28 de abril de 2012

‘Baltus, o pequeno herói’ está de volta com a Cia. Paidéia de Teatro a partir de 5 de maio



Espetáculo infantil de autoria do premiado autor alemão Lutz Hübner será apresentado aos sábados, às 17 horas, com preços populares

Sucesso de público e crítica em 2011, a peça concorre ao Prêmio FEMSA de melhor ator e atriz coadjuvantes

Em junho, Baltus fará turnê por cinco cidades da Alemanha

A Cia. Paidéia de Teatro reestreia ‘Baltus, o pequeno herói’ neste sábado, 5 de maio, e fica em cartaz com o espetáculo até o dia 26 de maio. As apresentações serão sempre aos sábados, às 17 horas, com preços populares (inteira: R$15; meia: R$ 7),  na sede da Cia. Paidéia.

O texto, de autoria do premiado autor alemão Lutz Hübner, em parceria com a autora alemã Sarah Nemitz, é a primeira peça de Hübner para o público infantil. Mostra as preocupações de mães que criam seus filhos sozinhas por meio das aventuras de Baltus, um menino de seis anos com muita imaginação e dificuldade para entender o mundo dos adultos.

Dirigida por Amauri Falseti, a montagem traz no elenco Manoela Pamplona, Fábio Coutinho, Rogério Modesto, Aglaia Pusch e Flávio Porto.

‘Baltus, o pequeno herói’ concorre ao Prêmio FEMSA de Teatro Infantil e Jovem nas categorias atriz coadjuvante (Manoela Pamplona) e ator coadjuvante (Fábio Coutinho). A peça também foi indicada ao prêmio FEMSA na categoria "Música originalmente composta".

Baltus inaugura a parceria internacional entre a Paidéia e o grupo Grips Theather Berlin

Baltus foi escrita especialmente para marcar o intercâmbio entre a Cia. Paidéia de Teatro e o grupo alemão Grips Theater Berlin. Graças a esta parceria, a Paidéia viajará em junho para a Alemanha onde apresentará Baltus nas cidades de Berlim (de 10 a 15 de junho), Hagen (de 15 a 18 de junho), Colonia (de 22 a 23 de junho), Hannover (de 3 a 5 de julho) e Manheim (de 6 a 8 de julho). A turnê será uma oportunidade de aprofundar o trabalho com o Grips e dar continuidade aos estudos do tema da próxima peça: o meio ambiente. Todos os projetos da Paidéia Associação Cultural em 2012 estarão ligados a este assunto.

Lutz Hübner

Nascido em 1964, Lutz Hübner vive em Berlim dirigindo e escrevendo peças, além de roteiros de cinema e óperas. Desde o fim dos anos 90, é considerado um dos mais importantes autores infanto-juvenis da atualidade, com cerca de 30 textos montados anualmente. Traduzidas para doze idiomas, suas peças também são apresentadas em diversos países.

Lutz Hübner veio ao Brasil em várias ocasiões a convite da Paidéia e teve suas peças  ‘O Coração de um Boxeador’, 'Nellie Goodbye', ‘Dream Team’, além de sua adaptação de 'Dom Quixote', montadas peça Cia. Paidéia de Teatro. Em setembro de 2011, Hübner esteve no V Festival Internacional Paidéia de Teatro para a Infância e Juventude, junto com o grupo Grips Theater Berlin, apresentando“Herói Baltus”, a versão alemã da peça. 

Sinopse

‘Baltus, o pequeno herói’ trata das difíceis relações entre crianças e adultos, seus medos e sonhos.

 “O que está acontecendo?”, pensa Baltus. Ana, sua mãe, está saindo à noite e volta tão estranha. Só há uma resposta possível para o menino de seis anos: são fantasmas. Ainda bem que sua amiga Clara sabe como fazer armadilhas para pegar fantasmas de verdade e de mentira. 

Quem cai na armadilha dos dois é Elmar, o novo namorado de Ana. Agora, ele vai estar sempre por lá com suas ideias antiquadas sobre como adultos e crianças devem se relacionar. Para Baltus, isso tudo é assustador o suficiente para viver uma história digna de um herói. 

Ficha Técnica
Texto: Lutz Hübner
Tradução: Christine Röhrig 
Direção: Amauri Falseti 
Iluminação: Wagner Freire 
Cenografia e Figurinos: Telumi Helen 
Músicas: Marcos Iki 
Preparação de Atores: Paola Musatti 
Elenco: Aglaia Pusch, Fábio Coutinho, Flávio Porto, Manoela Pamplona e Rogério Modesto
Duração: 60 minutos
Indicação: A partir de seis anos

Local
Paidéia
Rua Darwin, 153, Alto da Boa Vista
São Paulo – SP 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ultima Postagem

Atendimento do médico-veterinário pode acontecer na conveniência do lar

Nova tendência faz com que o pet não sofra com o estresse de sair do seu lar Texto:  Sérgio Dias Fotos:  Pixabay Os pets vêm ganhando cada v...