27 de setembro de 2012

Jovens Aprendizes apresentam o espetáculo teatral Aventuras no Universo Literário



O Universo Literário será abordado pelos Aprendizes do Espro – Ensino Social Profissionalizante, nos dias 4 e 5 de outubro, no Theatro São Pedro, em São Paulo (Rua Barra Funda, 171, próximo à estação Marechal Deodoro do metrô).  Em sua quarta edição, o espetáculo é resultado do trabalho realizado pelo Espro com os jovens durante todo o ano e conta com mais de 140 jovens de 14 a 24 anos que participaram de aulas gratuitas de dança, música, coral, percussão corporal e interpretação. 

As oficinas têm o objetivo de desenvolver a multidisciplinaridade, estimular criatividade e desenvolvimento cultural, além de aprimorar o espírito critico tão necessário ao exercício da cidadania responsável.

Em três apresentações direcionadas para famílias, comunidades e convidados do primeiro, segundo e terceiro setor, além da imprensa, a peça transita por personagens ilustres da literatura brasileira, que vivem suas histórias em um mundo de imaginação, inspiração e criatividade. Em meio a esses personagens dois são criados em branco, sem objetivos ou características marcantes. Eles buscam a história a que pertencem e, ao final, descobrem que a música e o amor sempre estarão próximos um do outro.

Sob a coordenação do ator e diretor de teatro Marcelo Kablin, a peça conta com a participação de Aprendizes, jovens da Formação para o Mundo do Trabalho, professores e técnicos.

Para a superintendente Operacional do Espro, Eliandra Cardoso, as Oficinas de Arte e Cultura do Espro “servem como um instrumento complementar, proporcionando aos jovens a ampliação do universo informacional e cultural, além de priorizar o desenvolvimento da autonomia pessoal, sentimento de pertencimento e identidade de jovens e adolescentes, a fim de minimizar vulnerabilidades sociais, culturais e pessoais”.

Histórico das Oficinas de Arte e Cultura do Espro

Durante os cinco anos de atividade, o Espro realizou três espetáculos, que trazem reflexões sobre o dia a dia. Todos apresentados por jovens participantes das Oficinas de Arte da instituição.
As peças dos anos anteriores foram:
2008 – Notícias do Brasil, no Teatro Ruth Escobar, abordou o regionalismo e as diferentes culturas dentro da sociedade; http://www.youtube.com/watch?v=_ll75WqJMMg

2009 – Periférico, no Teatro SESC – Paulista, mostrou o cotidiano de um jovem da periferia e a viagem diária até o centro da cidade de São Paulo, retratando suas experiências e aventuras; http://www.youtube.com/watch?v=2vbeOsmRUCI

2010 – Mergulhando no Baú, no Teatro Hebraica, resgatou as brincadeiras de criança abordando a necessidade de preservação do meio ambiente, bem como o desenvolvimento sustentável.

Serviços
Dia 4 de outubro às 21 horas
Dia 5 de outubro às 17 e 21 horas (duas apresentações)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ultima Postagem

Abarth Fastback e o delicioso ronco esportivo do motor

Comemoramos os 75 anos da marca avaliando o modelo que tem motorização turbo com 185 cavalos de potência Texto: Sérgio Dias Fotos: Sérgio Di...