
Por Fellipe Abdalla
Exposição que está no Palácio dos Bandeirantes em São Paulo, promovida pelo Acervo Artístico Cultural dos Palácios do Governo, vinculado à Casa Civil, exibe importantes obras do modernismo que refletem a áurea época da economia do café no Estado de São Paulo e a sua influência nos artistas que viviam esse momento. A mostra reúne diversas pinturas, louçaria e objetos artísticos que levam o espectador para uma visita ao Império do final do século XIX, momento de ascensão econômica vivido na capital paulista.
Com curadoria de Ana Cristina Carvalho e consultoria de Arruda Botelho, a proposta é uma reflexão dos temas que pontuaram as relações entre artistas brasileiros e imigrantes e também as alterações no contexto arquitetônico por meio de obras que acompanharam essa mudança estética nessa fase do nosso país. Além de apresentarem fotos da capital e ter em seu jardim diversos pés de café para relembrar o clima e os aromas que passeavam na cidade de São Paulo do início do século XX.
Mas para quem não se contenta apenas com essas lindas imagens e objetos, a exposição preparou algo maior, que creio que seja o que tem de mais interessante, que são quadros dos principais artistas modernistas, que viveram esse momento e que foram os responsáveis pelo retrato de uma época muito importante para o nosso desenvolvimento. Estão lá peças de Di Cavalcanti, Anita Malfatti, Victor Brecheret, Lasar Segal, Oswaldo Goeldi e John Graz, além de obras fundamentais do Modernismo Brasileiro como Religião Brasileira de Tarsila do Amaral, Semeadura, de Clóvis Graciano e a escultura Cabeça de Mário de Andrade por Bruno Giorgi.
Com certeza uma exposição que serve como uma verdadeira aula de História e leva ao público grande artistas modernistas que merecem toda a nossa admiração, principalmente por retratarem uma época onde não existiam tantos recursos tecnológicos como máquinas fotográficas portáteis e nem câmeras filmadoras para que as futuras gerações tivessem acesso a tais informações, principalmente visuais.
Então é só ir ao Palácio do Governo e desfrutar dessas maravilhas e o melhor é claro: é de graça!
Serviço:
Palácio dos Bandeirantes
Avenida Morumbi, 4.500 – Portão 2
Informações: 2193.8282 – monitoria@sp.gov.br
Agendamento eletrônico: www.acervo.sp.gov.br
Aberto ao público das 10 às 17 horas, de terça a domingo.
Grátis.
Nenhum comentário:
Postar um comentário