5 de maio de 2011

Roteiro de exposições OFF SP-Arte

Na semana mais importante das artes em São Paulo, a da SP-Arte, que este ano acontece entre 12 e 15 de maio, que tal aproveitar e conhecer mais exposições que estão rolando em outros espaços da cidade? Ótima oportunidade para conhecer artistas, obras e quem sabe até novos universos artísticos. Preparamos um roteiro com algumas dicas:


Baró Galeria

Matemática Imperfeita, de Felipe Barbosa

O livro das questões, de Rosana Riscalde

Paralelogramos, de Claudia Moreira Salles


A partir de 07 de maio, a Baró Galeria recebe três mostras individuais dos artistas brasileiros Felipe Barbosa, Rosana Ricalde e Claudia Moreira Salles, além da peça da série “tapumes” de Henrique Oliveira e do site specific de Claudia Jaguaribe, “o seu caminho”.


O artista carioca Felipe Barbosa (Niterói, 1978) é formado em pintura na Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Em seus trabalhos, costuma se apropriar de elementos do cotidiano, como bolas de futebol, tampas de garrafa ou mesas de sinuca. Suas intervenções dialogam com a arquitetura e seguem uma lógica empírica, baseada em material encontrado no dia a dia com foco no irônico e absurdo aonde o artista propõe uma parodia dos sistemas e perspectivas aceitados criando um novo olhar e sinalizando a imperfeição de sua lógica. Ele apresenta a mostra Matemática Imperfeita, formada por mesas de sinuca e de tenis e uma escultura em grande escala na forma de uma escada onde o artista reitera elementos de usos destes objetos comuns propondo um outro ponto de vista.


Claudia Moreira Salles (Rio de Janeiro, 1955), formou-se na Escola Superior de Desenho Industrial em 1978. Desde que abriu seu escritório de design, em 1988, vem dedicando sua pesquisa ao desenho de móveis. Na Galeria Baró, apresenta Paralelogramos, que reúne seis peças que propõem uma nova visão dos elementos do design e suas pesquisas de forma e material - mesas de centro feitas em pedra, aço, alumínio, corian e madeira - em relação com espaço expositivo.


Rosana Ricalde (Niterói, 1971), transforma palavras em imagens. Formada em gravura pela Belas Artes da UFRJ e mestranda em Ciência da Arte pela Universidade Federal Fluminense, a artista apresenta a exposição O livro das questões, em que reúne obras antigas e recentes. Sua produção dá ênfase à palavra escrita, aos livros e às mensagens que podem surgir diferentes interpretações. Na obra Corrente de Papel, a artista une elos de papel com uma palavra impressa aleatoriamente, formando textos particulares de acordo com o leitor.


Período de exposição: de 07 de maio a 16 de julho


Baró Galeria

Rua Barra Funda, 216, Barra Funda – São Paulo

(11) 3666-6489

www.barogaleria.com.br

Horário de funcionamento: De segunda-feira a sexta-feira, das 11h às 19h; sábados das 11h às 17h.

Entrada gratuita


Galeria Emma Thomas

Fronteiriços

A exposição Fronteiriços, que será aberta ao público no dia 07 de maio, conta com curadoria da crítica de arte carioca Daniela Name e reúne jovens artistas em um elenco bastante heterogêneo. Alessandro Sartore, Bruno Miguel, Caroline Valansi, Érica Ferrari, Gabriel Zimmler Neto, Hugo Houayek, Jaqueline Vojta, Laerte Ramos, Letícia Lampert, Lucas Simões, Márcio Banfi, Matias Mesquita, Nazareno, OPAVIVARÁ!, Rodrigo Torres e Siri têm trajetórias e linguagens muito distintas.

Em comum, o fato de que trabalham com suportes híbridos: um objeto pode ser pintura; uma escultura é também situação; uma performance é trabalho sonoro e tecnológico; uma instalação pode ser paisagem; uma pintura pode ser desenho. Outro ponto de convergência é a situação fronteiriça de suas carreiras: de modos e intensidades muito diversas, são artistas que estão com um pé lá e outro cada da porta de entrada do mercado de arte.

Período de exposição: de 07 de maio a 18 de junho


Galeria Emma Thomas

Rua Barra Funda, 216, Barra Funda – São Paulo

(11) 3666-6489

www.emmathomas.com.br

Horário de funcionamento: De segunda-feira a sexta-feira, das 11h às 19h; sábados das 11h às 17h

Entrada gratuita


Galeria Luisa Strina

A Outra Paisagem, de Laura Belém

(sem nome), de Mateo López


Na próxima terça-feira, 10 de maio, a Galeria Luisa Strina apresenta duas exposições individuais: da artista Laura Belém e do colombiano Mateo López.


Laura Belém apresenta a exposição “A Outra Paisagem”, com obras inéditas em diversos suportes e formatos. Para a criação dos trabalhos, a artista buscou inspiração na cidade de São Paulo, construindo relações livres e poéticas a partir do seu diálogo com a paisagem e memória desta cidade. Nas obras expostas, observa-se um jogo lúdico entre interior e exterior, vista e ponto de vista.


Laura Belém acaba de ser contemplada no Prêmio CNI SESI Marcantonio Vilaça para Artes Plásticas. Com exposição coletiva no Art Tower Mito no Japão este ano, a artista participou em 2010 da Bienal de Liverpool e de Veneza em 2005.


O artista colombiano Mateo López, que já expôs individualmente no Museo de Arte Contemporâea de Castilla y León (Espanha), criou uma instalação com a ideia de um quarto vazio utilizando objetos frágeis, de papel e madeira, instalados no piso e nas paredes. Mateo, que participou da 29ª Bienal de São Paulo o do 31º Panorama da arte brasileira, também expôs coletivamente na Galeria Kurimanzutto (México), CCA Wattis Institute for Contemporary Arts (EUA) e no Instituto Cervantes de Madri (Espanha).


Período de exposição: de 11 de maio a 18 de junho

Galeria Luisa Strina

Rua Padre João Manuel, 755

São Paulo SP, Brasil

Telefone: (11) 3088-2471

www.galerialuisastrina.com.br

Horário de funcionamento:

Segunda-feira a sexta-feira das 10h às 19h; sábados das 10h às 17h

Entrada gratuita


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ultima Postagem

Teatro Uol recebe o espetáculo "InconscienteMente"

"Os Mentalistas"  fica em cartaz em maio e junho e mistura psicologia e mentalismo com leveza e humor "Os Mentalistas" t...