20 de maio de 2013

Paulo Whitaker expõe na Galeria Marília Razuk



Trabalhos da produção mais recente do artista poderão ser conferidos de 19 de junho a 3 de agosto

Para Paulo Whitaker, a maneira de um artista manter seu trabalho fresco é criando problemas novos para serem resolvidos. Sua exposição na Galeria Marília Razuk, a partir do dia 19 de junho, é o resultado das problemáticas propostas por ele mesmo para a reinvenção permanente de sua obra. Um conjunto de 20 trabalhos, entre pinturas e desenhos, formam a exposição “O sempre, o todo, o não sei”, que fica em cartaz até o dia 3 de agosto.

Depois de residências em países como Alemanha e Canadá, o artista paulistano alternou suas exposições entre galerias estrangeiras e brasileiras. Desta vez, Whitaker retorna à metrópole paulistana para exibir obras da sua produção dos últimos cinco anos. Ao lado de telas de grandes dimensões, estarão também expostos desenhos em papeis pequenos, que mostram a versatilidade do artista e a busca por diferentes resultados.

“Quero que se preste atenção na pintura e não nas figuras e sua semelhança com a realidade”, explica o artista. Desta maneira, o fundo monocromático das pinturas de Whitaker é contraposto por imagens coloridas e totalmente abstratas. As figuras, muitas delas produzidas com estênceis, mostram um vocabulário próprio do artista, assim como um universo que o espectador é atraído a decifrar.

O processo de trabalho e todas as decisões tomadas por Whitaker na execução das obras são visíveis. Assim é possível notar em seus quadros e desenhos, traços de rabiscos, manchas e borrões. Ao incorporar estes acidentes de percurso, Whitaker demonstra que seu trabalho avança sem a solução de continuidade. Os trabalhos, que podem durar até anos para serem terminados, “são considerados prontos quando eles sobrevivem aos meus julgamentos”, explica o artista.
  
Serviço

“O sempre, o todo, o não sei”
Abertura: quarta-feira, 19 de junho de 2013, às 19 horas.
Período da exposição: de 19 de junho a 3 de agosto de 2013.

Galeria Marília Razuk
Rua Jerônimo da Veiga, 62, São Paulo | Tel.: 11 3079-0853
de segunda a sexta, das 10h30 às 19h; sábados das 11h às 15h
www.galeriamariliarazuk.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ultima Postagem

Daniel realiza show especial “Daniel 40 Anos Celebra João Paulo & Daniel” na Vibra São Paulo

Apresentação contará com participação de Jéssica Reis, filha de João Paulo Texto: Redação Foto: Will Aleixo O cantor Daniel segue na estrada...