19 de dezembro de 2011

Berlendis & Vertecchia Editores lança no Brasil versão integral da obra Quebra-Nozes e Camundongo Rei



Chega às livrarias obra inédita de E.T.A Hoffmann, considerado um mestre da narrativa fantástica e um dos melhores autores alemães de contos.


Um dos maiores clássicos da literatura mundial, Quebra-Nozes e Camundongo Rei, chega às livrarias brasileiras neste mês. A obra de E.T.A Hoffmann, que já recebeu diversas adaptações, agora será lançada em versão direta e integral pela Berlendis & Vertecchia Editores, com tradução de Bruno Berlendis e ilustrações de Nelson Provazi.    

A obra, originalmente escrita em 1816, narra a história da menina Marie, que no Natal recebe de seu padrinho relojoeiro e inventor um quebra-nozes de madeira com a aparência de um soldado. Esse presente marca o início de uma incrível aventura, repleta de fantasia e magia, vivenciada por Marie e seu amigo Quebra-Nozes, que trava uma batalha contra um horripilante camundongo de sete cabeças.               

O livro tem um apelo especial para crianças, porque retrata o mundo de fantasia e o aborda a partir de temas próprios do universo infantil, como castelos e príncipes, um vilão malvado a ser combatido e bonecos que ganham vida. Por outro lado, a obra fascina todas as gerações, pois se trata de uma criação literária tão refinada que encanta a cada novo capítulo. Segundo Bruno Berlendis, houve um esforço para preservar o original. “Não se trata de uma adaptação: busquei preservar o estilo e a essência da obra. Mas, onde era cabível, optei por soluções mais fluentes, mais no domínio do repertório infantil e juvenil, para que principalmente esses leitores tenham prazer ao ler o livro”, explica o tradutor.        

Bruno Berlendis ainda expressa a importância do conto de Hoffmann, que, apesar de já ter sido adaptado em versões para o balé, livrinhos para colorir e até desenhos animados, ganha somente agora a versão integral, permitindo ao público brasileiro conhecer de verdade a criação e o talento do contista. “Hoffmann é um marco na história da literatura e também da crítica e, com maestria, entrelaça fantasia e realidade. Influenciou grandes escritores como Baudelaire, o jovem Flaubert, Alexandre Dumas, Balzac, e dá para dizer que, mesmo passados duzentos anos, continua sem igual”, comenta o tradutor.       

A obra Quebra-Nozes e Camundongo Rei é o sétimo lançamento da coleção “Os meus clássicos”, que também inclui os títulos Os pequenos verdes, Tristão e Isolda, O fantasma de Canterville, Fábulas & Alegorias de Leonardo da Vinci, O livro da selva e Ilíada.


Perfil
A Berlendis & Vertecchia foi fundada em 1979 pela designer gráfica e jornalista Donatella Berlendis. Desde o início, busca máxima qualidade gráfica e de conteúdo em suas publicações. As coleções 'Arte para Crianças' e ‘Arte para Jovem’, pioneiro projeto de educação artística, a coleção ‘Letras Italianas’, entre outros, já valeram premiações no Brasil e no exterior, além de ter conquistado um público fiel. Diversos importantes expoentes da literatura brasileira e mundial são encontrados no catálogo da Berlendis. Traduções criteriosas e fluentes, assim como textos de apoio que contextualizam as obras são outras características que tornam a Berlendis & Vertecchia um nome reconhecido no mundo da literatura brasileira. Hoje, conta com mais de 75 títulos em seu catálogo. Em dezembro de 2002, Donatella Berlendis faleceu precocemente, aos 64 anos de idade, e seus filhos têm dado continuidade ao seu trabalho.

Ficha técnica:
Editora Berlendis & Vertecchia   
Nº de páginas: 128
Preço brochura: R$37,00
Preço capa dura: R$45,00
ISBN Brochura:978-85-7723-045-7
ISBN capa dura: 978-85-7723-044-3
Formato:17x20
Coleção: Os meus Clássicos.
Autor: E.T.A Hoffmann
Tradução: Bruno Berlendis



Fontes para entrevistas: Bruno Berlendis, organizador da coleção e editor.

Um comentário:

Ultima Postagem

Conheça quais são as vacinas essenciais que os pets devem tomar

Elas são responsáveis por manter a imunização em dia e deixá-los saudáveis Texto: Sérgio Dias Fotos: Pixabay Em alta nos últimos anos, as va...