30 de janeiro de 2013

29º Troféu Angelo Agostini acontecerá no dia 02 de fevereiro no Memorial da América Latina



Através de votação on line, prêmio homenageia os destaques do quadrinho nacional do ano de 2012

Neste sábado, 02 de fevereiro, a partir das 14 horas, os fãs e admiradores das histórias em quadrinhos poderão acompanhar a entrega do 29º Troféu Angelo Agostini, no Auditório do Anexo dos Congressistas do Memorial da América Latina -  em comemoração ao “Dia do Quadrinho Nacional”. 

O “Dia do Quadrinho Nacional" é comemorado em 30 de janeiro em homenagem a Angelo Agostini  criador da primeira História em Quadrinhos brasileira em arte sequencial e com um personagem fixo,  que teve o início de sua publicação no dia 30 de janeiro de 1869. Sob seu traço,  o título As Aventuras de Nhô Quim ou Impressões de uma Viagem à Corte durou nove capítulos.  Nascido em 1843 na cidade italiana de Vercelli , Piemonte,  Angelo Agostini foi o primeiro artista de quadrinhos do Brasil e um dos primeiros do mundo. Cartunista, caricaturista, ilustrador e crítico, Angelo Agostini  passou sua infância e adolescência em Paris  e chegou em 1859 na cidade de São Paulo.

Para comemorar a data, a  AQC-ESP (Associação dos Quadrinistas e Cartunistas do Estado de São Paulo) criou em 1984 o Prêmio Angelo Agostini , que visa homenagear e premiar os melhores artistas do ano anterior e destacar os mestres do quadrinho nacional.

Através da votação on-line, foram registrados 14.937 votos, entre profissionais da área, amadores, estudiosos e aficionados pelos quadrinhos nacionais,  que elegeram como melhor Desenhista: Danilo Beyruth; Roteirista: Petra Leão; Cartunista: Jean Galvão; Lançamento: O Astronauta (Panini); Lançamento independente: Last RPG Fantasy; Prêmio Jayme Cortez: Gibicon Curitiba; Fanzine: Quadrante Sul (RS); Mestres: Marcos Maldonado, Júlio Emílio Braz, Jô Fevereiro.

O evento tem entrada franca e terá início as 13h30 com a abertura do espaço "Banca da Comix" e Exposição "Trapalhões Estudio Ely Barbosa". A abertura oficial será às 14 horas, com o Presidente do Memorial da América Latina, João Batista de Andrade e Gonçalo Silva Jr., Gerente de Comunicação. As 14h30 terá início uma Mesa redonda "Os Quadrinhos dos Trapalhões no Estudio Ely Barbosa" com a participação de Otávio Barbosa, Eduardo Vetillo, Bira Dantas, Alexandre Silva e Cidão Norberto, entre outras atrações.

Serviço:

29º Premio Ângelo Agostini
Quando: 02 de fevereiro (sábado)
Horário: 13h30 (abertura)
Onde:   Auditório do Anexo dos Congressistas do Memorial da América Latina
Endereço: Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 – Barra Funda
Informações: (11) 3823 4600
Entrada Franca
Organização: Associação dos Quadrinhistas e Caricaturistas do Estado de São Paulo (AQC-ESP) www.aqcsp.blogspot.com e Memorial da América Latina.

Confira abaixo a programação  do 29º Prêmio Angelo Agostini:

13h30 Abertura do espaço "Banca da Comix" e Exposição "Trapalhões Estudio Ely Barbosa".
14h00 Abertura da solenidade com João Batista de Andrade (Presidente do Memorial) e Gonçalo Jr (Gerente de Comunicação).
14h30 Mesa redonda "Os Quadrinhos dos Trapalhões no Estudio Ely Barbosa" com Otávio Barbosa, Eduardo Vetillo, Bira Dantas, Alexandre Silva e Cidão Norberto.
16h00 Novidades nos Quadrinhos
16h30 Inicio da Premiação
18h00 Confraternização geral na Exposição

PREMIADOS:

Desenhista: Danilo Beyruth
Roteirista: Petra Leão
Cartunista: Jean Galvão
Lançamento: O Astronauta (Panini)
Lançamento independente: Last RPG Fantasy
Prêmio Jayme Cortez: Gibicon Curitiba
Melhor Fanzine: Quadrante Sul (RS)
Mestres: Marcos Maldonado, Júlio Emílio Braz, Jô Fevereiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ultima Postagem

Daniel realiza show especial “Daniel 40 Anos Celebra João Paulo & Daniel” na Vibra São Paulo

Apresentação contará com participação de Jéssica Reis, filha de João Paulo Texto: Redação Foto: Will Aleixo O cantor Daniel segue na estrada...