28 de janeiro de 2013

Octavio Café: da semente à xícara



Seguindo rígido controle de qualidade, casa é referência na cultura e serviço do café

A moderna e confortável loja-conceito da marca de cafés especiais Octavio Café tem como objetivo proporcionar aos clientes uma experiência gastronômica por meio da cultura do café. O amplo cardápio oferece uma elaborada carta da bebida criada e executada pela equipe da casa, sob comando de Tabatha Creazo, além de menus de café da manhã, comidinhas, almoço, happy hour e jantar. Na cafeteria é possível provar uma grande diversidade de bebidas feitas à base de café, que seguem o padrão de qualidade da Organização Internacional do Café, que avaliou o Octavio com os melhores índices nos critérios de aspecto, torra, aroma, corpo, acidez, doçura, conceito e bebida.

A qualidade alcançada pela cafeteria é fruto do trabalho que começa nas fazendas localizadas do Octavio Café na Alta Mogiana - região conhecida pela altitude, topografia e clima ideais para a produção dos melhores cafés do mundo. É lá onde se planta e se colhe o café que vai compor os blends e single origins que são apreciados na cafeteria e ou comprados no varejo.

A Cafeteria

O crescimento do interesse dos brasileiros pela arte de degustar cafés especiais fez com que o Octavio Café escolhesse a Avenida Faria Lima, localizada em uma região nobre da capital de São Paulo, para abrir sua primeira cafeteria. A ideia era garantir que a qualidade do café produzido em suas fazendas chegasse de forma integral ao consumidor final, tornando-se possível realizar o controle de qualidade em todas as etapas, do cultivo do grão até a extração dos cafés na xícara.

Inaugurada em 2007, a megacafeteria possui um ambiente que proporciona uma experiência sensorial única, por meio de um projeto arquitetônico único, na qual o edifício curvo e inclinado remete tanto a um coador de café quanto a uma xícara. A utilização predominante das cores marrom, laranja e dourado fazem referência aos grãos, ao calor da bebida e à nobreza da marca. Por fim, o espaço criado para agradar a todos os sentidos é amplo e dispõe de salas com equipamentos multimídia, ideais para coffee meetings.

A fim de ampliar a qualidade e o conforto já oferecidos aos clientes, este ano a casa passou um retrofit. Entre as novidades está a rede avançada de Wi-Fi, além de opções de harmonização de pratos com bebidas – e vice-versa – por meio de cardápios digitais (tablets). “Além da comodidade que estamos oferecendo aos consumidores através de novas tecnologias, demos novos treinamentos à equipe, no conceito de ‘experiência’, entregando um café de altíssima qualidade e um ótimo atendimento ao visitante que elegeu o Octavio Café para sua pausa diária”, comenta a gerente da casa, Luciana Moreno e Martins.

A cafeteria conta com diferentes ambientes: desde o balcão, com formato do grão, no centro do salão principal, passando por mesas para um cafezinho rápido após o almoço, uma área com mesas e sofás para refeições mais longas, um deck externo com lareira para os dias frios, até três salas para reuniões privativas.  A localização e o ambiente favorecem encontros corporativas ou entre amigos, simplesmente para saborear o cardápio diferenciado e experimentar um café premium.

As bebidas

O Octavio Café oferece criações da barista e gerente de qualidade Tabatha Creazo, feitos exclusivamente com os grãos produzidos nas fazendas da marca.  Nove métodos diferentes de preparo do café são oferecidos, entre eles o conhecido Café de Coador, e métodos especiais, como o Café filtrado na Chemex, jarra de vidro que possui o formato de uma ampulheta para manter a temperatura da bebida por mais tempo.

Ganham destaque outras opções de bebidas como o tradicional Espresso Octavio, que recebe diversas variações, com o acréscimo de ingredientes como chantilly, leite cremoso, marshmallow e raspas de limão.Entre os itens mais elaborados, destaque para o Cappuccino Tentação, com pedaços de chocolate belga, o Mocha (foto à esquerda), composto de leite vaporizado com calda de chocolate e espresso, e o Café Gelado, preparado com suco de laranja, café, limão e açúcar.

Os pratos

Na cozinha do Octavio Café são preparados todos os itens servidos no café da manhã, almoço e jantar, bem como sanduiches, salgados, sobremesas e a vitrine de doces. Os ingredientes minuciosamente selecionados são combinados em receitas especiais para cada momento do dia.  O versátil cardápio conta com diversas opções de entradas – como o Tartar de salmão, servido com saladinha de quinoa, palmito fresco desfiado e pão folha. Há também pratos principais como o Filé a café, com batatas rústicas ao alho e alecrim e saladinha de pupunha, o Robalo ao molho mediterrâneo com pupunha grelhada e purê de mandioquinha e o Ravioli de carne assada, ao vinho tinto com tomates frescos, parmesão e agrião.

Histórico

A história familiar envolvendo a cafeteria começa em 1940, quando Octavio Quercia alimentava o sonho de produzir cafés de alta qualidade. Antes dele, seu pai e avô tiveram um pequeno cafezal no município de Brodowski, interior de São Paulo, iniciando o cultivo e o gosto pela tradição na família. Foi Octavio quem descobriu, entretanto, que em Pedregulho (SP) a alta qualidade das terras possibilitava o cultivo de um café especial. Assim surgiu o Octavio Café. No final da década de 90, Orestes Quercia, filho de Octavio Quercia, dedicou-se também à fazenda, implementando o cafezal e dando uma nova dinâmica ao café, desenvolvendo a marca Octavio Café e dando reconhecimento mundial ao grão brasileiro.

Serviço
Octavio Café
Av. Brigadeiro Faria Lima, 2.996 - Jd. Paulistano, Telefone: (11) 3074-0110.
Horário de funcionamento: segunda a sexta das 7h30 às 21h30; sábado, domingo e feriados das 9h às 22h.
http://www.octaviocafe.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ultima Postagem

Atendimento do médico-veterinário pode acontecer na conveniência do lar

Nova tendência faz com que o pet não sofra com o estresse de sair do seu lar Texto:  Sérgio Dias Fotos:  Pixabay Os pets vêm ganhando cada v...