16 de abril de 2013

Lusitano Import traz novas opções de vinhos portugueses na ExpoVinis 2013



Importadora irá apresentar rótulos da DFJ Vinhos que prometem cair no gosto do brasileiro, incluindo, até, um exemplar produzido em quinta histórica que era propriedade de D. Pedro I

Em atividade desde a década de 70, a Lusitano Import consolida-se cada vez mais entre as maiores importadoras de vinhos e azeites no Brasil, tudo por comercializar produtos que sempre primaram pela alta qualidade. Há pouco mais de dez anos entrou para o setor de vinhos e, desde então, traz ao país as melhores opções estrangeiras. Participando da ExpoVinis 2013, maior evento de vinhos das Américas, a Lusitano Import vai expor durante os dias 24 a 26 de abril, no pavilhão azul do Center Norte, algumas opções de renome da portuguesa DFJ Vinhos.

Dentro de um estande que abrigará apenas vinhos produzidos na região de Lisboa, as opções premiadas DFJ, todas importadas pela Lusitano Import, vão surpreender até o paladar mais refinado. Uma unidade bem curiosa e com um toque de história que estará no local vai chamar a atenção: produzido em quinta que era do imperador D. Pedro I, o vinho Quinta do Rocio, safra 2007 e feito na região de Estremadura, traz, além do sabor inconfundível, um sentimento histórico que fará toda a diferença na hora da apreciação.

Este fato não é apenas o único destaque que torna a DFJ um dos grandes nomes da feira. Durante os últimos anos, os vinhos da empresa estão somando prêmios atrás de prêmios por suas qualidades incomparáveis.  Foram honrarias concedidas pela “New York International Wine Competition”, revista norte-americana “Wine Enthusiast”, troféu “Portugal Winery of The Year 2012”, entre outros, totalizando, ao todo, mais de 180 premiações somente em 2012.

Confira abaixo os exemplares da DFJ Vinhos que estarão expostos na ExpoVinis 2013, todos importados pela Lusitano Import: 


Quinta do Rocio 

Vindima/Vinificação: Fermentação de cubas de aço inox a 28º C, com duas remontagens diárias em 2 cubas com metade da capacidade em cada uma. Após a fermentação alcoólica o mosto fica exposto ao sour lie durante 30 dias, seguindo-se a fermentação malolática e decantação natural do vinho.

Estágio: 12 meses em barricas de 225Lt de Carvalho Francês de Allier + 12 meses de adega após engarrafamento para então ser lançado no mercado.

Organoléptica: 
Visual - Cor granada atijolado. 
Olfato - Notas de vegetal seco, orvalho, frutos vermelhos maduros eem compota, baunilha, pimenta preta, noz moscada e alcaçuz.
Paladar - Aveludado, apimentado com leve toque agridoce. Taninos firmes e afinados, final longevo e elegante.

Harmonização: Acompanha pratos encorpados da clássica gastronomia portuguesa, cabrito, caças, embutidos defumados e prato a base de funghi.

Serviço: 16º C – 18º C


Francos Reserva 

Vindima / Vinificação: Colheita manual de uma parcela norte correspondente a 5% do vinhedo com maior horas de incidência solar. Fermentação em cubas de aço inox, com duas remontagens diárias em tanques separados e a ½ capacidade cada um. Seguiu-se a 2ª fermentação (malolática) e estabilização natual do vinho.

Organoléptica: Estágio: 85% do vinho Tourigas Nacional e Franca repousaram 18 meses em ½ pipas de carvalho francês de Allier e os 15% de Alicante Bouschet em barris de carvalho americano.. Mínimo de 9 meses em adega após engarrafamento antes de ser liberado par ao mercado.

Visual - Violeta escuro com leve opacidade.
Olfato - Prevalecem notas de baunilha, caramelo, chocolate amargo e café acompanhadas das frutas em compota, húmus, trufas negras e pimenta preta.
Paladar - Encorpado em todos os aspectos. Recomenda-se decantar ou abri r a garrafa 30 minutos antes. Notas de frutos do bosque, chocolate ½ amargo e amêndoas. Taninos domados na medida e acidez na medida certa. Final longevo e saboroso. Gastronômico do começo ao fim.

Harmonização: pratos da alta gastronomia, carnes de caça. Receitas condimentadas e exóticas.

Serviço: 16º C – 17º C 


Francos Alenquer


Vindima / vinificação: Método clássico de fermentação com enzimas leveduras secas nativas, sob controle a 30º C nos primeiros 2/3, e reduzida para 20ºC no último1/3. Completam ainda o processo, 2 remontagens diárias em lotes separados ½ a ½ , fermentação malolática e estabilização natural do vinho.

Organoléptica: Visual - Rubi intenso e fechado de pouco brilho.
Olfato - Notas de café tostado e baunilha, frutas pretas pacificadas e uma nota final de tabaco.
Paladar - Taninos firmes, mas domados na medida, acidez pronunciada que remete frescor, final longevo de chocolate ½ amargo e baunilha. Pede comida.

Estágio: 9 meses em barricas de carvalho francês, americano e português + 9 meses após engarrafamento na adega antes de ser lançado no mercado.

Harmonização: Carnes de caça, presuntos e queijos curados, embutidos e receitas tradicionais portuguesas.

 Serviço: 16º C – 18º C 


Paxis Arinto

Vindima / Vinificação: Colheita manual e seletiva. Os frutos são prensados 1 hora após a chegada na adega e imediato desengace. A temperatura do mosto vai a 15ºC e é filtrado a vácuo. Fermentação é feita com leveduras secas nativas, sob temperatura controlada entre 16ºC e 18ºC.

Organoléptica: Visual - Amarelo palha claro e translúcido com toques citrinos. 
Olfato - Frutas brancas e cítricas como lima, abacaxi e lichia. Toques de flores brancas.
Paladar - Acidez destacada sem desequilibrar o conjunto acompanhada de mineralidade e toques de abacaxi que conferem frescor agradável e longo. 

Harmonização: Acompanha peixes, frutos do mar, saladas , cozinhas japonesa etailandesa.

Serviço: 8º C - 11º C 


Paxis Lisboa

Vindima / vinificação: Método clássico de fermentação com enzimas leveduras secas nativas, sob controle a 30º C nos primeiros 2/3, e reduzida para 20º C no último1/3. Completam ainda o processo, 2 remontagens diárias em lotes separados ½ a 1/2 , fermentação malolática e estabilização natural do vinho.

Estágio:  3 meses em barricas de 225Lt de Carvalho Americano, Francês de Allier e Português, engarrafado e adegado até atingir o ponto desejado de ir para o mercado.

Organoléptica: Visual: Violeta intenso e fechado
Olfato: Notas de frutos vermelhos e negros em compota, amêndoas, notas florais de violeta, café e caramelo e leve defumado ao final. 
Paladar: Potente, mas elegante em acidez, tanicidade na medida certa. Evolui a cada gole. Final longevo.

Harmonização: Acompanha carnes assadas, peixes no forno, pratos condimentada, gastronomia Portuguesa e Mediterrânea em geral.

Serviço: 16º C – 18º C

Sobre a Lusitano Import

No mercado desde a década de 70, a empresa deu início aos trabalhos apostando na distribuição de produtos alimentícios que não eram encontrados no Brasil. A atividade competente que desempenhou acabou lhe rendendo, durante a década de 90, o status de maior representante deste segmento. Em 2001, a Lusitano Import começou uma nova investida na cartela de produtos e, desde então, trabalha com a importação de vinhos, azeites e cervejas de diversas regiões do mundo, todos da melhor qualidade. Dessa forma, a Lusitano Import transformou-se em uma das melhores opções para quem deseja garantir bebidas e comidas apuradas, capazes de surpreender até ao paladar mais exigente.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ultima Postagem

Conheça um destino exclusivo com opções de pousadas diferenciadas

Fernando de Noronha tem o mais belo conjunto de praias do Brasil Prepare-se para uma viagem de sonho em um destino exclusivo: Fernando de No...