de abril de 2011

CONCERTO SOS JAPÃO na sala SÃO PAULO terá renda destinada às vítimas do TERREMOTO


Apresentação beneficente na próxima segunda-feira reunirá o coral da OSESP e a soprano Eiko Senda

Na próxima segunda-feira, dia 11, será realizado, às 21hs, o Concerto SOS JAPÃO na Sala São Paulo, cuja renda será destinada às vítimas do maior terremoto já registrado no arquipélago. Haverá apresentação do coral da OSESP e da soprano Eiko Senda, tocando Toru Takemitsu e Villa Lobos (Bachiana 5 e 9). Toru Takemitsu, em premiére no Brasil, trata da peça REQUIEM FOR STRINGS, composta por Takemitsu em 1958. Consta que Igor Stranvinsky ouviu esta peça, em sua visita a Tokyo, e ficou impressionado com sua composição “apaixonada” e “sincera”. Stravinsky indicou Takemitsu para Aaron Copland, que lhe abriu muitas portas no Ocidente. A obra elevou Takemitsu à categoria de um dos maiores compositores contemporâneos.

O concerto beneficente abre uma série de novos eventos destinados a ajudar as vítimas da tragédia. No dia 17, será realizado jantar no Hotel Unique, em São Paulo, com cardápio elaborado por 22 dos melhores chefs do Brasil, entre eles Jun Sakamoto, Bel Coelho, Erick Jacquin e Shin Koike. Uma obra da artista plástica Tomie Ohtake será leiloada. No dia 25, será realizado um segundo jantar no Palácio dos Bandeirantes para 350 pessoas. Será assinado pelos chefs Jun Sakamoto, Tsuyoshi Murakami, Adriano Kanashiro, Shin Koike e pelos restaurantes Gendai, Hiro, Jam, Jankenpo, Nagayama e Shintori. A CAMPANHA SOS JAPÃO é uma iniciativa das entidades nipo-brasileiras: Bunkyo, Kenren, Kodomo no Sono, Kibo No Iê, Ikoi No Sono e Consulado Geral do Japão.

PROGRAMA
Toru Takemitsu
Requiem
Heitor Villa-Lobos
Pater Noster
Ave Maria
Bachianas Brasileiras nº 5
Yoshinao Nakada
Suíte Borboleta
Heitor Villa-Lobos
Bachianas Brasileiras nº 9
*Repertório sujeito a alterações

Projeto ‘SOS Japão’ - Concerto Beneficente na Sala São Paulo
Data e Horário: 11 de abril de 2011, segunda-feira, às 21h
Local: Sala São Paulo
Pça. Júlio Prestes, s/n - São Paulo – SP
Ingressos: R$ 50,00 (aposentados, pessoas acima de 60 anos, estudantes e professores da rede pública têm 50% de desconto, mediante comprovação)
Na Bilheteria: (11) 3223-3966
Pela Ingresso Rápido: www.ingressorapido.com.br / (11) 4003-1212

Estacionamento: R$ 12, 00 - 611 vagas (20 para portadores de necessidades especiais e 33 para idosos)
Sala São Paulo (1.484 lugares) – Pça. Júlio Prestes, 16

Músicos

Regentes

WAGNER POLISTCHUK

Diretor artístico e regente titular da Sinfônica da Universidade Estadual de Londrina em 2003 e 2004, Wagner Polistchuk tem se apresentado à frente de importantes orquestras como a Osesp, as Sinfônicas da USP, do Theatro Municipal de São Paulo, de Santo André, do Teatro Nacional de Brasília, de Mendoza, na Argentina e a Hermitage Orchester, na Suíça. Destacou-se em concursos internacionais no Brasil, Itália e Suíça e foi solista convidado da Landesjugendorchester Bremen da Alemanha na turnê por São Paulo. Em 2009 tornou-se diretor artístico da Camerata Antiqua de Curitiba.

NAOMI MUNAKATA

Nascida no Japão, Naomi estudou piano, violino, harpa e canto. A vocação para a regência começou a ser trabalhada em 1973, com os maestros Eleazar de Carvalho, Hugh Ross, Sérgio Magnani e John Neschling. Anos depois, ganhou o prêmio de Melhor Regente Coral, pela APCA. Em 1986, recebeu do governo japonês uma bolsa de estudos para o curso de aperfeiçoamento em regência da Universidade de Tóquio. Participou de cursos internacionais na Inglaterra, Holanda e Suécia. Hoje, acumula as funções de professora da Faculdade de Artes Alcântara Machado e da Escola Municipal de Música de São Paulo (onde é também regente do coro), de coordenadora do Coral Jovem do Estado de São Paulo e, junto à Osesp, de coordenadora e regente dos Coros Sinfônico e de Câmara.

Solistas

EIKO SENDA – Soprano

Nascida no Japão, Eiko Senda conquistou os primeiros lugares no Wakayama Intl. Music Competition e no Takarasuka Intl. Chamber Music Competition, em 1988. Em 2001 venceu o Concurso Maria Callas. Desde 1995, quando mudou-se para o Brasil, Eiko já foi a personagem protagonista em diversas óperas e apresentou-se em diversos recitais nos mais importantes teatros do país. Entre outras atividades, Eiko Senda promove, como diretora musical, concertos de câmara educativos, abertos ao público, na Universidade de São Paulo (FAU em Concerto).

FERNANDO TOMIMURA – piano

Sua atuação inclui apresentações como concertista, recitalista e camerista ao lado dos principais nomes do cenário musical brasileiro, e repertório diversificado. Além do Brasil, já se apresentou na Alemanha, Finlândia, Rússia, Espanha, Portugal, França, Polônia, Hungria, Áustria, Suíça, Argentina e Chile. É pianista da Fundação Osesp e da Escola Municipal de Música de São Paulo. Em 1999 estreou como diretor musical na ópera A Solteirona e o Ladrão de Gian Carlo Menotti. Fez a estreia brasileira de obras de Béla Bartók e Silvio Ferraz e gravou trilhas sonoras para filmes. Em 2006 gravou, de Willy Corrêa de Oliveira, a série para piano ”Velhos Hinos Cantados de Novo”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ultima Postagem

BMW Group abre 24 vagas de jovens aprendizes para a fábrica em Araquari

Os interessados têm até 5 de maio para realizar a inscrição, o programa inicia em 1º de agosto Oportunidade para jovens que sonham em inicia...