21 de setembro de 2011

Arte nos tempos do Café


Por Fellipe Abdalla

Exposição que está no Palácio dos Bandeirantes em São Paulo, promovida pelo Acervo Artístico Cultural dos Palácios do Governo, vinculado à Casa Civil, exibe importantes obras do modernismo que refletem a áurea época da economia do café no Estado de São Paulo e a sua influência nos artistas que viviam esse momento. A mostra reúne diversas pinturas, louçaria e objetos artísticos que levam o espectador para uma visita ao Império do final do século XIX, momento de ascensão econômica vivido na capital paulista.

Com curadoria de Ana Cristina Carvalho e consultoria de Arruda Botelho, a proposta é uma reflexão dos temas que pontuaram as relações entre artistas brasileiros e imigrantes e também as alterações no contexto arquitetônico por meio de obras que acompanharam essa mudança estética nessa fase do nosso país. Além de apresentarem fotos da capital e ter em seu jardim diversos pés de café para relembrar o clima e os aromas que passeavam na cidade de São Paulo do início do século XX.

Mas para quem não se contenta apenas com essas lindas imagens e objetos, a exposição preparou algo maior, que creio que seja o que tem de mais interessante, que são quadros dos principais artistas modernistas, que viveram esse momento e que foram os responsáveis pelo retrato de uma época muito importante para o nosso desenvolvimento. Estão lá peças de Di Cavalcanti, Anita Malfatti, Victor Brecheret, Lasar Segal, Oswaldo Goeldi e John Graz, além de obras fundamentais do Modernismo Brasileiro como Religião Brasileira de Tarsila do Amaral, Semeadura, de Clóvis Graciano e a escultura Cabeça de Mário de Andrade por Bruno Giorgi.

Com certeza uma exposição que serve como uma verdadeira aula de História e leva ao público grande artistas modernistas que merecem toda a nossa admiração, principalmente por retratarem uma época onde não existiam tantos recursos tecnológicos como máquinas fotográficas portáteis e nem câmeras filmadoras para que as futuras gerações tivessem acesso a tais informações, principalmente visuais.

Então é só ir ao Palácio do Governo e desfrutar dessas maravilhas e o melhor é claro: é de graça!

Serviço:
Palácio dos Bandeirantes
Avenida Morumbi, 4.500 – Portão 2
Informações: 2193.8282 – monitoria@sp.gov.br
Agendamento eletrônico: www.acervo.sp.gov.br
Aberto ao público das 10 às 17 horas, de terça a domingo.
Grátis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ultima Postagem

As múltiplas vozes da causa animal

Protetores independentes, ONGs e voluntários sustentam redes de apoio que transformam a vidas Texto: Sérgio Dias Fotos: Pixabay A proteção a...