29 de outubro de 2012

Titãs Confirma Show Comemorativo De 30 Anos No Rio De Janeiro!



Única apresentação dia 1º de Novembro, na FUNDICÃO  PROGRESSO

PARTICIPAÇÕES ESPECIAIS DE ARNALDO ANTUNES E CHARLES GAVIN

Você tem fome de quê? Os Titãs têm fome de palco. Trinta anos de estrada, 16 discos e incontáveis conquistas merecem uma celebração de gala, tocando ao vivo. Nada mais natural para uma banda que desde os primórdios até hoje em dia nunca descansou. Uma autêntica família, que pede licença ao clichê e janta junta todo dia. Que vive intensamente, é feliz, briga, se ama, chora, ri, discute, tudo ao mesmo tempo agora. Nem sempre se pode ser Deus, mas os Titãs bem que flertaram com o Homem e, sorte nossa, provaram e comprovaram: diversão é solução sim. A melhor banda de todos os tempos da última semana emplaca 1.560 semanas de inquietação, boa música, críticas explosivas e personalidade única. Polícia para quem precisa de polícia. Titãs para quem precisa entender a história do rock brasileiro. E constatar que inúmeras frases do nosso dia a dia vêm de versos que eles consagraram.

Essas três décadas serão muito bem festejadas no palco com o show especial "TITÃS 30 ANOS" que acontece no dia 1º de novembro, na Fundição Progresso, no Rio de Janeiro. Branco Mello, Paulo Miklos, Sérgio Britto e Tony Bellotto vão passar a limpo 30 anos de músicas que jamais envelhecem, com a participação especial de quem ajudou a escrever essa história: o cantor Arnaldo Antunes (no grupo de 1982 a 1992) e do baterista Charles Gavin (de 1985 a 2010).

O repertório costura a trajetória da banda e inclui sucessos como Diversão, Polícia, Flores, Sonífera ilha, Bichos escrotos, Epitáfio, Pra dizer adeus, Vossa excelência, Homem primata e Aluga-se, clássico de Raul Seixas que a banda incorporou a partir de 1999. Chegar ao set list final do show comemorativo deu trabalho. "Foi uma escolha difícil. Privilegiamos hits e músicas mais significativas e emblemáticas, num apanhado geral do que foram esses 30 anos", explica Tony Bellotto.

Arnaldo e Charles vão reencontrar os quatro titãs no palco juntos, no mesmo momento do show – nesse instante, Mario Fabre, baterista que vem acompanhando o grupo há dois anos, sairá de cena. Arnaldo vai cantar clássicos que ficaram eternizados na sua voz, como Lugar nenhum, Porrada e O pulso, além de fazer backing vocal quando não estiver no microfone principal.

A parceria com a banda refaz parte da história dos Titãs, única e inovadora desde o primeiro show no Teatro Sesc Pompeia, em São Paulo, em outubro de 1982, quando deram as caras com nove integrantes. A partir de janeiro de 1984, o grupo passaria à formação mais famosa, com oito titãs (e não era fácil naquela época os espremidos palcos comportarem tanta gente). Um agravante para tamanha ousadia: os oito eram compositores e cinco cantavam.

Com a mesma velocidade com que o rock brasileiro se alastrou pelo país afora nos anos 80, os Titãs colecionaram pioneirismos: foi a primeira banda roqueira a experimentar samplers no Brasil no álbum "Jesus não tem dentes no país dos banguelas", em 1987; a primeira a tocar na noite de rock do Festival de Jazz de Montreux, em 1988 (que deu origem ao disco ao vivo "Go back"); e a primeira a faturar um MTV Music Awards, na categoria Melhor Clipe Estrangeiro, com Flores, de 1989, do experimental e superaplaudido "O blésq blom".

Nas duas décadas seguintes a banda continuou na vanguarda. Em 1992, ao lado dos Paralamas do Sucesso, os Titãs fecharam uma das noites do Hollywood Rock, fato até então inédito nos festivais internacionais. Um ano depois, o grupo criava o selo Banguela, responsável por lançar grupos importantes da safra 90, como Raimundos e mundo livre s/a. Em 1997, quando as gravadoras apostavam em discos acústicos de grandes nomes da música brasileira, os Titãs inovaram mais uma vez, botando no palco uma orquestra e artistas convidados em participações especiais. Resultado: "Acústico MTV" é até hoje o recordista de vendas no formato, com mais de 2 milhões de cópias. Essa trajetória em constante ebulição foi mostrada por um ângulo próprio em 2008, com o filme “A vida até parece uma festa”, de Branco Mello e Oscar Rodrigues Alves – e tome pioneirismo: trata-se do primeiro longa-metragem de uma banda brasileira.

Tantas conquistas eram inimagináveis quando eles se reuniram pela primeira vez. "Trinta anos atrás, não tínhamos intenção nem expectativa de que o nosso encontro durasse muito mais do que aquelas poucas apresentações com a presença dos amigos e das famílias. Estávamos aprendendo juntos e ao mesmo tempo moldando nossa identidade. Hoje as coisas não são tão diferentes. Todos nós temos muita personalidade, com diferentes projetos individuais simultâneos”, compara Paulo Miklos, que destaca o que talvez seja o DNA dos Titãs: “O que se mantém inabalável é que continuamos lutando para alcançar um ponto em que todos se sintam representados e seguimos acreditando na potência do nosso encontro”.

Um retrato desses encontros explosivos a gente viu este ano, na turnê comemorativa do álbum “Cabeça dinossauro”, sucesso de público e de crítica por onde passou. Lavou a alma tanto de quem acompanha essa história há três décadas, como dos novos e jovens fãs, que descobriram no terceiro milênio uma banda que não cansa de se renovar. Para quem viu ou não, a boa notícia: aquele show foi apenas um extrato do que está por vir agora. “Nessa festa dos 30 anos, esperamos um grande encontro de todas as gerações", diz Branco Mello.

Hérica Marmo e Luiz André Alzer
Setembro de 2012

O show TITAS 30 ANOS tem patrocínio da Sky, a maior operadora de TV por assinatura via satélite em alta definição da América Latina, com transmissão para todo o território nacional. A Sky possui mais de 15 milhões de telespectadores em todo Brasil, que representam aproximadamente 30% de todos os assinantes de TV paga do País.

SERVIÇO

Show : Titãs 30 anos 
Data : 01/11 – Quinta Feira
Local: Fundição Progresso (Rua dos Arcos, 24 – Lapa - Rio de Janeiro)
Informações e venda de ingressos: www.fundicaoprogresso.com.br 
Abertura da casa: 22h
Início do show: 00h30

Capacidade: 4.000 pessoas
Tel para informações: (21) 2220-5070
E-mail: contato@fundicaoprogresso.com.br

Classificação etária: 18 anos
Preços: De 30,00 (meia* primeiro lote) até R$140,00 (inteira quinto lote)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ultima Postagem

Atendimento do médico-veterinário pode acontecer na conveniência do lar

Nova tendência faz com que o pet não sofra com o estresse de sair do seu lar Texto:  Sérgio Dias Fotos:  Pixabay Os pets vêm ganhando cada v...