28 de setembro de 2011

Fábricas de Cultura terão cinema de graça



Sessões começam em Outubro na Zona Leste

Uma parceria entre a Secretaria Estadual de Cultura e a Cinemagia vai levar cinema de graça para três Fábricas de Cultura na Zonas Leste de São Paulo: Vila Curuçá, Sapopemba e Itaim Paulista. As sessões começam no dia 2 de Outubro e acontecem nos teatros das Fábricas de Cultura, sempre aos domingos, às 13h. Os espaços têm capacidade para cerca de 300 espectadores e os ingressos podem ser retirados com uma hora de antecedência. A parceria será gerida pelo Catavento Cultural e Educacional, que controla as Fábricas de Cultura atualmente em funcionamento, e pela Cinemagia, empresa líder no setor de cinema itinerante.

Para este primeiro mês foram escolhidos os filmes A Bruxinha e o Dragão, Hui Buh – Um Fantasma Atrapalhado, O Som do Coração, De Profundis e Persépolis, o último com censura 12 anos e os demais com censura livre. “Vamos sempre procurar filmes com censura livre ou no máximo 12 anos. Dessa forma, um grande número de crianças e jovens poderão comparecer”, explica Renato Barreiros, Coordenador de Promoção e Articulação das Fábricas de Cultura.

O objetivo das Fábricas de Culturas é justamente promover a participação de jovens de distritos vulneráveis da capital em atividades artísticas e culturais que contribuam para seu desenvolvimento e inserção social. O programa começou em 2007, com ações artístico-culturais para crianças e jovens de 7 a 19 anos, moradores de bairros com baixos indicadores sociais. Desde então, as atividades foram realizadas em equipamentos culturais das regiões, até a conclusão dos espaços onde estão agora.

Cada Fábrica de Cultura vai contar com uma biblioteca onde, seguindo o modelo de sucesso da Biblioteca de São Paulo, a literatura será aliada da tecnologia. As bibliotecas terão acervo inicial de 2 mil livros e serão equipadas com computadores. Nos Ateliês de Produção serão oferecidos cursos de formação e atividades de mobilização nas áreas de teatro, dança, capoeira, circo, música em geral, literatura, artes plásticas, vídeo e fotografia.

As fábricas ficarão abertas à comunidade aos fins de semana, com apresentação de espetáculos e com o programa Fábrica Aberta, que vai oferecer o espaço e os equipamentos para pesquisa, ensaio, produção e difusão da produção cultural local, além de encontros e seminários de profissionais da área da cultura. “Para nós é muito gratificante estar envolvidos neste projeto. Trabalhamos pela democratização cultural e é justamente isso que as Fábricas de Cultura promovem”, explica Lia Pinheiro, diretora da Cinemagia.

Sobre a Cinemagia
A Cinemagia cria espaços especiais para sessões de cinema em diferentes locais como praças públicas, ginásios, praias, escolas ou estacionamentos. Fundada em 2002, empresa é líder no setor de cinema itinerante. Mensalmente, a Cinemagia promove, em média, 600 sessões de cinema. Em São Paulo, por exemplo, 46 Centros Educacionais Unificados (CEUs) fazem uso do serviço, beneficiando os estudantes da rede municipal de ensino, suas família e comunidade local. As sessões de cinema promovidas pela Cinemagia são gratuitas ao público e podem chegar a 3 mil pessoas por sessão. Os recursos são captados junto a patrocinadores e instituições públicas.

Em 2010, a empresa venceu a licitação para gerir por dez anos o projeto Encontros no Metrô de São Paulo, criando espaços culturais com programação gratuita em 18 estações. Shows musicais, cinema, espetáculos de dança, teatro, exposições permanentes e itinerantes, oficinas culturais e muitas outras atrações fazem parte da programação. A iniciativa está ao alcance de aproximadamente 4 milhões de pessoas que circulam diariamente pelo Metrô.

SERVIÇO

Sessões gratuitas de cinema nas Fábricas de Cultura
Todos os domingos, a partir de 2 de Outubro, às 13h
Fábrica de Cultura Sapopemba
Rua Augustin Luberti, nº 300 com a Rua André Thevet, s/n.

Fábrica de Cultura Itaim Paulista
Rua Estudantes da China, 500 - Itaim Paulista

Fábrica de Cultura Vila Curuçá
Rua Pedra Dourada, s/nº

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ultima Postagem

O Brasil místico: uma jornada pelas superstições e amuletos da sorte

O Brasil, um país de rica diversidade cultural, é também um lar vibrante para superstições e amuletos da sorte. Essas crenças e práticas, en...