1 de dezembro de 2011

Liderança ao estilo de Steve Jobs: o diário de um pirata no comando da Apple



Ex-vice-presidente da Apple, Jay Elliot, revela os segredos que fizeram do fundador de uma das maiores empresas de tecnologia o líder de toda uma geração

Após a morte de Steve Jobs, em outubro de 2011, dezenas de livros ganharam espaço nas prateleiras, mas nenhum deles escrito por uma pessoa tão próxima, como é o caso da obra que a editora Lafonte lança no Brasil, narrada pelo ex-vice-presidente sênior da Apple Computer, Jay Elliot. Steve Jobs, o estilo de liderança para uma nova geração não é uma biografia, é um diário detalhado da maneira como Jobs comandou uma das maiores empresas de tecnologia do mundo, e que revela os bastidores do desenvolvimento de produtos, os detalhes, as exigências de Jobs, os erros dolorosos e onerosos e os indiscutíveis acertos.

Detalhista, perfeccionista, personalidade difícil são apenas algumas das características enumeradas no livro. Mas, o que tornava Steve Jobs tão excepcional no modo pelo qual dirigiu uma organização e uma marca que desperta tanta admiração? Talvez a união de paixão, budismo e estratégias de pirataria. Pirataria sim; para um pirata não há regras, há metas, objetivos a serem cumpridos, há um pensamento livre, um espírito revolucionário e lealdade, características que Jobs procurava e estimulava em seus colaboradores. “Piratas aceitam as exigências de alto padrão de seu líder. Eles aceitam por perfeição, e se esforçam para alcançá-la”, diz Elliot.

A Apple criou necessidades e inspirou uma geração de consumidores, com uma nova maneira de comunicar, de ouvir, de ler e explorar o mundo, com produtos simples e intuitivos. Jobs era o olho do consumidor na Apple. Ele pensava como o consumidor, exigia como ele. Seu entusiasmo ao identificar novas ideias e as formas de adotá-las era contagioso. Quem mais se veria como o próprio produto, teria a perspectiva do cliente e tentaria antecipar a experiência do usuário? Somente um usuário extremamente voraz, o que Steve Jobs certamente era. Steve era o maior consumidor do mundo.  iTunes foi criado por sua paixão por música, o iPod por seu desejo de levar a música a todos os lugares. Celulares, adorava-os, mas os queria mais leves, fáceis de usar e com um único botão; o resultado: o iPhone.

Aproveitar os talentos, reunir os melhores, procurar pessoas que se empolgam com os projetos, criar ambientes que os atraia e fazer de seus funcionários seus recrutadores, pois talentos acham talentos ou “um bom pirata tem um amigo ou parente que é tão bom quanto ele”, são apenas algumas das lições que podem ser aprendidas no livro de Elliot. Steve Jobs, o estilo de liderança para uma nova geração chega a ser quase um manual sobre como ser um melhor líder, é uma introdução a alguns valores fundamentais que todos os líderes deveriam ter.

Ao longo dos capítulos, Jay Elliot mostra que é possível aplicar os princípios de Jobs em outras empresas. “As empresas são reflexos de seus líderes, seus defensores. É preciso estar apaixonado por pelos produtos que está criando, promovendo, comercializando ou vendendo, e isso significa que precisa estar numa empresa e num setor que se interessa de verdade”.

Geek ou não, aficionado por tecnologia ou avesso a ela, Steve Jobs, o estilo de liderança para uma nova geração é um livro que traz lições de um líder visionário, criativo, perfeccionista, mas acima de tudo, apaixonado pelo que fazia. Lição que, certamente Elliot absorveu, “Você tem de estar muito entusiasmado com uma ideia, um problema ou um erro que você quer corrigir. Se não for suficientemente apaixonado desde o início, você nunca vai prosperar”, diz.

Steve Jobs – o estilo de liderança para uma nova geração
Autores: Jay Elliot e William L. Simon      
Tradução: Carlos Szalk
Número de páginas: 256
Preço sugerido: R$34,90

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