1 de maio de 2013

"Mônica e Cebolinha no Mundo de Romeu e Julieta" estreia nesta semana



Primeira peça da Turma da Mônica retorna à cena teatral brasileira modernizada  

A superprodução “Mônica e Cebolinha no Mundo de Romeu e Julieta”, uma das principais ações do ano para comemorar o cinquentenário da personagem Mônica, estreará no dia 4 de maio em São Paulo, no Teatro GEO.

“Mônica e Cebolinha no Mundo de Romeu e Julieta”, que surgiu primeiramente com um editorial da história nos quadrinhos de Mauricio de Sousa, foi a primeira peça teatral da Turma da Mônica, encenada em 1978 no Teatro Tuca, em São Paulo. Sucesso de público naquela época, o espetáculo alcançou 141.368 pessoas, com uma média de 12 mil pessoas por mês.

A remontagem moderna é apresentada pelo Ministério da Cultura e realizada pela Mauricio de Sousa AO VIVO, empresa do Grupo Mauricio de Sousa responsável por iniciativas ao vivo da Turma da Mônica, dirigida por Mauro Sousa, filho do quadrinista.

Baseado no clássico da literatura ‘Romeu e Julieta’, de William Shakespeare, com releitura de Mauricio de Sousa e de sua irmã, Yara Maura, o musical é adaptado ao estilo narrativo do universo da Turma da Mônica e conta com mais de 200 profissionais envolvidos em sua pré e pós-produção (entre eles desenhistas, arquitetos, escultores, pintores, músicos, cantores, costureiros, publicitários, designers etc.), sendo 20 atores e bailarinos no palco do musical.

O espetáculo, que tem duração de uma hora e vinte minutos, é embalado com 13 músicas compostas por Yara Maura e Marcio Araújo (in memorian) – também irmão do desenhista. As canções, que abusam de ritmos brasileiros como forró, samba e xote, foram regravadas e remasterizadas sob a coordenação de Marcelo Souza, filho de Marcio Araújo.

A superprodução conta ainda com figurino de Fause Haten; cenografia de Paulo Corrêa e iluminação de Ney Bonfante.

FIGURINO
São mais de 100 figurinos criados pelo estilista Fause Haten para o espetáculo, que transportam os personagens do bairro do Limoeiro para a Verona de Shakespeare mantendo as características principais de identidade visual de cada um deles, como as cores – o vermelho para a Mônica; o verde para o Cebolinha e o amarelo para a Magali. Foram aplicados aproximadamente 90 mil cristais no figurino da Mônica como Julieta Monicapuleto para o baile.

CENOGRAFIA
A cenografia foi comandada por Paulo Corrêa juntamente com a equipe de desenhistas e arquitetos da Mauricio de Sousa Produções que imprimiram o estilo ‘Turma da Mônica’ ao conceito cenográfico da Verona de Shakespeare criada por Corrêa. São ao todo sete grandes luxuosos cenários, divididos em três níveis, com todas as mudanças em cena aberta, o que os tornam dinâmicos e lúdicos ao público. Foram usadas cerca de 200 chapas de madeira para a confecção de parte do cenário e mais de 3 km de tubos metálicos 40x40mm para sua estrutura. Para a sua montagem, foi preciso dividir a equipe em três turnos diários até a estreia. Uma curiosidade é que uma grande animação será exibida junto ao cenário, reforçando ainda mais a linguagem das histórias em quadrinhos e dos desenhos animados ao espetáculo.

ILUMINAÇÃO
Ney Bonfante se inspirou na Itália renascentista com seus fortes contrastes de luz e sombra para a versão da Turma da Mônica de Romeu e Julieta, juntamente com o colorido em tons pastéis que acompanha os quadrinhos de céus de diferentes cores retratados nas histórias da Turminha. Unir o histórico e o lúdico foi o desafio para o iluminador, que utilizou mais de 200 instrumentos de iluminação para o musical, entre convencionais, moving lights e aparelhos de LED.

MÚSICA
Escritas por Yara Maura e Marcio Araújo em 1978, as 13 canções que embalam o musical foram totalmente regravadas e remasterizadas sob a direção do produtor e músico Marcelo Souza. As músicas têm como base a musicalidade brasileira, com ritmos típicos da música nacional, como o samba, o forró e o baião. Tambémhácanções que evocam o período renascentista, como a valsa do baile onde Julieta e Romeu se encontram, além das baladas românticas de Julieta Monicapuleto e do rock de Romeu Montéquio Cebolinha e do Frei Cascão. Em breve, tanto as músicas antigas como as atuais (regravadas e remasterizadas), estarão disponíveis on-line para download.

APOIO
“Mônica e Cebolinha no Mundo de Romeu e Julieta” é um espetáculo incentivado e, dentro do contexto atual das grandes produções, tem o apoio das empresas Fast Shop e Redecard; o apoio cultural das empresas Búfalo e restaurante Paris 6, além de contar com promoção da rádio Alpha FM e do canal Cartoon Network.

CURIOSIDADES
- O único ‘animal-ator’ no espetáculo é o elefante Jotalhão, que interpreta o príncipe de Verona;
- Na história original dos quadrinhos, o Príncipe de Verona é interpretado pelo Xaveco;
- O Anjinho, na versão atual, é o benevolente primo de Romeu Montéquio Cebolinha, Anjinho Benvólio;
- Chico Bento interpreta o primo de Julieta Monicapuleto, o Chico Bento Teobaldo Capuleto;
- Franjinha interpreta o Conde Franjinha Páris, prometido à Julieta Monicapuleto;
- Na versão atual, haverá a figura do menestrel que apresentará o espetáculo. Esse papel caberá ao Louco;
- À época da estreia da peça em 1978, foram comercializados LP’s, livros, revistas, álbum de figurinhas e outros produtos com o tema “Mônica e Cebolinha no Mundo de Romeu e Julieta”;
- Para estruturar todo o musical foram precisos quatro meses, sendo dois meses de criação e outros dois de execução e produção.

SERVIÇO
Mônica e Cebolinha no Mundo de Romeu e Julieta
Apresentado por Ministério da Cultura
Realização: Mauricio de Sousa AO VIVO
Apoio: Fast Shop e Redecard
Apoio cultural: Búfalo e restaurante Paris 6
Promoção: Rádio Alpha FM e Cartoon Network
Site: www.monicaromeuejulieta.com.br
Estreia: 4 de maio
Teatro GEO: Rua Coropés, 88, Pinheiros | Complexo Ohtake Cultural (próximo à estação Faria Lima do Metrô)
Ingresso: R$ 80,00 inteira (Plateia) | R$ 60,00 inteira (Balcão)
Sessões: Sábados e domingos | 11h00 e 15h00
Classificação: Livre
Duração: 65 minutos com intervalo de 15 minutos (total 80 minutos)
Capacidade: 627 assentos
Acessibilidade: Sim
Telefone do teatro: 11 3728-4925 ou 11 3728-4930
Site do teatro: www.teatrogeo.com.br
Projeto escola: edições exclusivas durante a semana para escolas | 0800 775 115
Vendas: http://www.showcard.com.br
Cobrança de ingresso a partir de 2 anos de idade.
Para crianças com até 12 anos será cobrada meia-entrada. É necessário apenas comprovar a idade da criança através de documentação no acesso ao Teatro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ultima Postagem

Daniel realiza show especial “Daniel 40 Anos Celebra João Paulo & Daniel” na Vibra São Paulo

Apresentação contará com participação de Jéssica Reis, filha de João Paulo Texto: Redação Foto: Will Aleixo O cantor Daniel segue na estrada...