31 de maio de 2012

Rede Cinemark promove 1º Festival de Cinema Argentino em quatro cidades



CINCO FILMES inéditos serão exibidos nas salas de cinema em são paulo, rio de janeiro, florianópolis e porto alegre;

Em comemoração aos 15 anos da Cinemark, a Rede leva com exclusividade para São Paulo, Rio de Janeiro, Florianópolis e Porto Alegre, o 1º Festival de Cinema Argentino, realizado em parceria com o Instituto Nacional de Cine y Artes Audiovisuales (INCAA) da Argentina. A programação reúne cinco longas-metragens do cinema argentino contemporâneo – entre eles, o premiado ‘Las Acacias’, de Pablo Giorgelli, vencedor da Câmera de Ouro do Festival de Cannes de 2011. Em São Paulo, o festival acontece de 1º a 6 de junho, no complexo do Shopping Cidade Jardim com exibição de dois filmes por dia. A partir do dia 21 de junho, o festival se transfere para o Rio de Janeiro, seguindo para Florianópolis, entre 10 e 16 de agosto, e para Porto Alegre, de 24 a 30 de agosto.

 “Para comemorar o aniversário de 15 anos da Cinemark com os espectadores, a Rede firmou uma parceria com o INCAA para exibir filmes da moderna cinematografia argentina, que não são exibidos nas salas de cinema convencionais no Brasil”, explica Bettina Boklis, diretora de marketing da Cinemark. “Nossa intenção é oferecer ao público entretenimento e conteúdo de alta qualidade, características reconhecidas do cinema argentino”, complementa.

Durante a coletiva de imprensa, realizada nesta terça-feira, dia 29 de maio, o presidente da Rede Cinemark Argentina, Martín Alvarez, conta que é a primeira vez que uma rede de cinemas latino-americana exibe um festival de cinema argentino. Maria Nuñez, representante da INCAA, ressalta, por sua vez, que é preciso fortalecer a comercialização do cinema latino americano entre os países do continente. Já o diretor Pablo Giorgelli conta que seu filme ‘Las Acacias’ foi exibido em muitos países, no entanto, na América Latina, há sempre uma resistência. “É difícil os nossos filmes serem apresentados no nosso continente. Assim como também é raro serem exibidos filmes brasileiros e latinos na Argentina”, relata Giorgelli.  A protagonista do filme ‘Verdades Verdaderas’, Susú Pecoraro, propõe que Brasil e Argentina incentivem o intercâmbio de filmes entre os dois países.

A programação do 1º Festival de Cinema Argentino traz ainda os filmes ‘El Dedo’, de Sergio Teubal; ‘Los Marzianos’, de Ana Katz; ‘Juntos para Siempre’, de Pablo Solarz; e ‘Verdades Verdaderas’, de Nicolás Gil Lavedra. Todas as obras terão duas exibições ao longo do evento, em cada uma das três cidades.

Sobre os filmes
O Festival de Cinema Argentino abre com o filme ‘Las Acacias’ (As Acácias), do diretor Pablo Giorgelli, vencedor da Câmera de Ouro do Festival de Cannes em 2011. O filme revela a relação criada entre o caminhoneiro Ruben (interpretado por Germán de Silva) e uma mulher que viaja com ele ao lado de sua filha, durante o percurso de 1.500 km entre o Paraguai e Buenos Aires. Ruben é caminhoneiro desde jovem e conhece a estrada como a palma da sua mão, mas essa viagem será única em sua vida. No elenco estão os atores Germán de Silva, Hebe Duarte e Nayra Calle Mamani.

O segundo filme da noite de abertura é ‘El Dedo’ (O Dedo), primeiro longa-metragem do diretor Sergio Teubal e premiado no Festival de Cinema de Guadalajara, em 2011. Baseado na novela ‘El Dedo de Baldomero’, de Alberto Assodourian, o filme conta a história de Florêncio, que guardou o dedo indicador do irmão que encontrou morto. Coisas estranhas começam a acontecer no vilarejo, e nem mesmo Florêncio está preparado para o efeito que o dedo do irmão terá sobre o povo e a primeira eleição na cidade. No elenco estão os atores Fabian Vena, Puma Goity, Martin Seefeld, Mariana Briski e Roly Serrano.

No segundo dia do festival, será exibida a comédia dramática ‘Los Marzianos’ (Os Marzianos), dirigida por Ana Katz. O filme apresenta dois irmãos, Luis e Juan, brigados há algum tempo. Delfina, a terceira irmã, tenta mediar à reconciliação, sem sucesso, até que a presença de Juan em Buenos Aires para o aniversário de sua filha e o desejo da menina de comemorar na casa dos tios leva os dois irmãos ao encontro que evitavam. No elenco estão os atores Guilherme Francella, Mercedes Morán, Arturo Puig e Rita Cortese.

Na sequência, o longa ‘Juntos Para Siempre’ (Juntos para Sempre), do diretor Pablo Solarz, descreve a vida de um roteirista de sucesso, Gross. Mergulhado em suas histórias, ele mal escuta quando sua mulher, Lucía, confessa sua infidelidade e depois o abandona.  Enquanto isso, o novo roteiro de Gross vai tomando forma, e aos poucos a ficção confunde-se com a realidade. No Elenco estão os atores Peto Menahem, Malenas Solda, Florencia Peña, Luis Luque, Mirta Busnelli, Marta Lubos, Valeria Lois e Silvia Kutica.

Primeiro longa-metragem de Nicolás Gil Lavedra – que trabalha com a temática de direitos humanos desde o curta-metragem ‘Identidad Perdida’ (2005) –, o filme ‘Verdades Verdaderas’ (Verdades Verdadeiras) encerra o festival. A obra apresenta a história da ativista de direitos humanos Estela Barnes Carlotto (papel de Susú Pecoraro), que tem sua vida transformada pelo sequestro de sua filha, Laura, durante a ditadura militar. O filme mostra a busca de uma esposa, mãe e avó, além de retratar sua luta pelos ideais de justiça. No elenco estão os atores Alejandro Awada, Rita Cortese, Inés Efron, Laura Novoa, Fernán Mirás, Carlos Portaluppi.

Serviço:
São Paulo – de 1 a 6 de junho
Shopping Cidade Jardim – Av. Magalhães de Castro, 12000

Sexta-feira 1/6
Às 19h - Las Acácias
ÀS 21H – El Dedo

Sábado 2/6
Às 19h – Los Marzianos
Às 21h – Verdades Verdadeiras

Domingo 3/6
Às 19h – Juntos Para Sempre
Às 21h – Las Acácias

Segunda-feira 4/6
Às 19h – El Dedo
Às 21h – Verdades Verdadeiras

Terça-feira 5/6
Às 19h – Los Marzianos
Às 21h – Juntos para Sempre

Quarta-feira 6/6
Às 19h – Verdades Verdadeiras
Às 21h – Los Marzianos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ultima Postagem

Conheça um destino exclusivo com opções de pousadas diferenciadas

Fernando de Noronha tem o mais belo conjunto de praias do Brasil Prepare-se para uma viagem de sonho em um destino exclusivo: Fernando de No...