13 de dezembro de 2011

MuBE OFERECE CURSO GRATUITO PARA IDOSOS COM ALZHEIMER



Com 6 meses de duração e horários alternativos,curso oferecerá lanche, visita ao museu e material artístico para os participantes.
  
O MuBE - Museu Brasileiro de Escultura- inova mais uma vez. Idosos com Alzheimer leve ou moderado terão, gratuitamente, um curso de cultura e arte para ajudá-los a enfrentar os problemas causados por esta doença. Trata-se do projeto "Faça Memórias Cultural", com inscrições abertas até dia 10 de fevereiro e vagas limitadas. 

A inspiração das arte-terapeutas Cristiane Pomeranz e Juliana Naso para este curso, veio de Nova York, onde o MoMA, museu de arte moderna, mantém, desde 2004, um projeto que usa o próprio acervo para atender pessoas com Alzheimer. Mas no MuBE o “Faça Memórias, Cultural” recebeu adaptações. O atendimento não se limita à doença, ele abre espaço para outras demências, como idosos com pequenos déficits de memória e mesmo para quem só queira estimular o cérebro e conta também com o fazer artístico além de visitar as exposições.

“Não se trata de um tratamento, mas uma oportunidade de estimulação cognitiva, convívio social e melhora da qualidade de vida que tem se tornado regra. Muitos aqui não tinham nenhuma atividade semanal. Ficar em casa e não ter rotina é tornar o envelhecimento vazio e propenso às doenças - ou à piora de algumas delas”, afirmam Cristiane Pomeranz e Juliana Naso.

Sobre o Faça Memórias

Desenvolvido pelas arteterapeutas Cristiane Pomeranz e Juliana Naso, em 2009, o projeto visa criar diálogos entre as obras de arte expostas e as memórias preservadas dos idosos, que encontrarão, no museu e no atelier, as condições necessárias para troca entre a arte e a vida. O programa é voltado a terceira idade, com foco na estimulação de: memória, cognição e expressividade nos mais diversos níveis, fazendo uso da obra de arte como instrumento terapêutico.

A partir de 2012 o Projeto “Faça Memórias”, passará a contar com a parceria da ABRAZ (Associação Brasileira de Alzheimer), que oferecerá aos seus associados a oportunidade de frequentar as atividades.

Sobre o MuBE

O Museu Brasileiro da Escultura (MuBE) desenvolve extensa e diversificada programação cultural, com exposições, cursos, seminários, palestras e recitais de piano. São realizadas, em média, vinte e cinco exposições/ano, abrindo espaço para novos talentos, além de apresentar mostras de artistas renomados, nacionais e internacionais.

O Museu recebe, aproximadamente, 150.000 visitantes por ano. As exposições contam com visitas educativas para crianças, estudantes, grupos de terceira idade e público em geral.

O MuBE conta com apoio institucional de 3M, Stella Artois, Kettel One e BMW, viabilizado via ProAC / Governo do Estado de São Paulo.

Serviço
Data e horário dos cursos:
Terça-feira das 10h00 às 12h00 ou Sexta-feira das 14h00 às 16h00.
Lanche Incluso!
Inscrições: Cristiane Pomeranz – crispomeranz@terra.com.br             (11) 9245-5607       / Juliana Naso – jujunaso@gmail.com -             (11) 8369-7868      

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ultima Postagem

Daniel realiza show especial “Daniel 40 Anos Celebra João Paulo & Daniel” na Vibra São Paulo

Apresentação contará com participação de Jéssica Reis, filha de João Paulo Texto: Redação Foto: Will Aleixo O cantor Daniel segue na estrada...