25 de junho de 2013

Caixa Cultural São Paulo apresenta exposição de Lucas Simões


Artista plástico desconstrói imagens a partir de novos suportes e materialidades

A CAIXA Cultural São Paulo apresenta, de 20 de julho a 20 de outubro, a exposição “Lucas Simões”, projeto no qual o artista plástico pesquisa o suporte e a materialidade da fotografia, explorando suas possibilidades de profundidade e volume, por meio de sobreposições, recortes e curvaturas. A exposição é produzida pela Fundação Gilberto Salvador e tem o patrocínio da Caixa Econômica Federal e do Governo Federal.

Lucas Simões é um artista independente, com formação em Arquitetura e Urbanismo. Em seu processo criativo o artista busca intervir em objetos ou imagens que carregam significados, os quais ele dobra, corta e desconstrói em novas formas, e cria uma nova representação de imagens que oscilam entre beleza e estranhamento, movimento e profundidade.

A exposição, que tem curadoria do artista plástico Gilberto Salvador,  revela em dois núcleos formados por 26 obras – “Quase Cinema” e “Desretratos e Desmemórias” – dois processos diferentes de intervenção sobre fotografias, com recortes, costuras e sobreposições.

O núcleo “Quase Cinema”, composto por oito obras, propõe uma releitura da fotografia como narrativa, por meio do alongamento e repetição da imagem. O efeito é obtido com o uso de imagens costuradas em madeira e tecido. As sequências formadas dão a sensação de movimento. Esse núcleo é ainda, dividido em duas séries: “Verdade é uma colagem contínua”, onde Lucas se apropria de imagens de edifícios cuja monumentalidade é reflexo de uma ideologia por trás de seu comissionamento e “Ficções”, em que paisagens originais são desmontadas por meio de manipulações digitais.

Já o núcleo “Desretratos e Desmemórias” é formado por 18 obras, compostas por fotografias recortadas e sobrepostas, entre chapas de acrílico. Em “Desretratos”, o artista utilizou retratos feitos no momento em que amigos íntimos contavam um segredo. A intenção era capturar as expressões de cada um na hora de revelar o segredo. Em “Desmemórias”, Simões utiliza fotografias de velhos amigos de infância e pessoas que ele acabara de conhecer.

Palestra com visita guiada com o artista
Na sexta-feira, dia 13 de setembro, às 14h, o artista Lucas Simões realiza a palestra com visita acompanhada com o artista com o tema “Processo Criativo”, na CAIXA Cultural São Paulo. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas até 10 de setembro, sujeitas ao limite de 50 pessoas, pelo e-mail info@lucassimoes.com.br


Serviço

Exposição “Lucas Simões”

Abertura para convidados e imprensa: 20 de julho de 2013 (sábado), às 14h
Visitação: de 20 de julho a 20 de outubro de 2013
Horários: de terça-feira a domingo, das 9h às 20h
Local: CAIXA Cultural São Paulo
Endereço: Praça da Sé, 111 - Centro
Telefone: (11) 3321-4400
Entrada franca

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ultima Postagem

Cássio Scapin estreia produção teatral em São Paulo

Texto inédito de Cassio Junqueira revela lado humano de personagens pitorescos do nosso imaginário popular Com direção de Cassio Scapin e i ...