7 de junho de 2013

Artur Menezes se apresenta em Botucatu


Guitarrista cearense abriu os shows de Buddy Guy

Chegou a hora de Botucatu conhecer Artur Menezes, o garoto prodígio do blues que vem surpreendendo até os mais conhecedores do assunto. O guitarrista cearense se apresenta amanhã, dia, 07, às 22h, no Villa Blues.

No início de junho, Artur Menezes foi a primeira atração nacional da terceira noite do Festival de Inverno de Pedro 2, no Piauí, antecedendo a cantora Zélia Duncan. Segundo a imprensa local, o músico deu uma verdadeira aula de presença de palco, com expressões fortes e boa interação, proporcionando em diversos momentos a participação do público como segunda voz e até mesmo saindo do palco e indo até as pessoas, um momento exclusivo nos três dias de Festival: “Artur Menezes demonstrou que a guitarra é uma verdadeira extensão de sua linguagem emocional, deixando o público hipnotizado com sua performance e mostrando na comemoração dos 10 anos de Festival todo o seu reconhecimento como o maior talento do blues brasileiro”.


É fato. A maestria com que Artur Menezes executa o blues misturando a outros estilos musicais, como o funk, o soul, o reggae, o country e a música brasileira - mais especificamente a nordestina -, criando uma sonoridade única, um novo movimento, arranca suspiros e elogios por onde se passa: “O público foi presenteado com o som estonteante de sua guitarra que lembra as pegadas de Eric Clapton. O bluesman roubou a cena com um resgate ao estilo inicial do evento, o blues, passeando por um repertório empolgante, repleto de releituras de Jimi Hendrix, B.B. King, Dick Dale e do Blues Brothers”, observou a assessoria do evento.

O mesmo aconteceu em abril, na Argentina: “Aqui em Buenos Aires a apresentação do brasileiro Artur Menezes foi deslumbrante, cheio de energia. Não só deslumbrantemente tocou com sua "Condor Guitars" impressionantes solos de guitarra, mas sua performance vocal também foi excelente. Excelente desempenho deste jovem promissor, bom e com refinado gosto por blues e rythm'n'blues”, afirmou Edy Rodríguez, do El lado escuro del Rock.

O convite para tocar na Argentina veio do organizador do "Blues Guitar Experience", o guitarrista e produtor argentino Ricky Muñoz, que teve acesso ao material do Artur pelo Youtube, além de ter ouvido boas referências do músico de outros colegas brasileiros. Para essa segunda edição – a primeira aconteceu no início do ano -, Artur representou o Brasil, o próprio Ricky Muñoz tocou representando a Argentina ao lado dos conterrâneos Max Hracek e Daniel Raffo, Felipe Ruf foi o convidado do Chile e Matias Cipiliano do Uruguai. Além dos shows - que aconteceram em Buenos Aires e em Ramos Mejía -, os músicos cumpriram uma longa agenda de entrevistas nas principais rádios e TVs locais, como a C5N, a de maior audiência.

“Foi tudo perfeito! Shows lotados, excelente aceitação do público e agora a possibilidade de repetirmos o mesmo show no Brasil e no Chile”, disse entusiasmado o guitarrista que ficou conhecido como “o garoto prodígio do blues”.

Na Argentina, a impressão que se tem é de que todo o cenário do rock surgiu do blues. Há inclusive uma escola local voltada ao estilo, a "Escuela de Blues", onde os músicos do Blues Guitar Experience 2 apresentaram um workshop. Apesar da Argentina não ter a organização e o apoio que o Brasil tem do governo - por exemplo, o Ceara, com o projeto “Casa do Blues” – e nem leis de incentivo à cultura, a cena do blues é bastante forte. Há muitos shows de blues. Bons shows.

“Minha ideia é trazer esse projeto para o Brasil com outro nome, algo como "Mercoblues Experience", e adicionar um gaitista argentino que também canta – sou fã do Nico Smoljan, seria muito legal se conseguisse trazê-lo. Isso deixaria o projeto mais eclético e talvez mais interessante por não ser somente de guitarristas”, explica Artur.

Na ocasião, os músicos gravaram três músicas em estúdio, material que em breve deve ser disponibilizado pela produção do evento.

O show de lançamento do CD #2 em São Paulo está previsto para julho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ultima Postagem

Organização confirma a nona edição do Encontro Brasileiro de Autos Antigos de Águas de Lindóia

Maior encontro gratuito de carros antigos da América Latina estima um público de 500 mil pessoas de todo o Brasil A nona edição do EBAA – En...